As mudanças que ocorrem na rotina das pessoas com as inovações que estão surgindo a partir do conceito da Industria 4.0  são em muitos casos imperceptíveis, visto que as atividades com o uso da internet estão invadindo as nossas vidas desde os últimos 20 anos. No entanto, a nova revolução industrial apresenta algumas características próprias, que estão muito além do simples uso da internet para realizar a comunicação entre as pessoas.

A Indústria 4.0 tem como característica principal o uso da tecnologia 5.0, a qual dá suporte para a transferência de grande volume de dados e em alta velocidade. Essa condição possibilita que várias atividades sejam realizadas pela internet por meio do uso de softwares que otimizam o tempo na realização de atividades da gestão de informações que normalmente são realizadas por pessoas.

Essa realidade torna a rotina de trabalho mais ágil e consequentemente modifica o número de pessoas necessárias para realizar tais funções. O que significa que os profissionais precisam se atualizar em conhecimentos que envolvem essas novas rotinas de trabalho e a partir delas se desenvolverem profissionalmente. Do contrário terão pouco espaço no mercado de trabalho para atuar.

Podem inclusive, criar novos serviços e/ou produtos quando entenderem como isso tudo funciona. Como também podem se adaptar a essa nova realidade por meio do uso dessas novas ferramentas de gestão que já estão disponíveis para as empresas em que trabalham.

Estamos vivendo em um período de transição em que as rotinas de trabalho no ambiente administrativo estão sofrendo a mesma realidade que a linha de produção sofreu na década de 1970. Quando as pessoas foram substituídas pelos sistemas automatizados e robôs.  Agora todos os setores administrativos de uma empresa estão organizados e podendo ser gerenciados por meio de softwares com a tecnologia 5.0, capazes de garantir o fluxo de todos os dados de uma empresa com filiais espalhadas pelo planeta.

Isso quer dizer, que poucas pessoas serão necessárias para fazer uma empresa ou uma grande indústria funcionar como funciona até o momento. O que os profissionais precisam fazer com essa nova realidade é entender como isso tudo funciona e começar logo a se adaptar a essa nova realidade, tornando-se parte dela, criando novos produtos ou soluções para o que está sendo criado e identificar o que ainda pode ser melhorado.

Fonte imagem: https://www.menosfios.com/itu-diz-que-5g-ainda-nao-e-uma-necessidade-imediata/

http://cidadejunior.org.br/