Fábio Alcover

No próximo sábado (19), às 20 horas, o Teatro da Praça, em Araucária, recebe o espetáculo de dança contemporânea “Oração pelo Fim do Mundo”, do Ballet de Londrina. A entrada será gratuita e a organização informou que a distribuição do ingresso (um por pessoa) ocorrerá uma hora antes do início do espetáculo, que tem classificação etária de 16 anos.

De acordo com o diretor Leonardo Ramos, o espetáculo é ‘um grito de descrença pelo que resultou da humanidade’. Junto do elenco de 12 bailarinos, Ramos pesquisou temas que norteiam a convivência humana nos últimos tempos e constatou que muitos dos problemas que se acirraram no presente são também atemporais. Assim, figuram no espetáculo questões como o preconceito, a intolerância, o ataque às minorias, a violência, o bullying, as guerras, o ódio e o genocídio. Referências às religiões aparecem na coreografia para lembrar que, por mais que elas tentem um percurso de iluminação e caridade, o homem persiste indisposto ao convívio pacífico com seus semelhantes.

Nos movimentos, que exigem grande dose de teatralidade e habilidade técnica, os bailarinos expõem ápices da crueldade e da fragilidade humana. Encarnam personagens individuais e coros que são, ao mesmo tempo, vítimas e carrascos do mesmo processo. Em meio a tantos percursos doloridos, surgem ocasionalmente cenas que remetem ao sonho ou à compaixão para lembrar a nossa fragilidade e a delicadeza perdida.

Com informações da produção do espetáculo.