Divulgação / DEM – Greca e ACM Neto em Curitiba

O prefeito Rafael Graca (PMN) confirmou nesta sexta-feira (22) que irá se filiar ao Democratas (DEM) já no início do próximo mês, quando a cúpula nacional da legenda deve vir a Curitiba para o ato de filiação. O convite foi oficializado nesta sexta pelo prefeito de Salvador Antonio Carlos Magalhaes Neto, presidente nacional do DEM, em encontro com Greca e outras lideraças do partido na capital paranaense. Um novo encontro, com a presença do ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) e outros ministros, deve marcar a filiação de Greca no início da abril. 

Entre os motivos para escolha do partido está a próximidade do DEM com o governo federal do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e também pelo fato de o prefeito ter sido filiado ao antigo PFL (atual DEM). Greca militou na legenda de 1997 a 2003, ao lado do ex-governador Jaime Lerner.

O PMN não alcançou o número mínimo de parlamentares para cumprir a cláusula de barreira, o que impede que o partido receba recursos de fundos eleitorais, entre outras limitações. A mudança de Greca para um partido maior já era esperada. 

No início do ano, seu alinhamento com o vereador Sabino Picolo, que é presidente municipal do DEM, ficou claro no apoio do prefeito ao nome de Picolo para a presidência da Câmara de Curitiba. De acordo com Picolo, Greca conversa com o DEM desde antes da eleição municipal de 2016.

“O prefeito foi do PFL até 2003. A gente vem conversando com ele desde antes da eleição. Era já para ele disputar pelo DEM. Pelas circunstâncias acabou não dando certo. Agora, com o fortalecimento do partido, ele já estava decidido desde o ano passado. Ontem à noite em um encontro com o presidente nacional, eu também estava presente, assim como o presidente estadual, foi batido o martelo. Ele tem muitos conhecidos e companheiros no partido e está bem à vontade”, afirma. 

De acordo com integrantes do DEM ouvidos pelo Bem Paraná, Greca terá posição de liderança e “carta branca” para atuar na legenda. 

A troca de partido deve dar respaldo maior a Greca para concorrer à reeleição no ano que vem. Sua proximidade recente com o governador Ratinho Junior (PSD), que ficou evidente nos últimos dois meses com a liberação de quase R$ 150 milhões para subsidiar o transporte coletivo e recursos para pavimentação de ruas, condiciona Greca a largar em vantagem na disputa eleitoral de 2020. 

Levantamento divulgado nessa quinta-feira (21) pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre quatro candidatos na disputa pela prefeitura de Curitiba: o atual prefeito Rafael Greca, o deputado federal e ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT), o deputado federal e secretário da Justiça, Trabalho e Família, Ney Leprevost (PSD) e o deputado estadual Fernando Francischini (PSL).

De acordo com o instituto, que ouviu 904 eleitores entre os dias 16 e 20 de março, no primeiro cenário pesquisado, em que os quatro são relacionados, Greca lidera com 19,4% das intenções de voto, contra 15,7% de Fruet, 14,8% de Leprevost, e 14,3% de Francischini. Como a margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, eles estariam tecnicamente empatados. (Leia a pesquisa completa)