O último dia 21 de junho marcou o início do inverno, estação com registros de temperaturas mais baixas, em que surge a necessidade de olhar com mais atenção para a população em situação de rua. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o projeto Operação Inverno, com ações nas ruas do município, quando os termômetros indicam 9 graus ou menos. A iniciativa iniciou no ano de 2021, quando constatou-se a necessidade de um trabalho articulado e com ações para este atendimento.

Realizado pelas equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), o serviço especializado de abordagem social de pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade decorrente das baixas temperaturas em Pinhais, que estejam em situação de rua e que utilizem espaços públicos como forma de sobrevivência. Para tanto, com base na previsão do tempo do SIMEPAR, a equipe realiza constantemente rondas e buscas para identificar essas situações.

No caso de situações emergenciais de saúde, os técnicos acionam o atendimento de urgência (SAMU). Já nas circunstâncias envolvendo crianças e menores de 18 anos, quando desacompanhadas dos pais e ou responsáveis, entram em contato com o Conselho Tutelar.

Os percursos são realizados durante o período noturno, pois é neste horário em que as temperaturas ficam abaixo de 9 graus e, segundo orientações técnicas da Defesa Civil, é considerado de risco hipotérmico. Ao realizar o primeiro contato, são verificadas as demandas emergenciais destas pessoas, há a oferta de acolhimento institucional para local conveniado à Semas, com o intuito de retirar o usuário da situação de vulnerabilidade, além da entrega de cobertores, lanches, entre outros itens.

A equipe conta com dois educadores sociais e um técnico de nível superior para a execução do serviço, além disso, são disponibilizados dois veículos oficiais para acompanhar a ação.

Atuação do setor de Média Complexidade

A Proteção Social Especial (PSE), por meio da Média Complexidade, é destinada às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social. Além disso, conforme a Tipificação Nacional (Resolução 109/2009) a PSE de Média Complexidade contempla ainda Serviço Especializado para pessoas em situação de rua. As ações são ofertadas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que é uma unidade pública e estatal, de abrangência municipal, localizada de forma estratégica no centro de Pinhais desde 2009, para facilitar o acesso da população atendida.

A Semas promove outras ações em prol da pessoa em situação de rua:

— Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua: tem a finalidade de assegurar atendimento e acompanhamento das demandas.

— Serviço Especializado em Abordagem Social: a abordagem realiza busca ativa para identificar nos territórios situações de rua, entre outras questões sociais.

— Plantão Social: o Creas oferta ainda atendimento por meio de plantão que ocorre no período noturno, finais de semana e feriados.

Para o atendimento do Creas ligue 99233-0190 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h). Plantão Social: 99206-3843 (segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, finais de semana e feriados atendimento 24 horas).