Fonte imagem: http://solocampo.com/inteligencia-artificial-para-una-nueva-agricultura/

No segmento agrícola a Inteligência Artificial já é aplicada para gerar uma estimativa de volume de biodigestores, substituindo procedimentos convencionais e apresentando condições de previsibilidade futura.

Já foi criado um sistema com o funcionamento similar ao de uma rede neural, reproduzindo a condição de pensamento analítico sob as perspectivas qualitativas e quantitativas. Essa condição de análise supera os resultados apresentados nos protocolos convencionais, pois apresenta elementos de complexidade, que na análise tradicional, ocorria apenas sob a perspectiva quantitativa.

O grande diferencial da aplicação de um sistema que reproduza a forma de raciocínio humano é a sobreposição de padrões de dados coletados por meio de sensores específicos para a coleta destes, que, são organizados a partir de diferentes elementos, reproduzindo assim, a complexidade natural do pensamento humano.

Essa capacidade analítica complexa realizada em tempo real com sistema de inteligência artificial, é viabilizado na área agrícola por meio da sistematização de processos utilizando a linguagem de programação. Essa realidade ultrapassa a condição de substituição do ser humano pela máquina. A Inteligência Artificial torna possível a condição do ser humano produzir por meio de controle do uso dos elementos da natureza pautado nos princípios da sustentabilidade.

No entanto, isso depende de vontade e sentimento de proteção da vida no planeta para as próximas gerações. É reproduzido ou não pelo sistema de Inteligência Artificial, criado pelo ser humano, preocupado ou não, com a sustentabilidade do planeta em que vivemos. Sendo urgente a necessidade de refletirmos sobre a seguinte questão: o problema da humanidade está no desenvolvimento tecnológico em si, ou na falta de visão sistêmica pautada nos valores éticos no raciocínio de quem desenvolve os sistemas tecnológicos, como a Inteligência Artificial.

Mais informações neste link!