São José dos Pinhais deve ganhar Castramóvel ainda este ano

O prefeito Toninho Fenelon recebeu na manhã da quarta-feira (25), em seu gabinete, o deputado federal Osmar Bertoldi, que veio anunciar a emenda parlamentar para a aquisição de uma unidade “Castramóvel” para São José dos Pinhais. De acordo com o deputado, a emenda já foi aprovada, e a liberação da verba deve se dar após o término do período eleitoral.

O Castramóvel é um veículo equipado com um centro cirúrgico com capacidade de promover cirurgias de castração de cães e gatos. Pela dinâmica de atendimento pode percorrer os bairros mais distantes realizando cirurgias visando minimizar a superpopulação de animais domésticos nas ruas.

“Nossa administração está voltada à causa social e de saúde pública. Promover a castração de animais de rua será a prioridade deste veículo quando entrar em operação. Para isso nossas Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde devem definir nos próximos meses as diretrizes de funcionamento da unidade para que possa desenvolver um trabalho efetivo”, disse o prefeito Toninho Fenelon.

O vereador Dr. Ido Lunelli esteve presente e destacou que é preciso unir um conjunto de forças para que a as ações em prol da causa animal possam ser efetivas. “Temos hoje perto de 10 mil animais de rua abandonados em São José dos Pinhais, por isso acredito que o Poder Executivo, com o apoio do Legislativo e dos protetores do município poderá a longo prazo minimizar esse problema”, disse o vereador.

Participaram do encontro os secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin e de comunicação Claudio Alves, o diretor do departamento de Promoção e Vigilância da Secretaria de Saúde, Odevair Mathias, e a protetora Clarice Alves.