Ônibus

Projeto prorroga créditos do transporte coletivo de Curitiba durante a pandemia

Projeto estende a validade dos créditos do cartão transporte enquanto durar a pandemia
Projeto estende a validade dos créditos do cartão transporte enquanto durar a pandemia (Foto: Franklin de Freitas)

Vereadores do PT protocolaram, na Câmara Municipal de Curitiba, um projeto que estende a validade dos créditos do cartão transporte enquanto durar a pandemia de coronavírus. A iniciativa é assinada por Carol Dartora, Professora Josete e Renato Freitas, foi protocolada no dia 4 de março e está tramitando pelas comissões temáticas do Legislativo.

Os parlamentares entendem que somente os créditos adquiridos antes de maio de 2020 estão protegidos pela extensão da validade e, ainda assim, o prazo extra termina no dia 30 de junho deste ano. Por isso, a bancada do PT sugere alterar o artigo 5º, garantindo que todos os créditos adquiridos “enquanto perdurar a declaração de situação de emergência em saúde pública” valham pelo mesmo prazo.

“(Sem essa mudança) haverá claro prejuízo para o usuário que adquiriu os créditos e ficou impossibilitado de usufruir do serviço de transporte público, seja por insegurança de por sua saúde em risco ou por determinações de terceiros, como no caso das empresas que optaram pelo serviço a distância (home office)”, diz a justificativa da proposição, assinada por Dartora, Josete e Freitas.