Mundo do Trabalho

Novidades, desafios e soluções para a sua empresa

Publicidade

O impacto da Internet na rotina de trabalho

Praticamente todas as áreas profissionais mudaram as suas rotinas de trabalho em virtude do surgimento da Internet. Já é de conheciment de todos que a sua aplicabilidade promove agilidade no desenvolvimento de várias atividades em qualquer segmento produtivo. No entanto, poucos percebem que essa agilidade é proporcionada por ações realizadas por pessoas com atuação social ou profissional.

Considerando que a Internet absorve e promove o fluxo de grande volume de dados produzidos por diferentes tecnologias como os tablets, smartphones, cartões de banco, sensores e outros. A comunicação atual entre os profissionais das diferentes áreas se desenvolve por meio da Internet, e essa agilidade proporcionada pela internet é executada pelos profissionais.

Com apenas essa condição de agilidade de resposta que a internet promove nas diferentes áreas profissionais, podemos identificar alguns impactos que a Internet promove no mundo do trabalho.

1 – Tempo de trabalho diário – Atualmente o tempo das pessoas envolvidas com as informações disponíveis na internet tem ampliado o tempo dedicado ao trabalho. Essa realidade chega a tal situação que a legislação trabalhista vem sendo alterada para regular as condições de trabalho, seja nas condições de regulamentação do tempo do trabalhador, como também das condições de localização do ambiente de trabalho.

2 -  Comunicação profissional – Um dos grandes desafios da humanidade é o desenvolvimento da comunicação de maneira que o emissor apresente a informação de maneira clara e de fácil entendimento, bem como o receptor das informações, consiga interpretar essa informação sem que haja influência de sua bagagem cultural e de experiências vividas. Atualmente esse desafio foi ampliado porque com o uso da Internet o tempo de resposta ficou mais rápido e o volume da comunicação foi ampliado exponencialmente. E com isso, surge a necessidade urgente para os profissionais de dominarem técnicas e linguagens de comunicação que sejam mais eficientes em suas áreas de atuação profissional.

3 – Educação – Todas essas alterações desafiadoras para os profissionais que surgem a partir do uso da Internet deveriam ser supridas pela Educação. No entanto, como a Educação vigente ainda está engatinhando nessa condição de promover o preparo de profissionais que possam construir o conhecimento por meio de abordagem interdisciplinar (construção do conhecimento por meio da integração de diferentes disciplinas a partir do desenvolvimento de atividades práticas). Para que essa abordagem interdisciplinar ocorra a gestão educacional precisa promover condições estruturais e logísticas diferentes das adotadas na Educação tradicional, a qual vem se desenvolvendo da mesma forma que era realizada no final do século retrasado, quando surgiu a Segunda Revolução Industrial. As mudanças que surgem com esse atraso da Educação, são espontâneas, formadas por grupos de profissionais que colaboram entre si, compartilhando experiências e conhecimento a partir de suas vivências profissionais.

4 – Perfil profissional – Apenas esses três fatores citados anteriormente são suficientes para indicar as atitudes necessárias que os profissionais precisam apresentar para conquistarem o reconhecimento de seus colegas no ambiente de trabalho na era digital. Além do conhecimento técnico específico na área que atua, os profissionais precisam saber interagir com as pessoas que carregam diferentes culturas e histórias de vidas, e por consequência disso, apresentam diferentes percepções sobre os mesmos fatos. Saber valorizar a diversidade é uma das características que as pessoas que pretendem atuar no mundo do trabalho atualmente precisam desenvolver.  Os profissionais precisam reagir a situações diversas de maneira que a comunicação entre as pessoas não seja interrompida. Desta forma, valores como humildade, respeito, colaboração, solidariedade e disciplina são fundamentais na construção de um diálogo.

Esses são alguns dos impactos que a Internet promove na rotina de trabalho na atualidade. Realizar a autoanálise sobre as suas atitudes no que diz respeito ao tempo e forma dedicada ao desenvolvimento do seu trabalho é uma maneira de melhorar o seu desempenho. Isso porque, entender o quanto a Internet interfere na vida de todos os profissionais auxilia na criação e adaptação dessa rotina de trabalho de maneia que possam ajustar o tempo para garantir qualidade de vida para eles e para os seus familiares.

O elemento fundamental nessa mudança de hábitos é a flexibilidade de tempo, de local de trabalho e consequentemente nos termos de contrato de trabalho. Atualmente a legislação trabalhista no Brasil vem auxiliando os profissionais a conquistarem diferentes condições para trabalhar. Auxiliando na promoção da qualidade de vida, quando estes são disciplinados com as rotinas de trabalho e de lazer.

Fonte:

REIS, Rafael Alexandre dos e FREITAS, Maria do Carmo Duarte. Fatores críticos de aceitação e uso de tecnologia da informação: uma análise sobre pequenas e médias indústrias de vestuário brasileiras. UFPR. 2014.

W.A. Günther et al. Debating big data: A literature review on realizing value from Big Data.  Journal of Strategic Information Systems. 2017.

Quem faz o blog

Por Rejane Bressan. Mestre em Tecnologia, Especialista em EaD e na área de Treinamento Esportivo, Diretora do Programa Aprendiz Cidade Júnior, realiza pesquisas na área de gestão de pessoas e gestão de processos.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES