reprodução/Facebook – Greca: “ambiente apresentado não se coaduna

Em vídeo divulgado hoje nas redes sociais, o prefeito Rafael Greca (DEM) tentou hoje justificar a ausência no primeiro debate entre os candidatos à prefeitura da Capital nas eleições deste ano, marcado para o próximo dia 1º, na Band TV. Greca alega que o confronto não respeita as normas de prevenção contra o Covid-19, mesmo tendo sido dividido em dois dias, com a participação de oito candidatos em cada um deles. 

“Vocês sabem o quanto eu estimo a discussão das ideias, o debate político, de propostas. Depois de todas as recomendações do nosso criterioso comitê de técnica e ética médica, o ambiente apresentado não se coaduna, não está de acordo com as normas de segurança sanitária, com as distâncias respiratórias necessárias. Por isso, não participarei”, afirmou o prefeito. “Mas estarei nas redes sociais, e se disserem mentiras sobre mim direi verdades sobre eles”, avisou ele. 

A Band decidiu, após acordo com os candidatos, dividir o confronto em dois dias: 1º e 14 de outubro. O prefeito, a princípio, seria escalado para o primeiro dia. Houve sorteio para escolher os participantes dos dois dias.

No primeiro debate, a ser realizado no dia 1° de outubro, participarão Marisa Lobo (Avante), João Arruda (MDB), Renato Mocelin (PV), Paulo Opuszka (PT), João Guilherme (Novo), Camila Lanes (PCdoB) e Fernando Francischini (PSL).

Já no dia 14 de outubro, vão participar os candidatos Christiane Yared (PL), Goura Nataraj (PDT), Samara Garratini (PSTU) , Zé Boni (PTC), Diogo T. Hara Furtado (PCO), Caroline Arns (Podemos), Letícia Lanz (PSOL) e Eloy Casagrande (Rede). O debate será nos estúdios da televisão e transmitido ao vivo a partir das 22h45, com duas horas de duração.

Segundo o gerente de jornalismo da Band, João Azevedo, a divisão foi motivada pela pandemia, o grande número de candidatos e pela decisão de dar espaço a todos os candidatos. “Para que todos os candidatos possam passar a sua mensagem”, explica.

Por lei, as emissoras de TV são obrigadas a chamarem todos os candidatos dos partidos que tenham pelo menos cinco deputados federais. Em Curitiba, por esse critério, as emissoras seriam obrigadas a convidar onze dos 16 candidatos a prefeito da Capital paranaense: Greca, Francischini, Christiane Yared, Goura, Paulo Opuszka, João Arruda, Letícia Lanz, Marisa Lobo, Camila Lanes, João Guilherme e Carol Arns.

Azevedo confirma que a pandemia também pesou na decisão de dividir os confrontos. “Seria inviável fazer com dezesseis candidatos. Ou mesmo com onze”, avalia.

Assista o vídeo do prefeito abaixo: