Mundo do Trabalho

Novidades, desafios e soluções para a sua empresa

Publicidade

PRECONCEITO: Uma desvantagem competitiva

Fonte: https://www.significados.com.br/tipos-preconceito/ 

A humanidade se desenvolveu por meio da superação de diferentes fenômenos naturais. Criou milhões de tecnologias que auxiliaram na sobrevivência dos seres humanos em meio ao clima com altas e baixas temperaturas, bem como sobreviveu a catástrofes inimagináveis.

No entanto, o grande desafio da sociedade em geral está na superação de um dos maiores males que afeta a humanidade. O PRECONCEITO. Seja racial, social, religioso, de orientação sexual, de gênero, linguístico e outros.

Nesse contexto, é importante destacar que mesmo as pessoas que repudiam atitudes preconceituosas, acabam praticando atitudes preconceituosas de forma inconsciente. Isso ocorre porque estamos envolvidos em uma cultura que apresenta padrões aparentemente ideais. E que na sua grande maioria, esquece de reconhecer o VALOR das DIFERENÇAS.

Normalmente as pessoas não se dão conta de que o universo apresenta raros elementos idênticos. E se pautarmos nossa análise sobre essa perspectiva e observarmos uma equipe esportiva do futebol. Identificamos que quanto mais diferentes as habilidades d@s jogador@s, melhor é o desempenho da equipe.

Essa ideia se aplica também no ambiente de trabalho. Quanto mais diversificada a cultura, gênero, interesses pessoais e conhecimento de uma equipe de profissionais, maior é a capacidade de crescimento de uma empresa. Entre os motivos está a condição da rede de relacionamentos existente nessa equipe, pois ela é diversificada e consequentemente maior do que a rede de relacionamentos de uma equipe que apresenta pessoas com a mesma cultura, gênero, interesses pessoais e conhecimento.

Na corrida comercial a rede de relacionamentos que uma equipe de trabalho possui potencializa ou não o desenvolvimento de uma empresa. Tornando o PRECONCEITO algo ultrapassado em todos os contextos, inclusive no que diz respeito ao desenvolvimento de uma empresa, pois a equipe homogênea terá menor capacidade de desempenho que uma equipe que apresenta diferentes culturas, conhecimentos, interesses pessoais e raça.

Quem faz o blog

Por Rejane Bressan. Mestre em Tecnologia, Especialista em EaD e na área de Treinamento Esportivo, Diretora do Programa Aprendiz Cidade Júnior, realiza pesquisas na área de gestão de pessoas e gestão de processos.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES