divulgação – Primeiro debate

A eleição para prefeito de Curitiba terá hoje a segunda parte do debate entre os candidatos na Band TV. Nesse segundo confronto, vão participar Christiane Yared (PL), Goura Nataraj (PDT), Samara Garratini (PSTU), Zé Boni (PTC), Diogo Furtado (PCO), Caroline Arns (Podemos), Letícia Lanz (Psol) e Eloy Casagrande (Rede). A transmissão começa às 22h30.

O primeiro confronto ocorreu no dia 1º de outubro, sem a presença do prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM). Greca informou que não compareceria ao debate, alegando que o ambiente do confronto “não está de acordo com as normas de segurança sanitária” de prevenção ao Covid-19. No dia 27, o prefeito foi internado com uma pneumonia após ser testado positivo para o coronavírus. Ele recebeu alta no dia 30, após quatro dias internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, mas permanece em casa em isolamento.

Após as declarações de Greca, a emissora divulgou nota garantindo que o debate está sendo organizado dentro das regras de distanciamento social exigidos pela prefeitura “para a reabertura de feiras livres e comércio em geral e para o uso do transporte público”.

Ausente, Greca foi o principal alvo do primeiro debate. Desde o início, os candidatos criticaram políticas da atual gestão, a começar pela questão da pandemia do Covid-19, passando pelo transporte coletivo, pessoas em situação de rua, educação e gastos públicos.

Por lei, as emissoras de TV são obrigadas a chamarem todos os candidatos dos partidos que tenham pelo menos cinco deputados federais. Em Curitiba, por esse critério, as emissoras seriam obrigadas a convidar onze dos 16 candidatos a prefeito da Capital paranaense: Greca, Francischini, Christiane Yared, Goura, Paulo Opuszka, João Arruda, Letícia Lanz, Marisa Lobo, Camila Lanes, João Guilherme e Carol Arns. A Band, porém, decidiu convidar todos os concorrentes.