O sambista Martinho da Vila solicitou na tarde de ontem uma autorização para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba. O sambista enviou um e-mail à juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal da capital paranaense, com o pedido oficial de visita para ele e sua esposa. Segundo o cantor «trata-se de uma visita de amizade, sem conotações políticas.». Em entrevista ao Uol, Martinho explicou que só quer «dar um abraço de conforto» no amigo. A última vez que Martinho da Vila falou com Lula foi quando o ex-presidente estava no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), horas antes de se entregar à PF. Os amigos falaram, no entanto, por telefone, já que o cantor mora no Rio de Janeiro.

Pedetistas acusam ´sabotagem` de irmão
O secretário geral do PDT do Paraná, Adalberto Grein, postou no Facebook um longo texto de indignação com a postura do senador Alvaro Dias (Podemos) em relação à candidatura do irmão, Osmar Dias (PDT), ao governo do Paraná. “Estou indignado em ver o Osmar tentando mover o mundo para apoiar o irmão Alvaro, pela unidade familiar e, o Álvaro, movendo o mundo para prejudicar o Osmar, ao ponto de apoiar o seu principal adversário, e colocar várias armadilhas no caminho para inviabilizar sua candidatura ao governo. Se temos um projeto viável, é ao governo, presidência é para alimentar egos. O candidato é vazio, um ator, sem conteúdo, fruto de maquiagens e, literalmente, plásticas, que dá a idéia de algo falso da percepção real”, postou ele. A postagem foi apoiada por diversos integrantes do PDT, que também acusaram Alvaro , pré-candidato a presidente, de complicar o caminho de Osmar. 

Os 6,3% de Alvaro
Em tempo, a pesquisa eleitoral do site Poder360, divulgada no fim de semana, colocou Alvaro Dias com a 6,3% da preferência do eleitorado na disputa presidencial. Um índice maior que o Geraldo Alckmin (PSDB), que apareceu com 5,5%, que andava sondando Alvaro para ser seu candidato a vice, o que foi negado pelo integrante do Podemos. ´Parece que o jogo mudou´, disse um correligionário de Alvaro.

Soavinski na Sanepar
 A governadora Cida Borghetti indicou Ricardo Soavinski para a presidência da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O anúncio foi feito ontem, no Palácio Iguaçu, na presença do ex-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.   Soavinski estava na presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade ligada ao Ministério do Meio Ambiente. Ele foi secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná entre 2015 e 2016. Também ocupou o cargo de secretário nacional de recursos hídricos.

De olho no embargo à carne de frango
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), determinou a constituição de uma Comissão Especial para discutir os embargos da União Europeia à carne de frango paranaense, após a apresentação de um requerimento de autoria do deputado Ratinho Júnior (PSD), subscrito por mais 17 deputados, durante a sessão plenária de ontem.  O objetivo é que o Poder Legislativo marque posição e faça uma manifestação firme e direta contrária ao veto europeu, uma vez que o Paraná é o principal criador e exportador nacional de frangos. “Determino, portanto, que a comissão seja constituída para que faça o devido acompanhamento deste assunto, que é de extrema relevância para o Paraná”, disse Traiano. Dos 20 frigoríficos atingidos pela medida, ao menos oito deles são paranaenses e podem sofrer um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão, além do total desestímulo para o segmento.