Gaeco/MPPR – Armário atrás de espelho encontrado no banheiro do quarto de casal de endereço de Beto Richa em Porto Belo (SC)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná encontrou “esconderijos” nos banheiros de endereços do ex-governador Beto Richa (PSDB) e do empresário Jorge Atherino, presos no último dia 19 no âmbito da operação Quadro Negro, que investiga desvios de R$ 22 milhões de recursos para a construção e reformas de escolas estaduais. A informação foi revelada ontem pelo blog Contraponto, do jornalista Celso Nascimento. De acordo com os documentos do Gaeco, a operação de busca e apreensão em uma casa de praia de Richa no balneário de Porto Belo (SC), os agentes encontraram em dois banheiros diferentes da residência atrás do espelho “um espaço sem prateleiras, podendo ser guardado material neste ambiente”.

Os armários ficavam escondidos pelos espelhos nos banheiros do casal e de uma suíte de solteiro. 

Situação semelhante foi encontrada em um apartamento de Atherino – apontado pelo MP como “operador financeiro” do esquema – no bairro Cabral em Curitiba. “Durante as buscas foi encontrado na suíte do quarto do investigado José Atherino atrás do espelho da banheira uma porta, a qual dava acesso a um espaço sem prateleiras e aonde fica o motor da banheira. Na parte de cima desse espaço é possível ter acesso ao teto de gesso, pois devido a forma de rebaixamento fica um espaço entre o teto e o gesso, podendo ser guardado material neste ambiente”, relataram os agentes à Justiça. 

A existência desses espaços teria sido relatada pelo ex-diretor da Secretaria de Estado da Educação, Maurício Fanini, delator do processo.