Fonte: https://vivanticplus.com/apps-compras-online/

O varejo atual é desenvolvido por meio da complementação de negócios realizados em ambiente digital. As empresas já estão se organizando com as suas equipes de trabalho para realizar essa transição de atendimento físico para o virtual, sem perder a qualidade do atendimento físico. Isso porque o atendimento dos clientes em multicanais é necessário para dar sustentabilidade ao negócio.

Para realizar essa ampliação de atendimento dos clientes por meio de ambiente digital é necessário investir em tecnologia e qualificação profissional para garantir o atendimento das necessidades dos clientes. Entre os desafios nesse processo estão:

1 – Entender o quanto o ambiente digital é necessário ou não para o seu negócio;

2 – Saber qual é o melhor modelo de negócio no ambiente digital;

3 – Perceber qual é a sua vantagem competitiva no ambiente digital;

4 – Aprender como usar as tecnologias e a Internet das coisas para melhor se conectar com os clientes;

5 – Reinventar a sua lógica de gestão para se preparar para o atendimento digital;

6 – Analisar como a sua equipe poderá fazer essa transformação acontecer.

Essa mudança está ocorrendo em muitas empresas e quanto antes a sua empresa caminhar para essa direção mais chances de sucesso nos negócios terá. A primeira análise que precisa ser feita é: Identificar qual o percentual de receitas que está em situação de risco, considerando que seus clientes estão migrando para o ambiente digital/internet.

Em segundo lugar a empresa precisa definir qual modelo digital será melhor para apresentar melhores experiências para os seus clientes.  A terceira ação é identificar a origem de seu diferencial de negócio. Na sequência definir as estratégias de gestão no ambiente digital. Em quinto lugar, garantir o fortalecimento das capacidades organizacionais. E fundamental para o sucesso do negócio, investir em qualificação profissional.

Mais informações:

WELL Peter e WOERNER, Sttephanie L. Qual o seu Modelo Digital de Negócio? São Paulo. M. Books do Brasil. Editora Ltda. 2019. 

https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/147523/141042

file:///C:/Users/Nicole/Downloads/documentop.com_modelos-de-negocio-disruptivos_5a255aef1723dd41da2ec6a6.pdf 

https://newtrade.com.br/tecnologia/as-20-tecnologias-de-varejo-mais-promissoras-para-2018/

https://dcomercio.com.br/categoria/inovacao/loja-4-0-por-dentro-do-varejo-da-era-digital