Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu oito integrantes de uma associação criminosa ligada a crimes contra o consumidor, em Curitiba e Região Metropolitana, na manhã desta terça-feira (7). Entre os presos estão cinco mulheres, sendo a proprietária, a gerente, funcionária e ex-funcionária de uma rede de óticas. Além de três homens, sendo um proprietário e dois optometristas. A dona da rede de óticas já tinha sido presa pelo mesmo crime em 2011.

A investigação começou há sete meses depois de dezenas de consumidores registrarem boletim de ocorrência alegando problemas com os óculos comprados. Cem mil armações de óculos irregulares foram apreendidas durante a ação deflagrada em nove lojas distribuídas, grande parte, na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Além de usar produtos de baixa qualidade, contrabandeados, os optometristas receitavam o grau errado, principalmente para idosos, para economizar na lente.

Mais de 40 policiais civis participam da operação. Durante as diligências, ainda foram cumpridos 17 mandados de busca e apreendidos dois carros de luxo na casa da proprietária da rede de óticas, no Batel,  centenas de óculos e máquinas de cartão.  

A PCPR identificou os criminosos e os detalhes da ação da organização criminosa após oito meses de investigações de alta complexidade. Entre os crimes investigados estão estelionato, indução do consumidor a erro e crimes contra a saúde pública. As investigações mostraram que entre os consumidores mais atingidos estão os idosos.

Além da PCPR, participaram da ação o Procon, a Associação Brasileira de Combate à Falsificação e a Secretaria de Urbanismo.

O Escritório Elias Mattar Assad & Advogados Associados, assumiu a defesa das partes investigadas e encaminhou nota à imprensa. “A defesa registra que a operação policial foi desproporcional aos supostos fatos narrados e que está requerendo judicialmente a liberdade dos investigados. Ficará provada a inocência na sequência do processo”, diz a nota, assinada pelos advogados Elias Mattar Assad, Louise Mattar Assad e Eliziane Cristina Malu.