Mundo do Trabalho

Novidades, desafios e soluções para a sua empresa

Publicidade

O impacto da Industria 4.0 na empregabilidade

As mudanças que a Indústria 4.0 apresenta na rotina da sociedade ultrapassam as dinâmicas da vida social e chegam até o ambiente de trabalho de maneira avassaladora. O tempo de resposta para tudo está muito mais rápido. Isso já ocorre em todos os segmentos produtivos por meio da Internet das Coisas Internet of Things.

Com essa dinâmica de grande fluxo e volume de dados de maneira muito rápida e eficiente suportada pela Tecnologia 5G, as pessoas percebem que podem dedicar parte de seu tempo melhorando a qualidade de sua vida. E desta forma, os Smartphones ficam ainda mais interessantes e imprescindíveis na vida do ser humano.

Para que essa condição de vida exista, o desenvolvimento do trabalho apresenta diferentes elementos e rotinas produtivas que há poucos anos não eram muito vistas nas empresas. Alterando a produção e organização das informações geradas pelas pessoas.

Considerando que isso ocorre por meio do uso de diferentes linguagens de internet, e que a tendência mundial é que até 2020 existam 6 aparelhos com tecnologia IoT para cada pessoa existente no planeta, em torno de 50 bilhões de aparelhos. É essa a grande mudança que está ocorrendo no mundo do trabalho. Isso vai além da automação. Quer dizer que para participarmos dessa mudança precisamos aprender novas linguagens. As linguagens de programação.

E nessa nova rotina das indústrias, como garantir a empregabilidade?

A resposta está na preparação para o trabalho. O estudo precisa ser constante e contemplar o conhecimento em linguagens de programação, pois do contrário o desemprego será muito maior que na década de 1970, quando surgiu a automação nas indústrias.

Voltamos para o grande desafio que a Educação precisa superar: estar à frente do tempo. É preciso promover a Educação de maneira que os estudantes possam desenvolver habilidades como a criatividade, para auxiliar no desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas e desenvolver a habilidade de comunicação em diferentes idiomas. Afinal, o mundo está globalizado.

E sob a perspectiva de que tudo é produzido muito rápido e a qualidade de vida é o motivo da existência do trabalho em nosso cotidiano. A preparação para o trabalho precisa estimular a construção do conhecimento pautado em valores éticos. Para que as criações e ações realizadas pelos profissionais sejam desenvolvidas por meio de reflexões a respeito das consequências que seus atos vão gerar para a humanidade, da sua qualidade de vida e do planeta em que vivemos.

Fonte:  https://www.cisco.com/c/en/us/about/security-center/secure-iot-proposed-framework.html

https://www.youtube.com/watch?v=KrFgupcWYG0

https://youtu.be/E1Fs6qwqdoU

 

 

Quem faz o blog

Por Rejane Bressan. Mestre em Tecnologia, Especialista em EaD e na área de Treinamento Esportivo, Diretora do Programa Aprendiz Cidade Júnior, realiza pesquisas na área de gestão de pessoas e gestão de processos.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES