Divulgação – André Aguiar

A Inspira Rede de Educadores realiza no próximo dia 20 de setembro o evento “A Educação para o aluno do século 21” com o professor e historiador Leandro Karnal. Ele abordará detalhes de como é a tarefa de educar no “mundo líquido” atual que nos encontramos. O evento é gratuito e está agendado para iniciar às 19h30, na Ópera de Arame. Pais de alunos da rede, professores, profissionais da educação e comunidade em geral podem participar. As inscrições podem ser feitas através do site https://www.sympla.com.br/educacao-com-foco-no-aluno-do-seculo-xxi__638530 ou pelo telefone das recepções das escolas da Inspira.      

Com o tema “Educando no Mundo Líquido”, Karnal irá relacionar os conceitos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman com o futuro da educação. De acordo com Bauman, a sociedade vive a chamada “modernidade líquida”, em que pouco foi feito para durar e tudo é efêmero. Os jovens, que já nascem conectados, vivem isso diariamente e não raramente as pessoas estão num lugar com o corpo, mas parte da consciência está em outro.

 
É diante desse contexto e da necessidade de como a educação, tanto por parte dos professores e dos pais, deve se reinventar, que Karnal irá subir ao palco na próxima sexta-feira. “Com esse excesso de informações que assola a sociedade, é necessário atuar e refletir diante deste contexto. A educação precisa olhar para essa realidade e refletir a respeito disso”, afirma o CEO do Inspira, André Aguiar.

 

Aguiar também ministrará uma palestra intitulada “Foco no aluno do século 21”, em que fará um apanhado histórico da educação e mostrará os passos que precisam ser traçados por pais e professores. “A maneira de ensinar não muda há séculos. As escolas precisam evoluir e trabalhar de forma diferenciada”, aponta.

 

Inspira – A Inspira Rede de Educadores já é uma das referências em educação no Brasil em gestão e excelência acadêmica. Atua em quinze escolas e atinge oito mil alunos apenas em Curitiba e região metropolitana. Está no mercado desde novembro de 2017 e atua na gestão das escolas com a premissa de tratar o ensino de forma ampla e preservar a identidade de cada estudante e instituição, respeitando as características de cada localidade em que atua. Além do Paraná, a Inspira está presente em Belém, capital do Pará. Em Curitiba e região metropolitana fazem parte da rede o Curso e Colégio Acesso (9 estabelecimentos); o Curso Apogeu e o colégio Stella Maris, com uma unidade cada um; a Escola Dominus e o Top Gun, com dois estabelecimentos inseridos no Inspira. Os donos dessas instituições passam a ser, também, sócios do Inspira.