Pablo Valadares/Câmara dos Deputados – Fruet: nota é assinada por deputado federal e presidente do PDT de Curitiba

A direção estadual do PDT do Paraná divulgou hoje nota de repúdio à tentativa do governo Ratinho Júnior de vender a Copel Telecom. A nota foi motivada pela audiência pública virtual realizada hoje pela companhia na Bolsa de Valores, como parte do rito de privaticação da estatal, cuja decisão já foi referendada pelo Conselho de Administração da Copel (CAD), que aprovou a proposta de privatizar a Telecom. Segundo o partido, a iniciativa “afeta substancialmente o conjunto do patrimônio público do nosso Estado, construído por décadas pelo povo paranaense e que representa uma grande ferramenta para o desenvolvimento do Paraná”.

A legenda afirma que a Copel Telecom é “avaliada como empresa lucrativa e de melhor serviço do País”, e “teve lucro de 97,5 milhões no primeiro trimestre de 2020”. A empresa possui 34 mil quilômetros de fibra ótica, 260,2 mil acessos de banda larga fixa no Paraná e está presente nos 399 municípios do Estado. “Assim, a Telecom tem enorme potencial para a chamada ‘última milha’ e para a chegada de nova tecnologia 5G, destacando-se assim, como uma grande atração de investimentos no Paraná”, diz a direção do partido.

“Como se não bastasse o comprovado potencial da empresa, a decisão de vendê-la veio em um momento totalmente inadequado, de incertezas na economia e de gigantesca necessidade de tecnologia. Não é hora de vender o que é estratégico, indispensável para o nosso futuro, lucrativo e de patrimônio público”, defende a sigla.

A nota é assinada pelo presidente do PDT do Paraná, André Menegotto; o presidente do partido em Curitiba, deputado federal e pré-candidato à prefeitura, Gustavo Fruet, entre outros dirigentes da legenda.