A sustentabilidade do planeta e consequentemente a qualidade de vida da sociedade depende exclusivamente das ações realizadas pela humanidade. Esse fato é constatado em diferentes pesquisas apresentadas no mundo sobre as condições atuais do planeta.

Muitas vezes reclamamos das condições que vivemos, no sentido de qualidade de vida, pois as inovações tecnológicas estão chegando com força total, tornando a nossa vida cada vez mais ociosa e de produção de material desnecessário, inclusive alguns deles não possuem a condição de reciclagem.

No aspecto da qualidade da saúde, o Programa de Extensão CICLOVIDA da Universidade Federal do Paraná – UFPR, coordenado por José Carlos Assunção Belotto, apresenta um simulador das vantagens da mobilidade ativa. Com esse simulador podemos “calcular quantas calorias perderemos, quantos quilos de gases poluentes deixarão de ser jogados na atmosfera e quanto economizaremos indo trabalhar ou estudar de bicicleta”.

Conforme dados inseridos no Simulador apresentados na imagem a seguir, se o meu deslocamento para o trabalho for de 3,4 Km, nas condições de valor de passagem de ônibus e de combustível indicados no simulador, posso identificar vantagens econômicas, ambientais e até de calorias que perderia substituindo o carro ou ônibus por uma bicicleta.  Apesar de não indicar no simulador, as condições cardiorrespiratórias, musculares e fisiológicas, estas também são melhoradas significativamente.

Fonte: http://www.ciclovida.ufpr.br/?page_id=504

Fica o alerta para as pessoas interessadas em iniciar a prática do uso da bicicleta, a importância de uma prévia consulta médica e realização de exames que possam orientar da melhor maneira possível a rotina diária e semanal no uso da bicicleta, garantindo a promoção da saúde com planejamento estabelecendo a ampliação de distância e ritmo de forma gradativa.

Para iniciar essa prática, sugiro também a participação em grupos de Pedal existente em Curitiba e Região. Como exemplo, cito o Pedal Manzatti de Campo Largo, realizado todas as quintas-feiras com saída às 19:00 na Av. dos Expedicionários, 3274 – Bom Jesus, Campo Largo. Nesse grupo participam atletas de alta performance no segmento de Mountan Bike como Murilo Manzatti, Silvano Gelinski e Alexandre Barros que participam do Pedal para orientar os participantes iniciantes durante o desenvolvimento do percurso sobre as regras de trânsito pertinentes ao uso de bicicleta, bem como técnicas que melhoram a performance nos trajetos com subidas, decidas e com longas distâncias.

Em Curitiba temos o Programa Pedala Curitiba coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba. Com horários e locais de saídas variados informados entre os links disponíveis no final do texto.

#Pratiqueaideia#saudefisicamentalsocialeambiental

O simulador está disponível na página do Programa de Extensão CICLOVIDA da UFPR, no link a seguir: http://www.ciclovida.ufpr.br/?page_id=504

http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/pedala-curitiba/505

https://www.facebook.com/manzattiBikesEmotos/