O conceito de sociedade 5.0 remete a ideia de desenvolvimento da sociedade a partir do uso das inovações tecnológicas em benefício da sociedade. Nesse sentido, as mudanças que estão ocorrendo nas rotinas de trabalho podem caminhar para essa realidade.

Se considerarmos que todas as inovações tecnológicas serão criadas pensando nas consequências que estas podem gerar para a vida no planeta, podemos acreditar que o futuro da sociedade será produtivo e positivo. Nessa linha, podemos citar a bicicleta como uma inovação tecnológica criada em 1870 na França, conhecida na época como “celerífero”, e após séculos de inovação, em 2010 é reconhecida pela ONU como o símbolo mundial do transporte sustentável.

Sob esta perspectiva algumas ações vêm sendo realizadas no Paraná e, entre elas, está em destaque o Programa de Extensão CICLOVIDA da UFPR, coordenado por José Carlos Assunção Belotto desde a década de 2000. O Programa de Extensão CICLOVIDA demonstra por meio de várias pesquisas realizadas acerca do uso da bicicleta quais sã as vantagens sob diferentes perspectivas.

No que se refere a saúde, Belotto em 2016 indicou que a cultura no uso da bicicleta, por ser uma prática de atividade física, apresenta benefícios como o combate ao estresse e depressão, emagrece, melhora a qualidade do sono, reduz colesterol, evita o infarto, diminui a pressão arterial, aumenta a imunidade e melhora a respiração.

Entre outros fatores que promovem benefícios ao ser humano no uso da bicicleta, está a interação entre as pessoas, não produz poluição sonora e na perspectiva ecológica, não emite gases.

Com essas vantagens, podemos considerar que o uso da bicicleta em nossas rotinas diárias seja como atividade física ou como meio de transporte, pode ser reconhecido como o início dessa prática de trabalho com qualidade de vida. Isso porque, quando adotamos a cultura do “home office”, sobra mais tempo para a prática de atividade física que pode ser realizada por meio da bicicleta.

Nesse contexto, também pode ser identificada a possibilidade do uso da bicicleta como meio de transporte, garantindo momentos de qualidade de vida, construídos na rotina das pessoas no percurso para o trabalho ou para os estudos. Tornando possível ao ser humano vivenciar rotinas com características encontradas no conceito da SOCIEDADE 5.0.

Fonte: http://www.ciclovida.ufpr.br/

Fonte imagem:  http://www.esportividade.com.br/breve-historia-da-bicicleta-parte-i/