Arquivo/PMPR

A Operação Tiradentes, desencadeada em todo o Paraná na quarta-feira (24) pela Polícia Militar, resultou em 12.349 pessoas abordadas, 113 prisões e apreensões de suspeitos, 16 veículos recuperados, cinco armas de fogo e 67 munições retiradas de circulação. O balanço é das 24 horas de atividades ininterruptas de abordagens, fiscalizações e ações preventivas desencadeadas por aproximadamente três mil policiais militares empregados na megaoperação, que também foi feita em outros estados brasileiros.

O reforço de policiamento ocorreu a partir de 7 horas de quarta-feira (25/04) e seguiu até às 7 horas desta quinta-feira (25/04). O balanço da PM das 24 horas de atividades demonstra ainda que 650 pessoas receberam atendimento da Polícia Militar com o registro em Boletim de Ocorrência. De acordo com o Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais, o resultado demonstra a confiança da população na Corporação, com dezenas de casos atendidos. “O nosso intuito é sempre oferecer melhor serviços de segurança pública aos cidadãos paranaenses”, disse.

Além de prisões e apreensões, a operação também contou com ações de fiscalização de trânsito em rodovias estaduais e vias urbanas. Durante as abordagens preventivas as equipes policiais recuperaram 16 veículos roubados ou furtados, que puderam ser devolvidos aos proprietários, e apreenderam, removeram e retiraram 179 veículos que foram flagrados em irregularidade.

As abordagens das equipes policiais em todo o estado contribuíram ainda para a localização de pessoas que possuíam mandados judiciais em aberto. Nas 24 horas de operação foram encaminhadas oito pessoas nessa condição. No campo de apreensão de drogas, foram retiradas de circulação 46,8 quilos de maconha, 349 gramas de cocaína e 704 gramas de crack.

A operação Tiradentes é uma iniciativa do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG), entidade que representa as corporações militares estaduais de segurança pública. O objetivo da operação é reforçar a integração e coordenação entre as instituições a nível nacional, desencadeando ações de caráter preventivo para inibir crimes. Segundo o CNCG, em todo o Brasil foram empregados de mais 100 mil homens, 30 mil viaturas, 500 embarcações e 90 aeronaves em 24 horas de operação conjunta.

Ao todo, foram empregados aproximadamente três mil policiais militares e 1,2 mil viaturas de todas as unidades operacionais que atuam pelos seis Comandos Regionais da PM no estado. Incluem-se ainda os efetivos de unidades especializadas, cada uma atuando em sua área específica, para abranger ações de prevenção nas cidades, áreas rurais, matas e rios.