Eleições 2022

Pesquisa aponta reeleição de Ratinho Junior ao governo e liderança de Moro na corrida pelo Senado

(Foto: Antônio Augusto/ Secom/ TSE)

O governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junor (PSD), que disputa a reeleição ao cargo, seria eleito com 20% dos votos, na pesquisa espontânea que é quando os entrevistados respondem em quem pretendem votar sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados. Os dados são da primeira pesquisa eleitoral contratada pelo Grupo RIC para as eleições de 2022 e que foi divulgada nesta segunda-feira, 27 de junho, e apuram as intenções de voto ao governo de ao senado. 

Conforme os dados,  Sérgio Moro (União Brasil) seria o candidato mais votado para o Senado. Os levantamentos foram realizados pela Real Time Big Data e analisam diferentes cenários. A pesquisa tem nível de confiança de 95%.

Para o Governo, na mesma pesquisa espontânea, Roberto Requião (PT) ficaria em segundo, com 8% dos votos, e Flávio Arns (Podemos) com 1%. Ainda, a pesquisa apontou 5% de intenções em outros candidatos, 18% de votos nulos e 48% dos eleitores que não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa estimulada, quando citado o nome dos candidatos para os entrevistados, Ratinho Junior também lidera, com 42% das intenções de voto. Roberto Requião tem 16%, Flavio Arns 5%, Cesar Silvestri Filho (PSD) fica com 3%, Ângela Machado (PSOL) recebe 1% e Solange Ferreira Bueno (PMN) apresenta 0%. Outros 14% dos eleitores declararam voto nulo ou branco e 19% não souberam ou não quiseram responder.

Em um segundo cenário, na pesquisa para governador, sem Flávio Arns, Ratinho Junior continua na liderança, com 44% dos votos, seguido de Roberto Requião com 16%, Cesar Silvestri Filho com 4%, Ângela Machado com 1% e Solange Ferreira Bueno com 0%. Ainda, 15% das intenções de voto foram em branco ou nulo e 20% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa de rejeição para o cargo de governador, Roberto Requião ficou com a pior avaliação para o Governo, com 36% dos votos, seguido de Ratinho Junior com 21%, Flavio Arns com 11%, Cesar Silvestri Filho e Ângela Machado com 9% cada e Solange Ferreira Bueno, com menor rejeição, com 8%.

Avaliação do governo

Com relação a administração atual, 57% dos entrevistados afirmaram que aprovam o governo de Ratinho Junior, 28% desaprovam e 15% dos candidatos não souberam ou não quiseram responder. Ainda, 15% dos eleitores consideraram a administração do governador como ótima, 34% como boa, 25% como regular, 6% como ruim, 8% como péssima e 12% não souberam ou não quiseram responder.

Enquanto a votação para Governo do Estado parece estar bem definida, apontando uma possível reeleição do atual governador Ratinho Junior, a corrida para o Senado ainda apresenta muitas variáveis, dependente do cenário apresentado. Conforme os dados levantados, a presença de Sérgio Moro pode influenciar o resultado da votação (veja abaixo).

Corrida para o Senado

Na pesquisa para a disputa a uma vaga no Senado Federal, no primeiro cenário para senador, Sérgio Moro (União Brasil) tem 30% dos votos, seguido de Álvaro Dias (Podemos) com 23%, Dr. Rosinha (PT) com 7%, Paulo Martins (PL) com 6%, Aline Sleutjes (Pros) com 2% e Alex Canziani (PSD) e Guto Silva (Progressistas) com 1% cada. Ainda, 11% declararam votar nulo ou branco e 19% não souberam ou não quiseram responder.

No segundo cenário, sem Sérgio Moro, Álvaro Dias lidera com 35%, Paulo Martins tem 8%, Dr. Rosinha tem 7%, Alex Canziani tem 4%, Aline Sleutjes tem 3% e Guto Silva tem 2%. Outros 17% afirmaram voto nulo ou branco e 24% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa
A pesquisa foi contratada pelo Grupo RIC, realizada pela Real Time Big Data e registrada sob o número PR-06518/2022. Os dados foram coletados na modalidade quantitativa telefônica. Ao todo, 1.500 paranaenses, eleitores com mais de 16 anos, foram entrevistados, entre 24 e 25 de junho deste ano. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.