A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem suspeito de induzir pessoas a realizar transferências de seus veículos, acreditando que estavam realizando a venda deste, porém nunca recebiam o pagamento integral devido. O indivíduo é proprietário de uma loja de automóveis situada no bairro Batel, em Curitiba, e teria causado um prejuízo de mais de R$ 870 mil às vítimas. O mandado de prisão foi cumprido na quarta-feira (20).

Até o momento 23 vítimas registraram boletim de ocorrência contra o homem. Todas relatam que teriam sido abordadas por funcionários do indivíduo nas redes sociais, após anunciarem seus carros para a venda. 

As vítimas disseram que a pessoa que entrava em contato com elas afirmava ter um comprador interessado no veículo. Após isso, solicitava que o carro fosse levado à loja para realização de vistoria e posteriormente mostrado para o possível comprador. 

Nesse momento as vítimas seriam induzidas a assinar contrato de intermediação de venda do veículo e procuração para transferência deste em cartório. Elas alegaram receber um valor simbólico como sinal e a promessa de que o restante do valor seria pago em 15 dias, entretanto todas relataram que isso não ocorreu. 

De acordo com as investigações, a loja foi inaugurada em julho de 2020. Há vítimas que alegam que no mês de setembro já não receberam pela então venda de seus automóveis. 

Os veículos das vítimas foram bloqueados administrativamente junto ao Departamento de Trânsito do Paraná, para evitar novas transferências e que outras pessoas de boa fé sejam envolvidas no crime. 

O proprietário da loja foi indiciado por estelionato.