A nova tecnologia de transmissão de dados e informações que se desenvolve por meio de ondas de rádio com o uso de celulares está prestes a ser implantada em todo o planeta. Apesar de existir muitas vantagens para a sociedade, esse avanço tecnológico carrega vários desafios decorrentes da própria condição de inovação que a tecnologia carrega.

Vamos analisar os desafios que surgem em algumas vantagens apresentadas pela Tecnologia 5G, e ao final deste texto, algumas sugestões são apresentadas com o objetivo de melhor se preparar para essa nova condição de existência da sociedade.

Entre as principais vantagens está a condição de apresentar maior capacidade de armazenamento e de velocidade do fluxo de dados e informações por segundo. Essa capacidade gera a possibilidade de comunicação entre objetos que seguem o conceito da IoT – Internet of Things – Internet das Coisas, como carros, roupas, drones que estarão conectados entre si em tempo real, por meio da capacidade da Tecnologia 5G.

Um dos desafios dessa condição está na segurança dos dados e informações que vão circular na Internet. Isso porque, da mesma forma que a velocidade beneficia aspectos de respostas rápidas para salvar vidas, também pode beneficiar ações de invasão de privacidade na rede.

As senhas com padrão atual serão identificadas com maior facilidade, pois a alta velocidade disponível com a tecnologia 5G tornará essa prática menos complexa de ser realizada. Nesse sentido, um dos desafios está em criar novas formas de proteção dos dados e informações disponíveis na internet.

Seguindo essa premissa, outra vantagem que surge são os novos negócios, bem como oportunidades para o desenvolvimento de novas inovações tecnológicas. Trazendo como desafio, a qualificação dos profissionais para atender essa realidade, já que poucos profissionais da área de Engenharia detém o conhecimento sobre a tecnologia 5G.

Nessa mesma situação, temos como desafio a mudança de cultura das empresas que adotarão essa tecnologia 5G nos próximos anos. Considerando que o suporte para as novas ferramentas, softwares e a IoT, que serão implementadas para melhorar os processos de trabalho, trazem mudanças de funções e de quantidade de profissionais necessários para o desenvolvimento das mesmas atividades. Ficam os profissionais com a necessidade de se especializarem na gestão de todas essas informações que estarão disponíveis em tempo real. Saber o que fazer com tantas informações disponíveis, é o conhecimento que as empresas vão precisar nesse novo paradigma. Pois as atividades que serão realizadas por softwares, apresentando como vantagem a otimização de tempo e garantia de precisão na execução dos processos, não terão mais espaço para o trabalhador.

Como solução para esses desafios apresentados, e tantos outros que surgem com a implantação de qualquer tipo de inovação, sempre está outro desafio, o da superação da qualificação profissional para que os profissionais consigam acompanhar a evolução tecnológica que surge constantemente. Nesse caso, uma mudança de paradigma produtivo no que se refere a gestão.

Sendo esse, a Gestão da Informação, um novo conhecimento que surge nas Universidades. Como realizar a gestão do grande volume de dados e informações disponíveis, é um conhecimento necessário para que as empresas possam, de fato, aproveitar as vantagens da tecnologia 5G. Do contrário, as empresas terão um “elefante branco” disponível, mas sem aproveitamento do seu grande potencial.

Nesse sentido, a importância do conhecimento sobre Gestão da Informação para os profissionais, está na condição de auxiliar na promoção da mudança de cultura das empresas, e consequentemente, melhorar os resultados produtivos e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Fontes:

http://smallcapstockdigest.com/archives/market-commentary/technology/is-it-time-to-consider-adding-some-tech-stocks

https://cio.com.br/5-principais-desafios-que-o-5g-deve-superar/

http://cidadejunior.org.br/Interna/12/cursos

https://portal.fei.edu.br/noticia/68/tecnologia-5g-trara-mudancas-radicais-para-a-sociedade

https://www.portalodia.com/noticias/tecnologia/industria-da-tecnologia-se-prepara-para-a-chegada-do-5g-305786.html