Delegado Matheus Laiola da DPMA

Com cerca de 77 mil seguidores no Instagram e 90 mil no Facebook, o delegado Matheus Laiola à frente da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Estado do Paraná tem feito durante a pandemia lives diárias contando como foi o seu dia, em geral sobre as diligências que faz com a equipe da delegacia para a apuração de denúncias de maus-tratos contra animais, a maioria cães, em Curitiba e Região Metropolitana. A atuação diária tem mostrado a importância do recebimento de denúncias e as condições muitas vezes inacreditáveis e de crueldade de animais, que são submetidos muitas vezes por aqueles que o consideram seus pets ou por proprietários de canis. Laiola ganhou repercussão nacional com o caso da rinha de pit bulls de Mairiporã, no interior de São Paulo. E segue participando de casos de grande comoção popular como o do “desafio da farinha”, em Maringá, feito por uma tutora com seus dois cães da mesma forma que a brincadeira é feita com gente, que “afoga” participantes num prato de farinha.

Recentemente ao investigar um vídeo com adolescentes que davam maconha a um gato, encontraram na residência do grupo um poodle que estava com uma lesão no olho, sem comida e água, e parecia estar sem banho desde que nasceu, tamanho eram os nós no pelo do animal. Outro caso recente que já ganhou um antes e depois emocionante, é o do pit bull encontrado amarrado em uma corrente num ferro velho, desnutrido, com lesões na pele e bastante debilitado. Na apreensão deste e de outros cães, a DPMA tem contado com a parceria do Instituto Fica Comigo, em Curitiba, e de outras ongs. Além de fazer lar temporário, as ongs têm se encarregado do tratamento veterinário e adoção dos animais. Muitas delas acompanhadas pelo delegado.   

Além de sua função à frente da DPMA, o policial tem constantemente participado de ações de solidariedade com a entrega de ração para ajudar animais abandonados ou que pertencem a protetores independentes sem condições financeiras. A Casa do Produtor, em Curitiba, tem sido uma das parceiras destas ações com a doação de vários quilos de ração.  Sem esquecer dos humanos, que também ganham alimentos e cestas básicas. Para quem gosta dos bichos, cada dia relatado pelo delegado nas lives e vídeos divulgados pelas redes sociais é de muita emoção e também de muita revolta de seus seguidores pelas atitudes criminosas que seres humanos impõe aos animais.

O blog Papo Pet conversou com o delegado para saber como denunciar maus-tratos a animais. Com a pandemia ele conta que aumentaram as ligações sobre abandono e que na maioria dos casos de maus-tratos as denúncias se referem a casos envolvendo cães e algumas poucas de cavalos.     

Blog Papo Pet: O que são maus-tratos?

Delegado: São considerados maus-tratos qualquer ação ou omissão que provoque dor ou sofrimento ao animal. Para denunciar, é importante ter fotos ou vídeos dos animais nessas condições. Na impossibilidade de registro de imagens, é importante ter uma testemunha.

Blog Papo Pet: Como denunciar?

Delegado: Para denunciar basta ligar para o Disque Denúncia da Secretaria de Segurança do Estado Paraná pelo número 181, em âmbito estadual. Tudo de forma sigilosa e anônima. Também é possível fazer a denúncia pelo www.181.pr.gov.br No site é possível anexar as imagens e com o número de protocolo acompanhar o caso.  Em Curitiba, a denúncia pode ser feita diretamente à Rede de Proteção Animal pelo número 156.

Blog Papo Pet: É possível acionar o 190?

Delegado: Se estiver ocorrendo flagrante delito sim. Pode ligar 190 para acionar a Polícia Militar. Ou também é possível chamar a Guarda Municipal ou Polícia Civil.

Blog Papo Pet: É possível entrar numa residência particular para retirar um animal?

Delegado: O Poder Judiciário tem considerado legal um particular entrar numa residência em situações extremas e resgatar um animal. Mas a orientação é sempre de chamar o apoio policial e fazer registro de toda a ação.

Blog Papo Pet: Como segue o processo após a ação da DPMA?

Delegado: Autuamos em flagrante o tutor, é dada voz de prisão e ele é levado para delegacia onde assina um termo de comparecimento à audiência no Fórum, por se tratar de um caso de menor potencial ofensivo. Em situações de flagrante, o animal é retirado do tutor.   

A maioria das denúncias procede?

Delegado: Não, 70% são improcedentes. Muitas relacionadas a brigas entre vizinhos por causa de barulho e outros problemas de convivência.

DOAÇÕES  – Quem quiser colaborar com as ações da DPMA é possível doar ração. Basta entregar na própria delegacia no Parque Barreirinha, na Avenida Garibaldi 5941, em Curitiba.