No ano de sua estreia como sede brasileira do maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, Curitiba recebe reconhecimento e prêmios por iniciativas inovadoras destinadas a melhorar a vida dos cidadãos. Apenas em setembro, duas distinções foram conferidas à cidade. Curitiba é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, ultrapassando São Paulo, segundo o ranking elaborado pela empresa Urban Systems. O aplicativo Saúde Já, desenvolvido pela Prefeitura, recebeu o Latam Smart City Awards 2018, na categoria Transformação Digital, na cidade mexicana de Puebla, durante o Smart City Expo Latam Congress.

Selecionado entre mais de 70 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos, o aplicativo Saúde Já reduziu a fila na marcação de consultas em postos de saúde. Ao todo, já foram mais de 298 mil consultas marcadas.

"Com soluções locais que melhoram a vida do cidadão, Curitiba apresentou suas credenciais de cidade inteligente aos cinco mil participantes do Brasil e de outros países durante o Smart City Expo Curitiba 2018, que realizamos em fevereiro e que já tem a segunda edição marcada para março de 2019", lembra André Telles, diretor de marketing do iCities. Empresa pioneira no Brasil em projetos inteligentes para cidades, o iCities tem a chancela da FIRA Barcelona, consórcio catalão que promove eventos em várias cidades do mundo para fomentar iniciativas transformadoras e sustentáveis.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, irá a Barcelona em novembro. Ele integrará a missão Barcelona Smart City Week, promovida pelo iCities, para uma imersão em debates e visitas técnicas que serão realizadas durante o Smart City Expo World Congress, o maior fórum mundial sobre cidades smarts.

Entre os dias 10 e 18 de novembro, o grupo de convidados, que inclui representantes de outros municípios brasileiros, também participará de evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e de visitas às empresas Cisco, Indra e Microsoft.

A missão é preparatória para o Smart City Expo Curitiba 2019. A segunda edição ocorrerá entre os dias 20 e 22 de março do ano que vem, reunindo palestrantes internacionais e em congresso e uma exposição com cases de soluções inteligentes. O evento será novamente no Expo Renault Barigui.

América Latina e Ásia

O Smart City Expo, criado pela Fira Barcelona em 2011 e realizado em nove países, está se consolidando na América Latina e crescendo nos países asiáticos. Em 2018, Curitiba tornou-se a sede do evento no Brasil, reunindo 87 convidados e 5,5 mil pessoas em torno do debate sobre "A inovação como motor de desenvolvimento econômico". Agora em setembro, a terceira edição do Smart City Expo Latam atraiu 12 mil visitantes e profissionais na cidade mexicana de Puebla, tornando-se o maior evento sobre o tema na América Latina.

Também em setembro, mais de seis mil delegados de 20 países são esperados em Jaipur para o Smart City Expo India. A conferência discutirá soluções para os desafios que as cidades enfrentam em termos de eficiência, planejamento urbano e desenvolvimento social e econômico na era global.

O evento de três dias será realizado no centro de convenções do JECC em Sitapura. Vários prêmios serão dados às novas startups, empresários, inovadores digitais, centros de pesquisa, universidades, representantes da sociedade civil, ONGs, consórcios dos setores público e privado e ativistas sociais com ideias, visões e soluções inovadoras para a gestão e desenvolvimento de áreas urbanas e semi-urbanas.

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades têm um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância estão a responsabilidade da vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.