Fonte: https://topesdegama.com/noticias/movil/inteligencia-artificial-nace-huawei

Muitas empresas já estão aproveitando as facilidades desenvolvidas pelas inovações tecnológicas e entre elas está a Inteligência Artificial – IA. Criada para potencializar os resultados obtidos em atividades que exigem inteligência e que estão substituindo atividades executadas por pessoas.

Apesar da IA ser mais associada ao uso em robôs, muitas atividades que dependem do raciocínio humano já foram substituídas por sistemas de dados que funcionam por meio de IA. Entre tantos exemplos podemos identificar os sistemas de controle de dados como o ComprasNet, sistema eletrônico de compras governamentais.

Essa solução otimiza o tempo dos profissionais envolvidos, pois todos os dados que estão na internet e conectados ao sistema de pregão eletrônico do governo são acessados em tempo real pelo pregoeiro e pelo Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União.

Essa velocidade e precisão das respostas geradas pela IA auxiliam os profissionais envolvidos com as atividades, melhorando o desempenho destes com menor tempo de execução.

É importante perceber que o fato da IA substituir o ser humano na execução de atividades que exigem a inteligência, o trabalho ainda assim existirá e automaticamente criam-se novas atividades produtivas que ainda não são supridas pela IA.

No entanto, para acompanhar essa rotina acelerada de lançamento de novas tecnologias que substituem os seres humanos em determinadas tarefas, a rotina de como e o que aprender precisa ser modificada. Afinal, quanto mais tecnologias embarcadas forem criadas, mais demandas de suporte para essas inovações serão necessárias.

Saber como aproveitar essa realidade obtendo proveito econômico dela será a chance de sustentabilidade das empresas com essa onda digital que está tomando conta da sociedade mundial. Por isso é importante analisar como a sua empresa está interagindo com os sistemas que funcionam por meio da Inteligência Artificial.

Mais informações:

http://exatopsistemas.com.br/governo-redesenha-comprasnet-com-inteligencia-artificial-e-unificacao-de-bases/

http://dspace.ceu.es/bitstream/10637/9889/1/%28ES%29%20Monogr%C3%A1fico%204.pdf