A Inteligência Artificial é uma área de pesquisa que está avançando muito rapidamente e alterando significativamente a gestão das informações que circulam na sociedade. Essa área da ciência, especificamente da computação, estuda e desenvolve dispositivos e sistemas que funcionam como os seres humanos raciocinam, criando análises, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações.

O grande avanço atual dos pesquisadores está em desenvolver sistemas com a capacidade de se autodesenvolver, a partir de rotinas diárias de aprendizado, como os seres humanos. E além disso, buscam reproduzir nas máquinas o modelo de emoções e sentimentos tal como os seres humanos o fazem.

Sob a perspectiva da nossa rotina de trabalho atual, podemos imaginar que essas máquinas em poucos anos nos substituirão, mas se analisarmos sob a ótica de trabalho, esse movimento da ciência precisa de muitas pessoas envolvidas no desenvolvimento das tecnologias e sistemas operacionais, para auxiliar na produção dessas máquinas, bem como, no desenvolvimento de novos sistemas. Garantindo maior qualidade no que diz respeito a condição de vida dos seres humanos e do planeta.

Podemos identificar o uso da Inteligência Artificial nas atividades de redes sociais, como a que possibilita a identificação rápida dos nomes das pessoas por meio das fotos. Também identificamos a IA nos mecanismos que usam o processamento da voz para realizarem tarefas ou na tomada de decisões. Quando exige analise complexa e com diferentes fontes de áreas de conhecimento. Isso tudo, com a finalidade de melhorar o desempenho das atividades produtivas, consequentemente criando uma nova área produtiva.

Os desafios desta área estão sendo superados por meio de legislações pertinentes a área da programação, apresentando limites na lógica de programação estabelecida para determinar as ações das máquinas. Surge assim, uma nova área de produção com demandas específicas de trabalho, no sentido de criação e de concerto de novas tecnologias. Ficando o aprendizado atual obsoleto frente a essa realidade digital e de respostas extremamente rápidas apresentadas com um nível de precisão extraordinário.

Nesse contexto, aquela frase comum que a cada nova geração os pais escutam … o mundo mudou! Se aplica literalmente nesse momento que estamos vivendo. Afinal o mundo mudou, e vai mudar muito mais nos ambientes de trabalho. Fica a dica do século: Aprenda linguagem de programação.

Fontes:

http://www.inf.ufg.br/sites/default/files/uploads/relatorios-tecnicos/RT-INF_001-08.pdf

http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0012.PDF

http://www.cidadejunior.org.br/