reprodução/facebook – Rapaz usa suástica em shopping de Curitiba: segundo autores de post

Um rapaz foi flagrado em um shopping de Curitiba usando uma braçaceira com o símbolo da suástica nazista, a exemplo do que aconteceu recentemente em Unaí (MG). A foto foi publicada na página “Plataforma Antifacista” do Facebook. “Curitiba, shopping, por isso o exemplo tem que ser dado, para que o próximo saiba que a fita é seria… Se o primeiro cretino tivesse sido tratado como se deve, o gurizão aqui iria pensar duas vezes…”, escreveu o autor do post.

O uso de símbolos nazistas é crime no Brasil. O artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, fala que “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, tem pena de reclusão de um a três anos e multa.

Em outra publicação, na mesma página, dois rapazes aparecem fazendo a tradicional saudação nazista em frente a uma pichação com os dizeres “Fogo nos nazi”. Segundo os autores da publicação, a foto teria sido tirada em frente à Universidade Federal do Paraná. E haveria a possibilidade de que um dos rapazes que aparecem nessa imagem seja o mesmo flagrado com a suástica no Jockey Plaza Shopping. “Esta foto foi enviada por compas da Coritiba Antifascista. Foi recebida em novembro, foi tirada em frente à UFPR próximo ao prédio Dom Pedro II, no centro da cidade. Existe a real possibilidade de este garoto da esquerda ser o mesmo da imagem que publicamos de um jovem usando a suástica no shopping jokey, em Curitiba. Infelizmente, ambas imagens foram enviadas com censura no rosto do pilantra. Se conseguirem mais infos, sintam-se a vontade de nos mandar!”, aponta o post.

No último sábado (14), o pecuarista José Eugênio Adjuto, conhecido como Zecão Adjuto, foi fotografado em um bar em Unaí, a 600 km de Belo Horizonte, vestindo uma braçadeira vermelha com uma suástica ao centro. A Polícia Militar foi acionada por frequentadores do local e enviou viaturas, mas não o abordou.

Em nota, a PM diz que os policiais que estiveram no local não entenderam que o caso se encaixaria no primeiro parágrafo do artigo 20 da lei de racismo (7.716/1989), que prevê reclusão de um a três anos e multa.

Desenho – Em nota, o Jockey Plaza Shopping informou “que não compactua de forma alguma com nenhum tipo de apologia, preconceito ou incitação à violência”. De acordo com a empresa, o departamento de segurança do shopping “apurou as imagens e verificou que o jovem não circulou pelas dependências do shopping com o símbolo. Mas sim, o desenhou e o utilizou numa ação rápida apenas para fazer a fotografia”. O shopping afirmou ainda que “está à disposição da justiça e demais órgãos oficiais, visto que o ocorrido trata-se de crime previsto por Lei”.