Entre o ano passado e o começo deste ano os aplicativos de serviço deram um “boom” em Curitiba. Os que mais se destacam são relacionados a transporte e mobilidade. Mas há também emprego, saúde, impostos, descontos e uma série de outros públicos e privados. Além dos gigantes, mais baixados de todos os tempos, como de redes sociais ou serviços, como Google Maps e Waze, a chegada de startups, como Yellow, de compartilhamento de bicicletas e patinetes, e, em seguida, Grin, de patinetes, já se tornaram as sensações deste ano. Ambas, que se fundiram neste mês, integram um mercado que tende a crescer, a exemplo de outras grandes cidades do mundo. O ano começou o sucesso do aplicativo de saúde da prefeitura de Curitiba (Saúde Já) e de empregos para autônomos do governo do Estado (Paraná Serviços), que também oferece serviços prestados por profissionais cadastrados.

Em 2018, um dos aplicativos mais ativos foi da 99, que oferece serviços de táxi e motoristas particulares, e é o principal concorrente da Uber. Taxistas lançaram há quatro meses o Unitáxi, em uma tentativa de unificar descontos, replicar serviços e competir com os já não tão novos concorrentes. A concorrência, que gera mecanismos cada vez mais úteis e atrativos, e até mesmo criam novas necessidades aos usuários, beneficia a população, que vê melhoria nos serviços por meio da tecnologia.

O poder público, por conta própria ou em parceria com empresas e startups, tenta acompanhar a evolução. Em Curitiba, o Vale do Pinhão, que é um o movimento para promover ações de cidades inteligentes, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento, lançou neste mês três aplicativos para smartphones que trazem serviços ao cidadão. “Está na palma das mãos das pessoas”, aponta Cris Alessi, presidente da agência. Os aplicativos estão dentro do pilar Articulação e Inovação, do Vale do Pinhão. Nesse conceito, a prefeitura conecta parcerias mantidas com startups, empresas e desenvolvedores estimulados a propor soluções para serviços ao cidadão. Os três aplicativos aforam desenvolvidos pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), que é uma organização social mantida com recursos municipais.

Segundo Cris Alessi, o lançamento consolida o perfil desenvolvedor da cidade. “Transformar serviços (de meios convencionais) para a internet, aproximo a prefeitura do cidadão através do smartphone, com aplicativos, como é o caso do Saúde Já. A gente está lançando agora no mês de março três aplicativos importantes. O aplicativo da Cidade, que vai ser um grande repositório; o aplicativo do Nota Curitibana; e o aplicativo da Central 156”, destaca.

O que existe e o que vem pela frente
Hoje, somente a Urbanização de Curitiba (URBS), tem seis aplicativos próprios. O Itibus, que relaciona linhas, rotas de ônibus, posição de pontos e veículos; o Boletim do Transporte, que traz informações relacionadas ao transporte coletivo de Curitiba; o Táxi Legal, com informações dos táxis de Curitiba; o Monitor Rod, com embarques e desembarques da Rodoviária; o Cartão Transporte, que emite extrato simplificado do cartão transporte; e o Especial, que oferece um sistema de serviços para o usuário com deficiência visual. 

Um aplicativo que está em desenvolvimento e que é esperado na cidade é o que promete Estar Eletrônico, no Estacionamento Regulamentado. Ainda não há um prazo para lançamento, mas o projeto está em andamento.

“A URBS está licitando uma plataforma para o Estar Eletrônico e para Bilhetagem que é ampla. A ideia é que ela possa aceitar outros aplicativos de qualquer empresa. Esse trabalho de abrir informação da prefeitura para empresas da cidade tem acontecido bastante. O Open Day, por exemplo, um evento mundial de dados abertos que aconteceu em março, é feito pelo Cold Four Curitiba, e uma das discussões foi transparência de dados de dinheiro público a partir de dados abertos; e melhoria de calçadas na cidade a partir de dados abertos também”, afirma.

O pequeno desenvolvedor que quer participar dessas concorrências deve procurar a Agência Curitiba. “A gente está trabalhando em capacitação para ensinar pequenos desenvolvedores e pequenas empresas a participarem de concorrências para a prefeitura. Muitas licitações que a gente abre dão desertas porque as grandes empresas não se interessam. Só que seria muito bom que pequenas empresas participassem”, afirma Cris Alessi.

Destaque, modelo da UFPR já foi copiado por outros
Outro aplicativo de destaque no Paraná lançado no fim de 2018 foi o +UFPR, da Universidade Federal do Paraná. A versão atualizada do app traz funcionalidades inéditas, como espaço para postagem de mensagens aos vestibulandos, sincronizado com as redes sociais da UFPR, e notícias da instituição.

Os usuários também podem conferir o edital, dicas e o resultado do processo seletivo. A tecnologia foi copiada por outras instituições e tem sido referência no país, principalmente nos quesitos segurança e confiabilidade das informações.

Exemplos de aplicativos que fazem sucesso em Curitiba
– Saúde Já – Agendamento de primeiro atendimento em Unidade de Saúde de Curitiba.
– Paraná Serviços – Contato entre trabalhadores autônomos prestadores de serviços e pessoas que desejam contratar
– +UFPR – Edital, dicas e o resultado do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná. Versão atualizada traz espaço para mensagens aos vestibulandos e notícias da instituição
– Central 156 (ainda será lançado) – Comunicação entre a população e a prefeitura para informações, solicitações e serviços
– Nota Curitibana (ainda será lançado) e Nota Paraná – Programas que incentivam emissão de nota fiscal com descontos em impostos e sorteios de prêmios
– Unitáxi – Serviço que tenta equiparar benefícios dos apps de motoristas particulares e oferece as vantagens do táxi, com preço próximo por não ter Bandeira Dois e nem taxa de retorno
– Yellow – Compartilhamento de patinetes elétricos e bicicletas convencionais sem estação
– Grin – Compartilhamento de patinetes elétricos
– 99 – Serviços de táxi e motoristas particulares, e é o principal concorrente da Uber
– Itibus – Relaciona linhas, rotas de ônibus, posição de pontos e veículos
– Boletim do Transporte  – Informações relacionadas ao transporte coletivo de Curitiba
– Táxi Legal – Informações dos táxis de Curitiba
– Monitor Rod – Embarques e desembarques da Rodoviária
– Cartão Transporte – Emite extrato simplificado do cartão transporte
– Especial – Oferece um sistema de serviços para o usuário com deficiência visual
– Estar Eletrônico (ainda será lançado) – Deve substituir o talão de Estacionamento Regulamentado em Curitiba