reprodução/Facebook/Dálie Felberg/Alep – Greca e Goura: prefeito e deputado estadual estão praticamente empatados em índice de popularidade na internet

O prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM) e o deputado estadual Goura lideram o Índice de Popularidade Digital (IDP) entre os concorrentes à prefeitura de Curitiba, segundo estudo da consultoria Quaest divulgado hoje pelo jornal Folha de São Paulo.  O IPD avalia o desempenho dos candidatos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.

Segundo o levantamento, Greca é o primeiro, mas por pouco e está praticamente empatado com Goura. Enquanto o índice obtido pelo prefeito é de 64,4 pontos, o do deputado do PDT é de 63.

O resultado chama a atenção, porque enquanto Greca é um político já estabelecido, Goura é uma das “caras novas” desta eleição. O prefeito está no segundo mandato no Executivo municipal, e já foi vereador, deputado estadual, federal, ministro e secretário de Estado, tendo uma carreira longa. Goura foi eleito pela primeira vez vereador em 2016, e conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2018.

Rivalizando o terceiro lugar estão Marisa Lobo (Avante), com 53,8 e Delegado Francischini (PSL), com 50,8.

São monitoradas seis dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, Youtube e Wikipedia).

Um modelo estatístico pondera e calcula a importância de cada dimensão, e os candidatos analisados são posicionados em uma escala de 0 a 100, em que 100 representa o máximo de popularidade.

Os valores são uma média móvel de 5 dias, recurso estatístico que atenua números isolados que fujam do padrão. Ela é calculada somando o resultado de cinco dias seguidos e dividindo por cinco.

No dia seguinte, é acrescentada a informação do período mais recente e excluído o dia mais antigo para o novo cálculo da média.