Fonte: https://trends.rmacomunicacao.com.br/monitoramento-de-midia-os-olhos-e-ouvidos-da-sua-marca

Todas as ações produtivas realizadas em uma empresa acontecem porque tem uma finalidade no desenvolvimento dos negócios. Identificar se estas atividades estão apresentando os resultados esperados, é uma oportunidade para melhorar os resultados do negócio. Nesse caso, acompanhar os resultados das atividades realizadas na empresa é considerado como monitoramento de resultados.

O monitoramento de resultados depende de ações, como a definição dos indicadores de análise dos dados, a coleta dos dados. Para definir quais dados coletar, precisa identificar quais itens permitem verificar os resultados que se pretende observar. Segue um exemplo de Monitoramento de dapos:

Fonte: https://vigilanciasocialpinda.wordpress.com/tag/painel/

Desta forma, para iniciar o monitoramento e organizar um painel ou quadro de monitoramento de resultados precisa:

1º –  Definição do programa ou atividade a ser monitorado, seus objetivos, suas ações, sua lógica de intervenção;

2º – Definição dos eixos analíticos e definição das unidades de análise (elementos que se pretende observar) – período e elemento que será observado);

3º – Coleta de dados e indicadores de contexto;

4º – Coleta dos indicadores da atividade que se pretende monitorar;

5º – Construção do painel de indicadores na forma de gráficos para análise comparativa dos dados com indicadores de período de análise e do elemento observado (indicador).

Importante destacar que os indicadores precisam apresentar informações simples, que sejam comparáveis, viáveis de mensurar, que tenham confiabilidade e que representem a realidade. Esses dados precisam estar em condições de verificação de maneira que se alguém precisar confirmar os dados, estes estarão disponíveis em algum documento ou sistema de integração de dados. O Excel é um uma ferramenta muito boa para o lançamento e monitoramento de dados, pois apresenta ferramentas estruturadas para que a visualização dos dados seja apresentada em diferentes gráficos.

Exemplo de quadro de monitoramento:

Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/334008/

Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/7320814/

Após a verificação dos dados é importante realizar a avaliação dos resultados, verificando se os objetivos estão sendo atingidos com a execução das atividades, ações, sistemas, processos e/ou outros elementos observados.

Na sequência, com base nos resultados identificados é muito importante realizar as adequações necessárias para que as ações, atividades, processos e/ou outros elementos observados sejam melhorados ou mantenham-se em execução da maneira como estão, pois seus resultados estão atingindo os objetivos propostos.

Mais informações:

http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/992/1/SOUSA%2C%20Marconi%20Fernandes%20-%20Conceitos%20B%C3%A1sicos%20de%20Monitoramento%20e%20Avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf

https://estado.rs.gov.br/concluido-o-monitoramento-de-resultados-da-area-da-administracao-e-recursos-humanos

https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/TemplateHTML/PDFs/Most/mostport.pdf

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/56592/pdf_34