Pesquisadores apresentam estudos sobre os fatores críticos que surgem durante a transferência do conhecimento entre os profissionais. Seja no momento da relação de trabalho existente entre o cliente externo e o cliente interno, ou entre os clientes internos (colegas de trabalho).

Nesses estudos, fica muito evidente que o mundo do trabalho caminha a passos largos para a construção de ambientes produtivos com equipes multidisciplinares. Essa realidade, exige que a comunicação seja pautada na capacidade dos profissionais escutarem cada participante do diálogo. Muito mais do que falar. Isso porque, nem sempre as demandas apresentadas pelos profissionais estarão acompanhadas de sinais visíveis, de que, a informação apresentada estará clara o suficiente, para que todas as necessidades das diferentes áreas sejam atendidas.

Nesse contexto, o respeito às diferenças é essencial para obter o resultado esperado da equipe de trabalho. Essa rotina, demanda dos profissionais, a habilidade de saber escutar. Muito requisitada em todas as áreas produtivas. Atualmente, muito mais. Visto que as equipes de gestão são formadas por profissionais de diferentes áreas. Exigindo uma prática interdisciplinar. Tendo como maior desafio, gerar conhecimento acerca de informações que são obtidas por meio de dados disponíveis na internet, especificamente no Big Data.

Essa rotina de produção de conhecimento, por meio das diferentes percepções de uma equipe multidisciplinar, é o grande desafio das empresas na atualidade. Afinal, para ter acesso aos dados disponíveis no Big Data, precisa apenas pagar por isso. Mas usar esses dados e, com eles, gerar conhecimento de maneira eficiente por meio de uma equipe multidisciplinar é preciso muito mais que dinheiro. É necessária cooperação entre os profissionais de diferentes áreas de conhecimento.

Fica a dica! Respeite o conhecimento das pessoas e crie o habito de aprender diariamente.

Fonte:

REIS, Rafael Alexandre dos e FREITAS, Maria do Carmo Duarte. Fatores críticos de aceitação e uso de tecnologia da informação: uma análise sobre pequenas e médias indústrias de vestuário brasileiras. UFPR. 2014.

W.A. Günther et al. Debating big data: A literature review on realizing value from Big Data.  Journal of Strategic Information Systems. 2017.