• Câmara de Comércio Asiática nasce em Curitiba

    Está agendada para a próxima quinta-feira, dia 16 de maio, a cerimônia de lançamento e posse da diretoria da ASIA CHAMBERS OF COMMERCE FOR BRAZIL (Câmara de Comércio Asiática). A nova entidade será presidida por Yao Peng Huang e teve iniciativa de criação de empresários brasileiros e asiáticos, que identificaram ausência de representação local no Sul do Brasil, visando fomentar e promover uma mais intensa relação comercial e cultural com a Ásia. “Neste contexto o evento de lançamento e a própria Câmara ocuparão uma relevante lacuna para potencializar a relação entre Brasil e Ásia”, salientou Huang. O evento contará com a presença de autoridades, jornalistas, empresários brasileiros e taiwaneses. E tem apoio de duas importantes entidades, que também estarão representadas. Já confirmaram participação Chang, Tsung-Che, Diretor Superintendente do escritório econômico e cultural de Taipei no Brasil e Raquel Hsiu Ling Lu, Diretora da TAITRA - Taiwan Trade Center, Brazil.

  • TURISMO/LAZER

    Um novo spa no centro de Curitiba

    Um novo spa no centro de Curitiba
    O Spa by Anna Pegova oferece uma série de tratamentos da renomada marca francesa reconhecida por seus cuidados com a pele (Foto: Geisa Borreli/Divulgação)

    Um espaço dedicado à beleza e ao bem-estar, desenvolvido a fim de proporcionar experiências únicas para o corpo e a mente. O novo Grand Hotel Rayon Spa by Anna Pegova (Rua Visconde de Nacar, 1424 - Centro) oferece uma série de tratamentos que seguem os protocolos mundiais da renomada marca francesa, reconhecida por seus cuidados com a pele. "Trouxemos uma referência quando o assunto é beleza e bem estar para oferecer momentos especiais, de relaxamento e cuidados, para nossos hóspedes e o público curitibano. Tudo isso no conforto e na sofisticação de nossos ambientes", revela Fernanda Assis, gerente de planejamento estratégico e marketing do Rayon.  

    Associando a extensa linha de produtos Anna Pegova com tecnologia e técnicas estéticas faciais e corporais exclusivas, os procedimentos do novo spa seguem a proposta de oferecer experiências sensoriais que transcedem os cuidados com a pele e o corpo. Além da famosa limpeza de pele por hidrossucção®, o menu do Grand Hotel Rayon Spa by Anna Pegova conta com diversas opções de massagens, tratamentos faciais para todos os tipos de pele, tratamentos anti-age, procedimentos para as mãos e pés e exclusivos protocolos de day spa, como o Vinhoterapia, além de rituais que devolvem a firmeza e a luminosidade do rosto.

    Grand Hotel Rayon Spa by Anna Pegova funciona de segunda a sábado, das 11h às 21h e é aberto para hóspedes e para o público externo. Os agendamentos podem ser realizados pelo (41) 3532-0150 - ramal 1258 ou pelo Whats App (41) 99206-6051.

    Presente para as mães

    Os tratamentos do Grand Hotel Rayon Spa by Anna Pegova também podem ser uma ótima opção para presentear neste Dia das Mães - ou em qualquer outra ocasião. Os day spas, por exemplo, proporcionam um dia especial para sair da rotina, repor as energias e cuidar da beleza - e os vouchers são entregues em uma linda embalagem com um mimo Anna Pegova. 

  • TURISMO

    Enoturismo em Mendonça

    Cerca de 80 aficionados pelo mundo do vinho participaram no último dia 2 de maio, no Ópera Arte, espaço gastronômico, artístico e cultural localizado no complexo da Ópera de Arame, de jantar harmonizado que lançou o Projeto E-tourism “Sabor Mendonza”. A iniciativa é da agência de viagens Etourism - assessoria turística, fundada em 2011, comandada pela empresária Rafaela Pilagallo, e tem por objetivo promover experiências enoturísticas diferenciadas e inesquecíveis. A 1º edição tem foco em uma das principais regiões produtoras de vinhos do mundo, Mendoza e Valle de Uco, na Argentina.

    Quem optar por adquirir o diferenciado roteiro, que pode ter data ajustada de acordo com a necessidade, além das tradicionais degustações, vai desfrutar de pernoite em vitivinícolas e almoços harmonizados. Tudo isso em companhia do especialista em vinhos Ricardo Pisani, publicitário de carreira que apaixonou-se pela bebida de Baco através dos pais, fundadores do Bussines Club, tradicional restaurante de Curitiba. Depois, Pisani ainda se aventurou em voo solo na direção do badalado restaurante Fúlvio. Passados alguns anos, seu foco se direcionou diretamente ao mundo do vinho com a fundação da Casa Pisani, vinícola localizada no interior de Santa Catarina, e a posterior criação da Associação Catarinense dos Vinhos de Altitude, a Acavitis.

    Mais informações sobre a exclusiva e diferenciada viagem podem ser acessadas através do link https://sabormendoza_etourism.gr8.com/, e-mail eventos@e-tourism.com.br ou através do número 41 99941 9555.  Acompanhe o Instagram @etourism_viagens para saber mais dos destinos, pacotes especiais e promoções. A E-Tourism está sempre se capacitando e atualizando a sua gama de produtos para atender a todos os perfis e gostos de viajantes. Sempre priorizando à venda segura, com fornecedores escolhidos criteriosamente.

    Vinícolas que participam do roteiro.

    CATENA ZAPATA

    A história da vitivinícola familiar Catena Zapata, que é administrada por pai e filha apaixonados por vinho, se confunde com a história do vinho na Argentina. Segundo o Financial Times, foi Catena Zapata que colocou os vinhos argentinos no mapa mundial. Com inúmeros prêmios, a vinícola foi uma das pioneiras na produção de vinho Malbec na região.

    CHANDON

    Paixão por qualidade, inovação e excelência. Com um legado de mais de 300 anos, a tradicional vitivinícola Chandon é um de nossos destinos no roteiro Sabor Mendoza. Aqui você poderá degustar os melhores vinhos e espumantes dessa marca que é uma das líderes mundiais de vendas.

    EL ENEMIGO

    Um vinho que carrega em todo seu processo de fabricação o respeito pela história e tradição contrastando com a irreverência dos donos da marca: este é El Enemigo. No roteiro Sabor Mendoza, você experimentará os fascinantes vinhos da Casa El Enemigo.

    LUIGI BOSCA

    O vinho faz parte da cultura argentina e, no caso da Luigi Bosca, da história de quatro gerações da família Arizu, fundadora da marca. Os Arizu são os grandes protagonistas do mercado de vinho argentino e foram responsáveis pelo primeiro D.O.C. do país. Incrível, não é?

    VISTALBA

    Para os amantes de enoturismo, a vitivinícola Vistalba elabora vinhos feitos com as melhores uvas Malbec, Cabernet Sauvignon e Bonarda, produzidas em seus próprios vinhedos, que já têm mais de 70 anos.

    ANDELUNA

    Nada melhor em um dia frio do que um vinho para aquecer. Na vitivinícola Andeluna - que foi uma das sedes do Masters of Wine 2018 -, você poderá degustar um almoço harmonizado com vinhos feitos com as mais diferentes uvas e ainda apreciar a imensidão do vale.

    LA AZUL

    A pequena vinícola La Azul carrega consigo tradição, a paixão pelo plantio de uvas e fabricação de vinhos. Aproveite a vista para o majestoso Cordón del Plata enquanto degusta as melhores safras da marca.

    MONTEVIEJO

    Localizada no coração do Valle de Uco, a vitivinícola Monteviejo produz vinhos que falam por si só. A vista dos seus vinhedos, aos pés das Cordilheiras dos Andes, é de tirar o fôlego.

    O. FOURNIER

    Na virada do milênio, a família O. Fournier fundou uma pequena vitivinícola em Mendoza. Com uma arquitetura excêntrica, O.Fournier é o lar de vinhos de altíssima qualidade e recebeu um prêmio pelo seu Malbec Syrah 2005.

    SALENTEIN

    Com um método único de plantio, colhimento e produção manual do suco das uvas, na vitivinícola Salentein, você experimentará alguns dos melhores vinhos argentinos. Em um tour com degustação, você se encantará com a arquitetura e a vista fascinante da Cordilheira dos Andes.

    ZUCCARDI

    Construída com uma arquitetura que homenageia as montanhas que a cercam, a bodega da vitivinícola Zuccardi parece que está saindo da terra. A construção reflete a forma que a família Zuccardi produz os vinhos de terroir: identificando e respeitando as características de cada solo. Assim, eles fazem vinhos que quase não tem intervenção do enólogo.

  • TURISMO

    Salão Paranaense de Turismo tem entrada aberta ao público

    Neste sábado, dia 4, pela primeira vez, o Salão Paranaense de Turismo terá portas abertas ao público, de forma gratuita. Quem for no Expo Unimed Curitiba vai poder interagir com os agentes de viagens e visitar diversos estandes interessantes. Entre eles, o da Paraná Turismo, Instituto Municipal de Turismo, vários hotéis, destinos, agências de viagens, operadoras e produtos e serviços voltados ao turismo. Ainda no sábado, tem sequência a 15ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná e várias capacitações. O evento é idealizado, promovido e organizado pela ABAV-PR - Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná. Programação completa e mais informações do 25º Salão Paranaense de Turismo estão disponíveis no site oficial do evento, www.salaoparanaense.com.br.

  • LAZER

    Curitiba Blues Festival no MON

    Amanhã, a partir das 11h, o gramado do Museu Oscar Niemeyer recebe a segunda edição do Curitiba Blues Festival, um festival que reúne os principais músicos de Blues da capital paranaense em um evento voltado para toda a família, com gastronomia, chopes artesanais, atividades gratuitas para as crianças, bazar e adoção de animais, além de ser pet friendly. Na programação musical, alguns nomes já conhecidos pelo público curitibano, como Tony Caster & The Black Mouth Dogs; Ricardo Maranhão Trio feat Indiara Sfair, Décio Caetano e convidados; Gringos Washboard Band; Wes Ventura, entre outros.

    E já que o Curitiba Blues Festival é um evento para a família, a produção criou uma opção de venda de ingressos no sistema “combo família”, que inclui quatro ingressos e um brinde personalizado especial do evento, com 50% de desconto. As crianças menores de 12 anos não pagam. O sucesso da edição do último ano comprova que o curitibano é um fiel apreciador do Blues e suas variações, como o Rock, Soul e o Jazz. Foram cerca de 5 mil pessoas que passaram o dia curtindo música de qualidade em um evento voltado a toda a família, com gastronomia, recreação infantil e um pôr-do-sol que só o MON sabe nos presentear”,comenta José Araújo Netto, idealizador do Curitiba Blues Festival, e completa que o evento tem o objetivo de valorizar cada vez mais a cultura do estilo musical na cidade. Os ingressos já estão à venda com valores a partir de R$35 (meia-entrada).

    No quesito gastronômico, o Curitiba Blues Festival contará também com mais de 50 torneiras de chopes artesanais de cervejarias curitibanas, disponíveis com valores a partir de R$10, e opções gastronômicas que valorizam a culinária da região, como Barreado, Carne de Onça, Churrasco, Moqueca Vegana, Risoto de Pinhão (para que possam almoçar ao som do blues), além de variados tipos de petiscos nos valores a partir de R$15. “A ideia do Curitiba Blues Festival é interagir com quatro coisas que amamos: o blues, a gastronomia, a família e a nossa cidade de Curitiba”, finaliza o idealizador do evento, José Araújo Netto. E ainda, quem levar a sua cadeira de praia no evento, ganha na hora um chope pilsen de 300 ml, e todos os participantes do Curitiba Blues Festival contam com 50% de desconto na entrada do Museu Oscar Niemeyer durante o dia.

    Atrações:

    - Ivan Halfon One Man Band

    - Tony Caster & The Black Mouth Dogs

    - Ricardo Maranhão Trio fet Indiara Sfair e convidados (Décio Caetano e Pedro Tosi)

    - Orange Cab

    - Wes Ventura e Banda Mandacaru

    - Gringo`s Washboard Band

    - Estação Jazzera

  • TURISMO

    Abertura do 25º Salão Paranaense de Turismo

    Acontece hoje a noite, no Memorial de Curitiba, a abertura solene do 25º Salão Paranaense de Turismo, com a presença de autoridades e profissionais do turismo. Edição histórica, que comemora o Jubileu de Prata do evento mais tradicional do turismo paranaense, junto com o Jubileu de Ouro da ABAV-PR, que brinda seus 50 anos. A cerimônia tem início 19h e conta com parceria da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba, que traz ao evento oito restaurantes da região, responsáveis pelo coquetel que será servido. 

    Na sexta-feira, ao meio-dia, acontece o descerro oficial da faixa que abre oficialmente a Feira de Negócios do 25º Salão Paranaense do Turismo, no Expo Unimed Curitiba. O dia tem agenda cheia, com entrada exclusiva para expositores, profissionais de turismo e agentes de viagens, que irão participar ativamente de uma novidade inédita do evento, a Rodada de Negócios Agendada. Meio-dia também tem início a 15ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que vai até 20h. Às 13h, começa a 2ª edição do Fórum Nacional de Turismo Rodoviário e várias capacitações programadas. Encerrando o primeiro dia do evento, 19h, acontece a entrega do Prêmio Panorama do Turismo.

    No sábado, pela primeira vez, o Salão Paranaense de Turismo terá portas abertas ao público, de forma gratuita. Quem for vai poder interagir com os agentes de viagens e visitar diversos estandes interessantes. Entre eles, o da Paraná Turismo, Instituto Municipal de Turismo, vários hotéis, destinos, agências de viagens, operadoras e produtos e serviços voltados ao turismo. Ainda no sábado, tem sequência a 15ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná e várias capacitações.

    O evento é idealizado, promovido e organizado pela ABAV-PR - Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná. Programação completa e mais informações do 25º Salão Paranaense de Turismo estão disponíveis no site oficial do evento, www.salaoparanaense.com.br.

     

  • TURISMO GASTRONÔMICO

    Projeto Etourism promove Jantar harmonizado

    Projeto Etourism  promove Jantar harmonizado
    Um dos pratos que será servido durante o jantar (Foto: Divulgação/PierPaolo Nota)

    Está agendado para dia 2 de maio, 20h, no Ópera Arte, espaço gastronômico, artístico e cultural localizado no complexo da Ópera de Arame, o jantar harmonizado Projeto E-tourism “Sabor Mendoza”. O evento tem assinatura da E-Tourism Agência de Turismo que lançará no dia uma viagem aos sabores encantados da região de Mendoza, conhecida como o berço do vinho argentino e responsável por 70% da produção de vinhos do país. E quem estiver presente no evento terá a oportunidade de adquirir a viagem junto com um especialista em vinhos por uma condição especial, feita exclusivamente para o evento. 

    O cardápio foi cuidadosamente elaborado. De entrada: mix de folhas nobre com figos caramelizados, lascas de parmesão, creme balsâmico, nozes defumadas. Harmonizado com o conhecido espumante Terranova Brut. De prato principal, são duas opções, sendo uma delas vegetariana. Mignon grelhado com risoto de grana padano e molho poivre ou risoto de quinoa com cogumelos paris e legumes braseados. O vinho escolhido para acompanhar é o Callia Shiraz/Bonarda, intensamente frutado, com leve picância e taninos macios. Para fechar, brownie com castanhas, acompanhado de sorvete de baunilha e calda de chocolate 50%. Harmonizado com o vinho de sobremesa Callia Dulce, saboroso e equilibrado.

    O valor do investimento é de R$ 180 por pessoa, com a taxa de serviço inclusa. Para quem quiser degustar outros rótulos, uma seleção especial estará à disposição, com pagamento à parte. Reservas podem ser feitas através do WhatsApp do Ópera Arte 41 9 9999-3247.

    Mais informações www.operaarte.com.br

  • TURISMO

    Novo hotel Selina Lapa Rio celebra inauguração

    Novo hotel Selina Lapa Rio celebra inauguração
    Selina inaugura uma nova forma de hospedar na Lapa carioca (Foto: Divulgação)

    Mirando os “nômades digitais”, jovens que trabalham conectados e podem se deslocar pelo mundo, a Selina, rede de hotéis que mais cresce no mercado de hospitalidade, mistura diferentes estilos de hospedagens com design moderno, conforto e a qualidade do serviço em hotéis. O Selina Lapa Rio, primeira propriedade da rede no Brasil, abre as portas oficialmente este mês e, para celebrar, promove fim de semana especial. Entre 3 e 5 de maio, há programação aberta ao público, incluindo atividades gastronômicas, eventos musicais, wellness e arte.

    Estão previstos tours de bicicleta e corrida explorando a cidade. Também acontecem aulas de yoga e experiências ligadas ao bem estar dos hóspedes. O Rio Street Art Tour leva os participantes para um mergulho na arte que há nas ruas do Rio de Janeiro, além da sessão de live painting exclusiva com o artista Bragga. Há ainda workshop de customização de discos de vinil, um dos pontos mais aguardados do fim de semana.

    Inaugurada em Março, a Lapa55 Radio, rádio digital com transmissão ao vivo do SelinaLapa Rio, no Radio Bar, será um dos grandes destaques da programação, trazendo não só artistas já reconhecidos como também novos talentos locais admirados pelos cariocas. A música está na identidade do novo hotel, que também abrigará em seu On Air Rooftop Bar, uma programação extensa de shows exclusivos com sonoridades brasileiras e a festa invadirá a calçada com ritmo e toda a ginga carioca. Nomes como Azymuth, Carrot Green, Akira Presidente, Nepal, Tahira, Tata Ogan, Dj Meme, Marcelinho da Lua já estão confirmados.

    Diversas formas de hospedagem e mais

    O Selina Lapa Rio conta com 406 camas, incluindo quartos privativos e outros modelos de acomodação, além de espaço para cowork, lojas, restaurantes e ambientes culturais. O objetivo é oferecer experiências das mais diversas para que os hóspedes possam conhecer o melhor do Rio de Janeiro. A área Selina Home oferece aos hóspedes cozinha comunitária, biblioteca e cinema.  O rooftop bar com vista panorâmica da Lapa foi especialmente pensado para apresentações musicais e festas. O hotel conta também com um restaurante e bar com cardápio completo de sabores contemporâneos e drinks únicos. Como nas outras propriedades Selina, artistas e designers assinam murais pelos salões. No caso do Rio, 11 nomes já deixaram a sua marca nas paredes, entre eles, Rafael Uzai e Hanna Lucatelli.

    Sobre o Selina

    Selina é uma das marcas de hospitalidade que mais cresce no mundo, combinando acomodações com design, espaços de coworking, bem-estar, e experiências locais para o viajante nômade de hoje. O conceito permite a possibilidade de morar, trabalhar e explorar em qualquer lugar do mundo. A Selina atualmente possui mais de  45 locais, entre espaços urbanos, de praia, selva e montanha em oito países e está desenvolvendo uma infra-estrutura global para nômades que querem transformar o mundo em sala de aula, escritório e playground. Saiba mais em www.selina.com.

  • TURISMO

    Gastronomia local no Salão Paranaense de Turismo

    Uma parceria entre a ABAV-PR e a Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba vai movimentar e deixar mais apetitoso o coquetel de abertura do 25º Salão Paranaense de Turismo, agendado para 2 de maio, 19h, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Autoridades, agentes de viagens, profissionais do turismo, imprensa e demais convidados irão degustar pratos de 8 restaurantes localizados no Centro Histórico. Todos já conhecidos, seja pela tradição ou cardápio diferenciado: Jeito Mineiro, Palco 05 Sentidos, Bela Vivenda, Bar do Alemão, Oriente Árabe, Nonna Giovanna, Brasileirinho e Porcadeiro.

    Para o presidente da ABAV-PR, Antonio Azevedo, o envolvimento da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba com o evento mais tradicional do turismo paranaense, que esse ano completa seu Jubileu de Prata, “vem a abrilhantar ainda mais a Cerimónia de Abertura do Salão e reflete a confiança que a entidade e os empresários do ramo gastronômico têm no evento”. Depois da abertura, na quinta-feira, o Salão Paranaense segue dias 3 e 4 no Expo Unimed Curitiba, sempre a partir do meio dia. A programação completa, assim como demais informações e inscrições on-line, estão disponíveis no site oficial do evento, www.salaoparanaense.com.br.  

     

  • TURISMO

    Residências de alto luxo dentro do hotel

    Residências de alto luxo dentro do hotel
    As Private Retreats do Four Seasons são residências e vilas de altíssimo luxo (Foto: Divulgação)

    Para que vai viajar com toda a família ou com um grupo de amigos, o Four Seasons traz uma ótima opção ideal de hospedagem: as Private Retreats do Four Seasons que são residências e vilas de altíssimo luxo disponíveis para aluguel em hotéis e resorts da rede ao redor do mundo.

    Essas moradias reúnem o conforto de estar “em casa” com a exclusividade do serviço premium da rede. Na unidade de Anguilla, no Caribe, há casas de até cinco quartos em que mais de dez pessoas podem se hospedar com tranquilidade.

    Em Chiang Mai, na Tailândia, também oferece Private Retreats de até quatro quartos, com piscina particular e vista para o vale Mae Rim, além de chef exclusivo, transporte do aeroporto e outros serviços.

    Para os amantes do esqui, o Four Seasons em Vail também tem esta opção. As Private Retreats oferecem oportunidades para todos os gostos e necessidades. É só combinar com os amigos, escolher o lugar e arrumar as malas. Mais informações e reservas no site: www.fourseasons.com/privateretreats

  • TURISMO

    Páscoa para todos os gostos

    Semana de Páscoa e tem muita gente que ainda não decidiu o que vai fazer...

    Para quem ainda não se planejou criamos um pequeno roteiro com sugestões de hoteis ou, para quem não vai viajar, de opções de almoço de Páscoa em Curitiba.

    Em Foz do Iguaçu no Bourbon

    A Páscoa está chegando e com ela a oportunidade de aproveitar o feriado com a família ou amigos o Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort, que oferece diária em acomodação Premier a partir R$ 536 por pessoa com café da manhã e jantar no restaurante com suco, refrigerante ou água durante as refeições, cortesia de duas crianças até 12 anos, complexo de esportes e lazer para todas as idades e estacionamento. Na quinta-feira (18), o restaurante vai oferecer um jantar temático com cozinha show Americana e Mexicana, no melhor estilo Tex Mex. Para o jantar de sexta-feira (19) o chef irá propiciar uma experiência mediterrânea com preparo especial da tradicional Paella Valenciana e para o sábado (20) o destaque fica com a cozinha brasileira com pratos como Costela de chão e farofa. No domingo de Páscoa o almoço é para toda a família e contará com um preparo especial do Dourado Assado e Carré de Cordeiro. Os restaurantes estarão abertos para hóspedes e visitantes e os valores são de R$ 89,00 por pessoa, com bebidas à parte. Crianças de 0 a 5 anos não pagam e crianças de 6 a 12 anos pagam 50% do valor. Reservas: (45) 3521-3900 ou  reservas.cataratas@bourbon.com.br

    Em Foz do Iguaçu no Mabu

    O feriado de Páscoa vai ser de encanto e diversão no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR), de 19 a 21 de abril. O resort preparou para o período uma programação direcionada para toda a família. Veja a seguir a programação de Páscoa:

    Sexta-feira (19): check-in animado, festa Holi Party (festa das cores); jantar Mediterrâneo com música ao vivo.

    Sábado (20): jantar árabe com dança do ventre e luau na praia termal - com música ao vivo.

    Domingo (21): caça aos ovos de Páscoa, missa de Páscoa e diversas atividades, entre elas, estão: oficinas de slackline e de drinks, clínica de tênis, tapetão doidão e aula de muay thai.

    Além de tudo isso, os hóspedes podem curtir todos os dias o complexo de piscinas e praia de águas termais do Mabu Thermas, SPA, gastronomia, e o mais novo parque aquático do sul do Brasil – que está situado ao lado Mabu Thermas Grand Resort. As reservas podem ser feitas por meio do site: www.hoteismabu.com.br. O Mabu Thermas oferece cortesia para duas crianças até 8 anos de idade no mesmo apartamento dos pais (mediante disponibilidade e capacidade). Informações (45) 3521 2000

    Em Itacaré(BA) no Txai

    O feriado de Páscoa é a oportunidade para desembarcar em um destino único e viver uma experiência inesquecível. Em meio a uma área de proteção ambiental, o Txai Itacaré, um dos resorts mais exclusivos do país, é um verdadeiro paraíso para quem deseja dias de tranquilidade em um cenário incrível.

    O período de 17 a 21 de abril oferece hospedagem com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar, exceto bebidas alcoólicas e não alcoólicas), além de transfer regular do Aeroporto de Ilhéus | Txai Resort | Aeroporto Ilhéus. Os valores iniciam em R$ 9.835 + taxas (três noites) e R$ 11.730 + taxas para quatro noites, com parcelamento em até 3 vezes no cartão de crédito, ou 5% de desconto para o pré-pagamento integral via depósito bancário até dois dias após efetuada a reserva. Uma criança de até doze anos na mesma acomodação dos pais será cortesia.

    O resort também oferece condição especial de upgrade de uma categoria, garantido no ato da reserva, para a categoria seguinte.  Informações: (11) 3040-5010 / (73) 2101-5000 Email: central.reservas@txairesorts.com 

    Em Monte Verde (MG) no Hotel Saint Michel

    Localizado em Monte Verde, em meio a Serra da Mantiqueira, o Hotel Saint Michel é um verdadeiro refúgio. A propriedade de traços arquitetônicos europeus é convidativa para curtir a dois, além de guardar espaços perfeitos para quem viaja em família ou com amigos.

    Com aconchegantes apartamentos, além de belos chalés privativos, o hotel também oferece opções de hospedagem para um número maior de pessoas, incluindo acomodações com dois ou três andares. Há varandas, lareira, ofurô, hidromassagem dupla e produtos L’Occitane. Entre 18 e 21 de abril, o hotel oferece hospedagem para duas pessoas em suas suítes, a partir de R$2.369 e café da manhã incluso.

    Em Curitiba no Grand Hotel Rayon

    O restaurante Garbo, do Grand Hotel Rayon (Rua Visconde de Nacar, 1424 - Centro), preparou um brunch exclusivo para esta Páscoa, servido no domingo, dia 21 de abril. O menu começa com uma grande variedade de antepastos, saladas, queijos e frios. Dentre os pratos principais, opções como o Bacalhau Espiritual, a Paella Valenciana, o Leitão Assado e o Mignon ao Molho de Vinho. Outro destaque é a estação de gastronomia asiática assinada pelo renomado chef Kazuo Harada, do HAI YO. "Preparamos o melhor da gastronomia contemporânea para que a Páscoa no Rayon seja uma experiência memorável", explica Fernanda Assis, gerente de planejamento estratégico e marketing do hotel. O brunch vai contar também com uma estação de chocolate, além de um completo buffet de sobremesas, com bolo e brownie de chocolate,éclairs, macarons, crème brûllée, pudim e muitas outras opções. E é claro que os tradicionais ovos de Páscoa e a colomba pascal não poderiam ficar de fora - eles completam o menu e decoram o restaurante para a data.

    A fim de entreter os pequenos - e deixar que os adultos aproveitem todas as delícias - uma equipe de recreação vai realizar uma série de atividades lúdicas e divertidas. O valor do brunch - que acontece das 12h às 15h - é de R$110 por pessoa (crianças até 6 anos não pagam, de 7 a 12 anos pagam apenas 50%). O estacionamento e as bebidas são cobrados à parte. Reservas (41) 3532-0150 ou reservas@grandhotelrayon.com.br

    Em Curitiba no Velho Oriente

    Agora quem quiser viajar pela deliciosa culinária árabe sem sair de Curitiba, a pedida é o Restaurante Velho Oriente, com 18 anos de história e tradição em Curitiba, vai oferecer a incrível Mesa Gastronômica Libanesa. Um banquete que faz fusão dos pratos tipicamente libaneses com novas e saborosas iguarias, que custa R$65 por pessoa. Crianças até 12 anos pagam meia refeição. O cardápio promove uma mistura de receitas tradicionais com outras que poderão variar respeitando a sazonalidade e valorizando o pequeno produtor rural. Uma enorme variedade de pratos árabes com os clássicos presentes — esfirras, quibes quentes e crus, suculentas caftas de cordeiro, todas as pastas ou mezzes, saladas variadas, falafel, couscous, arroz com lentilha e aletria e por aí vai. Pratos típicos libaneses servidos em sistema de buffet em uma mesa central no restaurante. Vale dizer ainda que as sobremesas fazem parte do menu, como o pudim de pistache e a baklawa. Para o almoço de Domingo de  Pascoa será servido pratos especiais a base de bacalhau e de cordeiro. A Mesa Gastronômica servida entre 11h30 e 15h30. Informações (41) 3343-2007

  • GASTRONOMIA

    Feijoadíssima do Mabu volta no sábado!

    Feijoadíssima do Mabu volta no sábado!
    Os ingredientes da feijoada são servidos em panelas diferentes (Foto: Divulgação)

    A tradicional Feijoadíssima do Hotel Mabu está de volta neste sábado, dia 13, do meio-dia às três da tarde. – com todo o seu sabor. A Feijoadíssima já é um ponto de encontro oficial na capital paranaense e tem como um dos seus diferenciais a forma como é servida: cada caldeirão apresenta apenas um único ingrediente da receita original, possibilitando, dessa forma, que os clientes escolham o que mais gostam. O buffet ainda contempla diversos pratos como arroz, couve, bisteca de porco, laranja, farofa, torresmo, linguiça, caldo de feijão, pão de queijo e saladas; e uma variada mesa de sobremesas. Para oferecer mais comodidade, o estacionamento com manobrista é cortesia do hotel, conforme disponibilidade, e há cortesia no almoço para crianças de até sete anos, acompanhadas de adultos pagantes. Para mais informações, o contato do hotel é: (41) 3219-6000. O valor da Feijoadíssima é de R$65 + 10% de taxa de serviço (crianças até sete anos de idade, acompanhadas de adultos pagantes, têm cortesia; de 7 a 12 anos tem 50% de desconto). A Brasserie As Quatro Estações, do Mabu Curitiba Business, fica na rua XV de Novembro, 830 (em frente a Praça Santos Andrade).

  • TURISMO

    Caravanas para o 25º Salão Paranaense de Turismo

    O 25º Salão Paranaense de Turismo, que nessa edição comemora seu Jubileu de Prata e acontece dias 3 e 4 de maio no Expo Unimed Curitiba, abriu as inscrições para as concorridas caravanas, preferidas por centenas de agentes de viagens que prestigiam todos os anos o evento mais tradicional do segmento no Estado.

    São quatro rotas, mas sua confirmação é condicionada ao número mínimo de 30 inscritos. A primeira tem saída prevista de Maringá. Passa ainda por Apucarana, Londrina, Imbaú e Ponta Grossa. A segunda saí de Foz de Iguaçu e passa em Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati. A caravana que saí de Florianópolis contempla ainda as cidades de Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville. Santa Catarina conta ainda com duas saídas paralelas: de Blumenau e de Jaraguá do Sul. Por último, a caravana que vem do Estado mais distante, sai de Porto Alegre. Todas têm previsão de retorno dia 4 de maio, ao final do evento.

    O valor do investimento para agentes de viagens participantes é mais que especial. Para associados ABAV R$ 25 e para não associados R$ 50. Incluso translado e hotel. Mas atenção, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas somente até o dia 18 de abril, diretamente no site www.salaoparanaense.com.br.

    Para quem tiver dúvidas, só entrar em contato com o e-mail atendimento.pr@abav.com.br ou telefone 41 3223 3411. O Salão Paranaense de Turismo tem idealização, promoção e organização da ABAV-PR - Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná.

    Depois da confirmação dos “Painéis de Turismo Religioso”, “Turismo Náutico”, “Turismo, Eco Turismo e Aventura” e “Negócios e Eventos”, quatro importantes palestras ganham espaço dentro da programação oficial do 25º Salão Paranaense de Turismo, agendado para os dias 3 e 4 de maio, no Expo Unimed Curitiba.

    Todos vão acontecer em sequência, dia 3, na sexta-feira. Às 14h, Kelly Malheiros fala sobre “Desafios da Gestão 2019: Cultura de Resultados, Liderança e Gente com Brilho nos Olhos”. Depois, 15h, William Villain discorre sobre um assunto que interessa a todos: “Case Digital no Turismo: Instagram e Youtube” e para fechar, 17h, Magda Nassar fala sobre “Mulheres no comando do Turismo Brasileiro”.

    Serviço

    25º Salão Paranaense de Turismo

    Dias 3 e 4 de maio de 2019

    No Expo Unimed Curitiba

    Idealização, promoção e organização ABAV-PR

    Mais informações através do 41 3223 3411 ou www.salaoparanaense.com.br

  • GASTRONOMIA

    Gastronomix encerra Festival de Teatro

    Gastronomix encerra Festival de Teatro
    O Museu Oscar Niemeyer vai abrigar o Gastronomix (Foto: Bárbara Magalhães)

    O Festival de Teatro está acabando... E a chave de ouro para o encerramento desse grande evento que movimenta Curitiba por quase duas semanas é o Gastronomix, uma simpática quermesse contemporânea que reune gastronomia e música, que acontece neste fim-de-semana no Museu Oscar Niemeyer - MON. Durante dois dias - sábado e domingo, das 11 às 18h. - a cidade se encontra por lá para experimentar vários pratos de chefs estrelados do Brasil e do Paraná. Os valores de cada prato variam entre R$15 e R$25.

    A "prata da casa" estará bem representada. O chef Paulo Hrushka, da Tartuferia San Paolo, prepara um prato especialmente pensado para o evento: “Nhoque Frito com Pato Confit ao Molho de Laranja em Trufas”. E já imaginou marisco e jamón junto de espaguete? Essa será a combinação apresentada pelo chef Lucas Cintra, do A Ostra Bêbada. Como um verdadeiro apaixonado pelos frutos do mar, seu “Espaguete de Marisco com Jámon” não poderia ficar de fora. Outro aguardado prato com frutos do mar é o “Bolinho de Siri com Farofa de Dendê, Banana e Pesto de Pimenta e Cachaça”, preparado pela experiente Dani Caldeira, do PF da Chef, em uma perfeita combinação da delicada carne de siri com insumos bem brasileiros. Seus acompanhamentos já se tornaram marca registrada da chef de cuisine, que é um grande sucesso na capital paranaense.

    A pioneira quermesse da alta gastronomia ao ar livre do Brasil tem curadoria do renomado chef Celso Freire que confirmou várias estrelas da culinária nacional e até internacional. Entre os chefs participantes já confirmados para a edição destacam-se:

    Arlette Eulert, do Matria Restaurante, de Lima, no Peru, escolhida por 594 conhecedores e críticos gastronômicos como a “Melhor Chef Mulher do Peru”, no Prêmio Summum.

    Marcos Sodré, do restaurante Sawasdee, do Leblon, no Rio de Janeiro, vencedor do prêmio Veja Comer & Beber de “Melhor Asiático” por cinco anos seguidos, assim como do prêmio Rio Show como ‘Melhor Oriental da Cidade”. Conhecido nacionalmente pela mistura única da gastronomia tailandesa com o estilo carioca, Sodré preparará seu “Nasi Goreng de Porco”: arroz frito com cogumelos, ovos, acelga e molho especial apimentado.

    Elia Schramm também foi anunciado. Nascido em Genebra, na Suíça, Schramm atua há anos do Rio de Janeiro e ganhou uma estrela Michelin enquanto chefiava a cozinha do restaurante Laguiole. Hoje, é responsável por várias operações, entre elas, o L’Atelier Mimolette, em Ipanema, que conta com um cardápio conhecido pelos clássicos da culinária francesa. Para Curitiba, o chef preparará a “Galinhada Francesa”, com o saboroso arroz de coq au vin.

    Kaká Silva, um dos pioneiros em gastronomia molecular no Brasil. Atuante em Brasília, formou-se em culinária francesa pela Le Cordon Bleu, na Inglaterra, e é idealizador do Gastronomy Lab, destinado à divulgação de artigos, notícias, receitas e apresentações de produtos da área, bem como um laboratório em que são produzidos produtos necessários para a aplicação de técnicas gastronômicas.

    Auricélio Romão, que vive no arquipélago de Fernando de Noronha há mais de 10 anos e que já comandou os conhecidos restaurantes Varanda, Pousada Zé Maria e Maravilha, trará um de seus pratos que explora ao máximo as cores da gastronomia brasileira. Como sua especialidade são os frutos do mar aliado a ingredientes regionais, ele apresentará o seu Arroz de Polvo Cacimba de Noronha.

    Os pratos no evento serão apresentados em louças da Oxford e talheres de inox, com preços entre R$10 e R$25. Os participantes poderão conferir também aulas com os chefs convidados durante o evento, com a participação de intérprete de libras. Entre as atividades culturais estão apresentações musicais, teatro para crianças e intervenções artísticas. O evento é destinado para toda a família, com amplo espaço Kids e é pet friendly. Acompanhe as novidades pelo site www.gastronomix.com.br e pelas redes sociais oficiais, no Facebook @gastronomixoficial e no Instagram @gastronomix_oficial

    Apresentadores, patrocinadores e apoiadores

    O Gastronomix tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado por Electrolux, com patrocínio de Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística, além de realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial e a Stella Artois como a cerveja oficial do evento.

    Serviço: Gastronomix 2019

    Museu Oscar Niemeyer - sábado e domingo, dias 6 e 7 de abril. Entrada R$12 (não consumível) + R$2 taxa administrativa. Ingressos: Antecipadamente pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, aplicativo: Festival de Curitiba 2019 e nas bilheterias do Shopping Mueller, ParkShoppingBarigui e durante o evento. Classificação: Livre

     

    Gastronomix: Nhoque Frito com Pato Confit, Espaguete de Marisco e Bolinho de Siri
    O Gastronomix, nos dias 6 e 7 de abril, das 11h às 18h, no MON (Museu Oscar Niemeyer), além das atrações internacionais, traz diversas revelações e destaques curitibanos.

  • ARTE

    Orquestra Mundana Refugi na Praça Santos Andrade

    É uma pena a praça Santos Andrade não ter um coreto pois a “Orquestra Mundana Refugi” vai se apresentar por lá. Atração musical do Festival de Curitiba, o grupo é formado por vinte músicos profissionais de várias partes do Brasil e do mundo com direção musical de Carlinhos Antunes. Durante o concerto os músicos vão utilizar instrumentos pouco conhecidos como kanun árabe, cítara de martelo, kanun turco e Bouzouki. No repertório a orquestra concilia temas tradicionais da Guiné, Irã e Congo com composições de Milton Nascimento ("Encontros e despedidas" e "Milagres dos Peixes"), Chico Buarque ("As Caravanas") entre outras. As apresentações - com entrada gratuita - acontecem sexta, às 19h, e sábado, às 16h.

    A Orquestra Mundana já fez centenas de concertos no Brasil e no exterior, com formações variadas: artistas da Índia, do Japão, do leste europeu, de diversos países africanos, do continente americano e de várias partes do Brasil. Com isso, a cultura brasileira se uniu a muitas culturas, revisitou suas raízes mais profundas, se aperfeiçoou, ganhou novos conceitos, influenciou outros povos e se fez presente no mundo.

    Um projeto de refugiados - Numa conversa informal com a assistente social e historiadora Cléo Miranda, na cidade de Paraty-RJ, o regente Carlinhos Antunes a convidou para que juntos, no aniversário de 15 anos da Orquestra Mundana, levassem adiante um projeto que tivesse como foco os refugiados e os novos imigrantes de São Paulo e que transcendesse a música, envolvendo os aspectos sociais e humanos que essa temática exige.

    Foram meses de preparação, conversas, debates, até que o Sesc São Paulo acolhesse o projeto Refugi. A parceria aconteceu em junho de 2017, no Sesc Consolação, que recebeu dezenas de refugiados e imigrantes em oficinas de música e dança, debates, encontros e concertos que duraram dois meses.

    O primeiro CD, gravado ao vivo em agosto de 2017, é fruto desse trabalho intenso que uniu muitas vozes e muitas mãos sem as quais ele não existiria. A antes Orquestra Mundana passou a se chamar Orquestra Mundana Refugi, com novos músicos vindos da Síria, Palestina, Congo, Guiné e Irã, França, China.

    Gravação de CD - Para celebrar quase dois anos de trabalho em muitas línguas e linguagens musicais, a Orquestra Mundana Refugi está gravando seu segundo CD com nove faixas. Caravana Refugi presta uma homenagem a Milton Nascimento e apresenta um novo arranjo para o tema Caravanas, de Chico Buarque, além de um rap palestino e um frevo composto pela Orquestra. A direção musical é do multiinstrumentista Carlinhos Antunes. Vozes e instrumentos como o kanun, acordeão, piano, violino, cítara chinesa, bouzouki e tantos outros dão vida a várias culturas.

    FICHA TÉCNICA

    Direção musical: Carlinhos Antunes. Arranjos: Carlinhos Antunes e Daniel Muller. Músicas: Músicos: Carlinhos Antunes - cordas e direção musical - Brasil. Abou Cissé - percussão - Guiné-Conacri. Beto Angerosa - percussão - Brasil. Claudio Kairouz - kanun árabe - Brasil. Daniel Muller - acordeon - Brasil. Danilo Penteado - piano - Brasil. Hidras Tuala - voz - Congo. Leonardo Matumona - voz - Congo. Luis Cabrera - saxofone - Cuba. Mah Mooni - voz - Irã. Maiara Moraes - flauta - Brasil. Mariama Camara - voz e percussão - Guiné-Conacri. Mathilde Fillat - violino - França.  Nelson Lin - cítara de martelo - Brasil/China. Oula Al-Saghir - voz - Palestina/Síria. Paula Mirhan - voz - Brasil. Pedro Ito - bateria - Brasil. Raouf Jemni - kanun turco - Tunísia. Thiago Daiello - Tchello - Brasil. Yousef Muzahem Saif - Bouzouki - Palestina.

  • LAZER

    Shopping Mueller homenagea Curitiba

    Shopping Mueller homenagea Curitiba
    Placa no Parque Barigui (Foto: Divulgação)

    Os curitibanos e turistas terão mais uma forma de mostrar seu amor por Curitiba. Hoje, 29 de março, em comemoração ao aniversário da capital paranaense, o Parque Barigui recebeu letras em caixa  com cinco metros de extensão com a inscrição “I’M CWB”, para que os visitantes possam fotografar e ter uma recordação da cidade. A homenagem faz parte da nova campanha institucional do Shopping Mueller. Durante o ano, o painel irá percorrer outros pontos turísticos da cidade. São eles: Jardim Botânico, Parque Tingui, Aeroporto e o Parque São Lourenço. A ação do Mueller é uma das maneiras de mostrar a conexão do tradicional shopping com a cidade de Curitiba. “Queremos acender em cada curitibano o orgulho que é fazer parte da cidade, com uma homenagem similar à encontrada em diversos locais do mundo” declara Ciro Gonçalves, coordenador de marketing do mall

    Além da homenagem a Curitiba, a letra “M” do painel apresentará estampas de três artistas curitibanos, que desenvolveram ilustrações mostrando, cada um, a sua visão de como é viver a cidade. Os artistas são: Rafael Silveira; Gustavo Caboco; e Rimon Guimarães. Além do painel na cidade, as ilustrações farão parte dos materiais institucionais e campanhas, ao longo do ano, do Shopping Mueller.

  • ARTE

    Regina Casé no teatro Guaira

    Regina Casé no teatro Guaira
    Regina Casé no Recital da Onça (Foto: João Pedro Januário/Divulgação)

    Depois de 25 anos longe dos palcos teatrais, a atriz e apresentadora Regina Casé retorna na montagem “Recital da Onça”, com arte visual assinada por Alberto Pitta, que conta a história de uma mulher que recebeu um convite de Harvard para criar um formato “pop” para palestras sobre literatura brasileira voltada para estudantes estrangeiros. O espetáculo está em cartaz na Mostra 2019 do Festival de Curitiba, com última apresentação hoje, às 21 horas, no Teatro Guaíra. Ainda tem ingressos!

    Em uma mistura de recital e monólogo, a personagem da atriz precisa ensaiar suas propostas antes da esperada viagem para Cambridge, a partir de textos de grandes autores da nossa literatura, em um processo de “ensaio”, com ajuda da plateia para escolher os textos mais adequados para essa missão. Ela também precisa enfrentar seu pavor de aeroportos, da tensa passagem pela imigração norte-americana e do clima congelante durante o inverno em Harvard.

    A mostra conta com texto de Regina Casé e de Hermano Vianna, direção de Estevão Ciavatta e Hamilton Vaz Pereira, seu parceiro no emblemático grupo Asdrubal Trouxe o Trombone. “É um recital com textos de diversos autores, costurados por impressões e emoções minhas. Converso muito com o público e ele me ajuda a construir o espetáculo. Estava morrendo de saudades dos palcos”, explica a atriz.

    A comédia literária “Recital da Onça” acaba se tornando uma radiografia da identidade nacional e do potencial do futuro brasileiro, também brincando com o lugar do Brasil no imaginário dos estrangeiros.
  • Hai Yo no Grand Hotel Rayon tem chef estrelado

    Hai Yo no Grand Hotel Rayon tem chef estrelado
    Cheesecake de tofu com sorvete de uva e calda de frutas vermelhas (Foto: Bárbara Magalhães)

    Uma das melhores surpresas dos últimos anos na gastronomia de Curitiba tem nome e endereço: Hai Yo, o novo restaurante oriental do Grand Hotel Rayon. Comandado pelo chef Kazuo Harada, que com apenas 35 anos já conquistou uma estrela no Guia Michelin por três anos consecutivos (em 2015, 2016 e 2017 por seu trabalho no Mee, restaurante do Copacabana Palace), foi eleito como um dos 10 chefs mais promissores do Brasil pela revista GQ e está entre os cinco melhores chefs do país segundo a Prazeres da Mesa. Agora ele está em Curitiba!

    O ambiente do Hai Yo é contemporâneo e a comida impecável. Mesclando o cuidado com a técnica e o uso de ingredientes frescos, o chef traz para o público pratos que o acompanham em sua carreira, como o Miso Steak Foie Gras (contra filé de Wagyu, foie gras, quiabo, cebolinha, beringela e molho miso picante - R$97), o Hong Kong Prawns (camarão com nozes caramelizadas - R$62) e o Crispy Sichuan Confit Duck With Pancakes (pato crocante a sichuan com panquecas chinesas - R$89). "O Hai Yo é um restaurante oriental tradicional com toques contemporâneos. A proposta do menu é oferecer uma viagem pela Ásia, com pratos da China, Japão, Tailândia, Vietnã e Malásia, por exemplo", explica o chef. 

    Além dos pratos quentes e do sushi bar, o restaurante conta com dois menus degustação: o Hai Yo (que propõe uma viagem por alguns países da Ásia e é composto por três entradas frias e sete pratos quentes - R$270) e o Omakase Itame (japonês, composto por três entradas e uma sequência de 11 nigiris - R$270).

    "Começamos esse projeto do zero e pensamos em todos os detalhes para proporcionar uma experiência gastronômica única. Me encantei por Curitiba e gostei muito do Grand Hotel Rayon. Além disso, carrego na bagagem boas histórias em restaurantes de hotéis. Estou muito animado e tenho certeza de que será um sucesso", revela Harada.

    O Hai Yo (nome de origem japonesa que significa “sim”) tem capacidade para 50 pessoas e décor moderno e intimista assinado pelo renomado arquiteto Eduardo Mourão. "Com mais esta opção de boa gastronomia, buscamos - além de proporcionar o melhor para nossos hóspedes - trazer o curitibano para o hotel e fazer com que ele vivencia aqui momentos especiais", afirma Marilis Borcath Faggiani, diretora executiva do Rayon. O Hai Yo está aberto de segunda a sábado, apenas para o jantar - das 19h às 23h30.

  • ARTE

    “Aquele que Cai” abre o Festival

    Hoje é a noite de abertura da 28ª edição do Festival de Curitiba – evento que ocorre até o dia 7 de abril - que traz a capital paranaense mais de 400 atrações culturais. Depois da cerimônia de abertura será apresentado o espetáculo “Celui qui Tombe – Aquele que Cai”, mostra do renomado artista francês Yoann Bourgenois. Amanhã a peça será apresentada para o público geral, no Teatro Guaíra.

    O Espetáculo

    Em uma plataforma de madeira de seis metros por seis metros, suspensa em dois metros, que desce, sobe, balança e gira em torno do seu eixo principal, seis bailarinos correm, andam, se rendem ao movimento em busca de formas, tanto individual como coletivamente, de se relacionarem com a força gravitacional existente. Ao invés de iniciar o movimento, cada um deles reage a ele. Yoann Bourgeois cria cada um de seus shows como um jogo para experimentar novos princípios físicos.

    Na performance, os “jogadores” trabalham contra forças centrífugas e centrípetas, tentando manter o equilíbrio, evitando ser o que cai (Celui qui tombe), tonando o espetáculo fascinante e esclarecedor, ágil, arrojado e com grande força poética. A turnê do espetáculo no Brasil tem apoio do Instituto Francês de Paris, da Embaixada da França no Brasil, do CCN2 - Centro Nacional de Coreografia de Grenoble,  e é realizada em parceria com Sesc São Paulo, Sesc Minas e Festival de Teatro de Curitiba. Depois de Curitiba o espetáculo será apresentado em Belo Horizonte e São Paulo.

    Formado em artes circenses, Yoann Bourgeois tem uma relação ambivalente com a queda, em que a regra é que ela é inaceitável, porém, muitas vezes, inevitável. As implicações políticas e éticas no espetáculo são bem sugeridas em uma beleza poética do próprio movimento, em que Bourgeois fomenta colocando seis homens e mulheres ao responder àquele estímulo, em uma dinâmica natural, de fenômenos físicos que existem na Terra, não controlados pelo homem, que geram uma reflexão interna de cada espectador, dentro desta luta pela verticalização.

    “Depois de ter passado pelo circo, pela dança e pela música, o meu trabalho teatral pode ser hoje considerado uma desconstrução de todos os seus elementos materiais (texto, luzes, ações, figurinos, som…) e a experimentação de novas relações entre esses elementos”, explica Bourgeois. 

  • GASTRONOMIA

    Festival BBQ Land vai oferecer três toneladas de carne

    Festival BBQ Land vai oferecer três toneladas de carne
    Serão servidos vários cortes de carne no festival (Foto: Munir Bucair Filho/Divulgação)

    Prepare os talheres e a fome, vem aí a segunda edição do Festival BBQ Land, no próximo sábado, dia 23, nas Mercês. O evento servirá três toneladas de carne em 27 estações durante 11 horas, no formato de open de churrasco e cerveja. O BBQ Land terá a participação de chefs de várias regiões do Brasil servindo todo tipo de cortes de carnes, como bovinos, suínos, aves e até mesmo exóticas como jacaré e búfalo. Um dos participantes confirmados é o mestre churrasqueiro curitibano Vinícius Felizardo, da OX Steakhouse, que levará ao evento o Butter Steak de chorizo.
    Este corte é uma releitura do NY Strip Steak, mas com o contra-filé maturado por 35 dias e temperado com flor de sal. O mestre churrasqueiro conta que a técnica começou a ser adotada há pouco tempo pela gastronomia. "Butter Steak é uma técnica diferente de maturação resgatada pelo dinamarquês Casper Sobczyk. Ela é diferente das adotadas atualmente, mas não é tão nova. A Butter Steak é um dry aged envolto na manteiga, onde a carne não tem contato com o oxigênio, mas continua com as enzimas trabalhando e quebrando as fibras. Isso dá um sabor e uma maciez incríveis", explica Vinícius Felizardo.
    O corte servido por ele acompanha um trio de batatas das variedades vinho, salsa e Monalisa gratinadas com molho velouté e parmesão. Já o prato completo é servido na OX Steakhouse com 400g de contra-filé acompanhado de arroz com ovos, bacon e cebola crocante e vegetais na parrilla. A OX Steakhouse fica na Al. Dom Pedro II, 390, Batel. Além do mestre churrasqueiro Vinícius Felizardo, o Festival BBQ Land 2019 terá a presença da chef paulistana Paula Labaki, servindo um curioso preparo de língua bovina; Helvécio Maciell, com cortes de carne de jacaré; e do argentino Chico Parrillero, com as panquecas de dulce de leche.
    “Uma das características do BBQ Land é a qualidade e quantidade, e todos podem ter certeza disso, pois serão diversos cortes preparados por grandes e renomados assadores e chefs, tudo isso regado com muita cerveja”, explica Bruno Neves, um dos coordenadores do BBQ Land, à produção do evento.
    Também estão confirmados os chefs Carlão Carvalho, finalista do programa de tevê BBQ Brasil, e Rodrigo Domingues (Tenente), participante de uma das edições do reality Masterchef Brasil.
    O BBQ Land 2019 terá, ainda, atrações culturais com música ao vivo, oficinas para adultos e crianças, espaço kids, exposição de carros e motos clássicos, e o BBQ Market, uma feira com artigos de churrasco.

    Serviço:
    BBQ Land 2019
    Sábado (23), a partir das 11h, nas Mercês
    Rua Marcelino Champagnat, 505 (antigo campus Champagnat da Universidade Tuiuti).
    Ingressos a partir de R$ 50 no site https://www.diskingressos.com.br/evento/9360/23-03-2019/pr/curitiba/bbq-land

    Classificação etária de 18 anos, menores só podem entrar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Quem faz o blog

DESTAQUES DOS EDITORES