O modelo de negócio da Internet das Coisas – Internet of Things – IoT está crescendo de maneira exponencial. Já é de domínio de grande parte da sociedade o conhecimento das pessoas para contratarem serviços ou produtos e até mesmo espaços para desenvolverem atividades de interesse pessoal e/ou profissional por meio da internet.  Esse fenômeno é representado pela condição que os relacionamentos são construídos na Internet.

Essa relação construída por meio das necessidades pessoais e/ou profissionais produz uma dinâmica de relacionamento comercial, ou modelo de negócio diferente do modelo de negócio tradicional.

Entre as principais diferenças estão:

1 – O acesso rápido e fácil a informações e produtos disponíveis na internet;

2 – A interação ativa existente entre os seres humanos e os objetos acontece de maneira integrada;

3 – A capacidade de existir a relação comercial sem o envolvimento de terceiros na transação econômica. A negociação ocorre diretamente entre cliente e fornecedor.

 Isso acontece com o Blockchain, um sistema que fornece segurança de dados e de gerenciamento de moedas por meio de dados criptografados em uma Interface de Programação de Aplicativos – Application Programming InterfaceAPI. Essa interface é a combinação de rotinas e padrões de programação que dão acesso a um aplicativo de software ou plataforma que funciona na Web.

Essa plataforma é um ambiente que proporciona segurança nas transações comerciais, jurídicas e de gerenciamento de dados existentes na Internet. Ou seja, esse modelo de negócio que se desenvolve na internet proporciona maior agilidade e segurança no fluxo de produtos e de moeda nas operações comerciais por meio da grande capacidade de gerenciamento e controle de dados que beneficia tanto o fornecedor como o consumidor.

A partir dessa premissa, grande volume de operações comerciais está e será desenvolvida na internet, proporcionando um potencial enorme de geração de novos negócios. Logo, fica a dica:

As empresas que não se adaptarem a esse ambiente digital podem perder uma grande fatia do mercado consumidor.

Fonte:

http://www.arifsari.net/isma500course/project/21.pdf

https://www.blockchain.com/api/blockchain_wallet_api