Mundo do Trabalho

Novidades, desafios e soluções para a sua empresa

Publicidade

Vagas de trabalho X Qualificação profissional

Em 2018 a quantidade de indústrias que voltaram a investir subiu de 76% para 81%. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) registra que desde 2014 houve queda no investimento por parte das indústrias. Agora com essa retomada de investimento das indústrias e a demanda do mercado consumidor, estima-se que haverá 133 milhões de novas vagas de trabalho abertas.

Considerando que desde 1970 muitas vagas de trabalho são abertas e são preenchidas por profissionais de outros municípios e até mesmo outros estados e países, por falta de qualificação profissional para as novas demandas da indústria. As novas 133 milhões de vagas que serão abertas apresentam um grande desafio. A falta de qualificação profissional para as demandas atuais da indústria 4.0.

Se observarmos a condição do ensino público do país, a educação brasileira ainda está preparando trabalhadores para a Indústria 2.0. Há muitas décadas não é visto investimento significativo na educação de maneira que atenda as demandas produtivas das indústrias. Na rede de ensino público, o conhecimento técnico especializado em diferentes áreas vai ficando afunilado, sendo ofertado em pouquíssimos colégios.

Diante dessa realidade, são pouquíssimas pessoas que apresentam chances reais para concorrer às 133 milhões de vagas que estão para abrir no segmento industrial. Ficando a população cada vez mais desamparada para conseguir trabalho e até mesmo se desenvolver economicamente.

Se analisarmos a realidade comercial que é desenvolvida atualmente, é perceptível que uma pessoa que abandonou os estudos no ensino fundamental e médio não terá condições de competir no mundo dos negócios globalizado. A não ser que busque se qualificar em áreas específicas e que apresentam demandas diretas dos consumidores.  

Nesse cenário, o melhor caminho a seguir para estar em condições de concorrer às vagas que estão abrindo na Indústria 4.0 é a qualificação profissional nas áreas de tecnologia, biologia, engenharias, programação e gestão da informação, dominando diferentes idiomas.

 

Fonte:http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/icei-indice-de-confianca-do-empresario-industrial/

http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/investimentos-na-industria/

https://engenhariae.com.br/tecnologia/industria-4-0-podera-criar-mais-de-133-milhoes-novos-postos-de-trabalho

Quem faz o blog

Por Rejane Bressan. Mestre em Tecnologia, Especialista em EaD e na área de Treinamento Esportivo, Diretora do Programa Aprendiz Cidade Júnior, realiza pesquisas na área de gestão de pessoas e gestão de processos.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES