Dálie Felberg/Alep – Francischini (PSL); deputado garantiu o apoio dos tucanos para disputa pela prefeitura

O PSDB de Curitiba decidiu ontem, em convenção municipal, que não terá candidato próprio à prefeitura da Capital e vai apoiar o pré-candidato do PSL, deputado estadual Fernando Francischini. Os tucanos chegaram a ensaiar o lançamento de Edson Lau, mas desistiram diante da falta de competitividade do candidato. 

Em abril, o atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel, abandonou o ninho tucano para se filiar ao PSD do governador Ratinho Júnior. A mudança foi uma estratégia para levar o PSD a abrir mão de lançar a candidatura do deputado federal Ney Leprevost (PSD) para apoiar a reeleição do atual prefeito, Rafael Greca. No último final de semana, Leprevost desistiu de concorrer, depois que Ratinho Jr pediu que ele retornasse ao governo, e sinalizou o apoio a Greca. 

O PSDB, que governou Curitiba entre 2005 e 2010, com Beto Richa, que depois também governou o Estado por oito anos, entre 2011 e 2018, se enfraqueceu após o ex-governador ser alvo de uma série de denúncias de corrupção envolvendo sua administração, chegando a ser preso três vezes, e não conseguindo se eleger para o Senado.