O modelo de negócio da Internet das Coisas – Internet of Things – IoT está crescendo de maneira exponencial. Já é de domínio de grande parte da sociedade o conhecimento das pessoas para contratarem serviços ou produtos e até mesmo espaços para desenvolverem atividades de interesse pessoal e/ou profissional por meio da internet. Esse fenômeno é representado pela condição que os relacionamentos são construídos na Internet.
Essa relação construída por meio das necessidades pessoais e/ou profissionais produz uma dinâmica de relacionamento comercial, ou modelo de negócio diferente do modelo de negócio tradicional.
Entre as principais diferenças estão:
1 – O acesso rápido e fácil a informações e produtos disponíveis na internet;
2 – A interação ativa existente entre os seres humanos e os objetos acontece de maneira integrada;
3 – A capacidade de existir a relação comercial sem o envolvimento de terceiros na transação econômica. A negociação ocorre diretamente entre cliente e fornecedor.
Isso acontece com o Blockchain, um sistema que fornece segurança de dados e de gerenciamento de moedas por meio de dados criptografados em uma Interface de Programação de Aplicativos – Application Programming Interface – API. Essa interface é a combinação de rotinas e padrões de programação que dão acesso a um aplicativo de software ou plataforma que funciona na Web.
Essa plataforma é um ambiente que proporciona segurança nas transações comerciais, jurídicas e de gerenciamento de dados existentes na Internet. Ou seja, esse modelo de negócio que se desenvolve na internet proporciona maior agilidade e segurança no fluxo de produtos e de moeda nas operações comerciais por meio da grande capacidade de gerenciamento e controle de dados que beneficia tanto o fornecedor como o consumidor.
A partir dessa premissa, grande volume de operações comerciais está e será desenvolvida na internet, proporcionando um potencial enorme de geração de novos negócios. Logo, fica a dica:
As empresas que não se adaptarem a esse ambiente digital podem perder uma grande fatia do mercado consumidor.
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