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Na manhã desta segunda-feira (11/02), a Polícia Militar do Paraná lançou o APP 190 – Emergência Paraná para o sistema iOS e também divulgou um balanço dos quatro meses de funcionamento do aplicativo, que está em uso em Curitiba e Região Metropolitana na versão para Android, lançada no início de outubro do ano passado. Cerca de 17 mil pessoas (sendo 83 com deficiência auditiva) já baixaram a ferramenta que busca agilizar o atendimento ao cidadão, acompanhando a evolução tecnológica.

“O aperfeiçoamento do aplicativo para o sistema iOS e os dados confirmam a política pública do governador em ter uma polícia de conectividade e com interação maior com a população paranaense. Por meio desta ferramenta, por exemplo, uma pessoa com deficiência fonoaudiólogica consegue interagir com a Polícia Militar, sem precisar de uma terceira pessoa com a capacidade de fala e audição para intermediar. Todos os outros cidadãos que usam o aplicativo também têm facilidade no repasse de informações, interação e agilidade, além do acompanhamento da ocorrência em tempo real”, destaca o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

Um comparativo de outubro a dezembro dos anos 2017 e 2018 e de janeiro de 2018 e 2019 aponta que houve redução no número de ligações recebidas pelo telefone de emergência 190 e também de ocorrências geradas após lançamento do aplicativo nas áreas atendidas, no dia 02 de outubro do ano passado. Além disso, em todo o período de funcionamento não houve trote ao 190 via aplicativo.

“Essas reduções devem-se ao fato de o solicitante entrar em contato uma vez só com a PM via aplicativo, após isso monitora sua ocorrência e vai conversando com o atendente 190, não necessitando estabelecer novo contato como é pelo sistema tradicional [o telefone 190], ou seja, é preciso ligar a cada vez que quer algum feedback sobre a solicitação”, explica o integrante Central de Operações Policiais Militares (COPOM), capitão Claudio Prus.

NÚMEROS – Desde o início do funcionamento do aplicativo no sistema Android até o dia 02 de fevereiro foram registradas pela ferramenta 1.429 ocorrências (sendo 1.092 por perturbação do trabalho ou sossego alheio, 59 pediram abordagem de suspeitos, seguido por lesão corporal/violência doméstica [49], assim por diante). O município que mais registrou ocorrências via aplicativo foi Curitiba com 976, depois Colombo com 92 e depois São José dos Pinhais com 81, seguidos por outros 13.

Se comparados os meses de outubro de 2017 e outubro 2018 houve redução de 12% no número de ligações recebidas pelo 190 e também de 12% no de ocorrências geradas. Isto é, caiu de 141.509 para 124.550 o número de ligações e de 32.102 para 28.405 o de ocorrências geradas. Se comparados o mês seguinte de cada ano, a redução foi de 11% para ligações recebidas (caiu de 147.234 para 131.131) e de 10% para ocorrências geradas (desceu de 33.077 para 29.700).

A maior redução, porém, foi registrada no comparativo dos meses de dezembro em relação ao número de ligações recebidas, ou seja, caiu de 156.093 para 128.782 (-17%). Já a redução do número de ocorrências geradas, na análise deste mês, foi de apenas 4% (caiu de 34.912 para 33.672). 

Para comparar os meses de janeiro, foram avaliados os períodos correspondentes dos anos de 2018 e 2019. O número de ligações caiu de 137.210 para 117.744 (-14%) enquanto as ocorrências geradas saíram de 31.256 para 31.052 (-1%). 

DOWNLOAD – A ferramenta foi idealizada pela PM e o projeto recebeu apoio técnico da Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) e da Diretoria de Pessoal (DP) da Corporação.

As pessoas podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus celulares, desde que tenham o sistema operacional Android e, a partir de agora, também iOS. Após baixar o aplicativo, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais (nome completo, RG, CPF, e-mail) e a partir daí será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.

“O aplicativo trouxe várias vantagens ao cidadão e é mais uma ferramenta oferecida que trabalha juntamente com o número de emergência 190”, descreve Prus.