Ascom/PMM

Reconhecida por turistas de diversas cidades e estados pelas belíssimas paisagens, Mandirituba vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos nos circuitos de caminhadas. Entre os dias 15 a 17 a cidade recebeu mais uma edição do Projeto Caminhada Circuito dos Tropeiros Mandirituba à Lapa. Os caminhantes percorreram em três dias uma distância de 72 km.

Os participantes saíram da comunidade do Tronco, passando por trilhas na serra, as Cachoeiras Boa Vista, Lirio e Guapiara, almoço campeiro na beira do lago, café da manhã com produtos coloniais, visita à Igreja de Santo Antônio, em quatro Pinheiros, percorrendo região de lavouras e matas dentro do município de Quitandinha indo até o centro histórico da Lapa com visita guiada aos principais pontos turístico da cidade.

Nas quatro edições da caminhada neste formato, foram em média 25 caminhantes por edição (número ideal para circuito de longa distância). São caminhantes do Paraná vindos de diversas cidades como Curitiba, Pato Branco, Paranaguá, Mandirituba, Quitandinha, além de Santa Catarina, com destaque para o grupo Trilheiros do Vale de Jaraguá do Sul e região.

A caminhada faz parte do Calendário Brasileiro de Circuito de Longa Distância no calendário oficial da Anda Brasil, e no sistema de gestão do Ecobooking está entre as melhores avaliações pelos participantes.

Para Irivan de Jesus Ferreira, organizador das caminhadas de longa distância, Mandirituba vem se consolidando no turismo. “Temos que enaltecer o trabalho de parceria entre as comunidades e a gestão pública de Mandirituba, através da Prefeitura que vem fazendo das Caminhadas Internacionais da Natureza um projeto de sucesso. Somos a segunda Cidade do Brasil em número de participantes nas caminhadas (Vice-campeão Brasileiro no Ranking Ecobooking)”, reforça Irivan.

Segundo a Anda Brasil, somente nas caminhadas oficiais, 5596 pessoas caminharam no município de Mandirituba. De acordo com o Diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Mandirituba, Alex de Paula, “o número é maior se levarmos em consideração os grupos avulsos que são atendidos diretamente pela Secretaria de Turismo e pela agência Campeando Destinos, totalizando até o momento, mais de 300 caminhantes em circuito e passeios pré-agendados”.