Divulgação / PSD

Abrindo a temporada de convenções entre os pré-candidatos ao governo do Paraná, o deputado estadual Ratinho Junior (PSD), em evento conjunto de seu partido com PSC e Avante, teve homologada neste sábado (21) sua candidatura, deixando abertas as vagas de vice e de candidaturas ao Senado na chapa majoritária. Também neste sábado, o senador Roberto Requião revelou preferência pela campanha à reeleição em aliança com a candidatura do ex-senador Osmar Dias (PDT) ao governo. O acordo, porém, ainda não está definido, porque ainda depende de uma resposta de Osmar, que pode se manifestar ainda neste domingo (22).  A governadora Cida Borghetti (PP), pré-candidata à reeleição, por sua vez participou de convenção conjunta do PROS e PMB, ao lado do deputado federal Alex Canziani (PTB), pré-candidato ao Senado na chapa, sem a presença do ex-governador Beto Richa (PSDB), também pré-candidato ao Senado. O prazo para a formação de chapas acaba em 5 de agosto. 

Quinze dias de negociação

Na convenção do PSD, que reuniu cerca de 4 mil correligionários, Ratinho Jr disse que a vaga de vice na chapa ficará aberta e deverá ser definida somente em 5 de agosto, data em que os partidos devem entregar as atas das convenções assinadas pelos delegados com as coligações ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O registro das candidaturas deve ser feito no dia 15 de agosto. 

Ratinho Junior garante ter a confirmação de sete partidos em sua coligação. A chapa atual seria PSD, PSC, Avante, PV, PHS, PR e PRB. A inclusão do PSL, presidido pelo deputado federal Fernando Francischini, pré-candidato ao Senado, ainda está indefinida. “Outros partidos também podem vir”, disse Ratinho Jr.

O presidente da Assembleia Legislativa Ademar Traiano (PSDB) e o primeiro-secretário da Casa Plauto Miró Guimarães (DEM) também estiveram entre os participantes da convenção. Traiano admitiu que o PSDB, presidido por Beto Richa, ainda está dividido, apesar de ter se alinhado inicialmente à candidatura de Cida. "Minha simpatia por Ratinho não é novidade, mas não posso falar sobre apoio antes da convenção do PSDB", disse Traiano. 

Vices de Ratinho Jr

Com a coligação atual, Ratinho Junior tem seis nomes cotados para vice na chapa. O ex-presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo (PRB); o ex-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, Darci Piana (PSD); o ex-secretário da Agricultura do Estado, Norberto Ortigara (PSD); o ex-prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Micheletto (PR); a presidente do PR de Maringá, Akemi Nishimori, esposa do deputado federal Luiz Nishimori; além da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV). Campagnolo seria o nome mais avançado nas negociações, embora Ortigara seja o preferido de Ratinho Jr., afirmam aliados. 

“Temos o nome de Campagnolo, Darci Piana, tem do Marcel Michelleto através do PR, Norberto Ortigara, que é uma pessoa que tem colaborado muito no nosso plano de governo. Nós temos bons nomes aí e nós vamos decidir até 5 de agosto aquele que for melhor e possa somar mais nessa chapa para ajudar não só a ganhar as eleições, mas para ajudar a governar. 

Senado

Para a disputa pelas duas vagas ao Senado na chapa majoritária, Ratinho Jr. também tem diversos nomes sugeridos. Um deles é da deputada federal Christiane Yared (PR), que esteve presente na convenção e discursou em pleno apoio ao lado do presidente do PR deputado federal Fernando Giacobo. “O PR está junto com Ratinho Júnior, é possível fazer a política certa”, confirma Yared, uma das principais responsáveis pela aliança. 

Ratinho confirma a possibilidade de Yared figurar entre os dois escolhidos para disputar as duas vagas disponíveis nestas eleições. “É um dos nomes sem dúvida alguma. Ela aparece muito bem nas pesquisas hoje no Paraná todo. Temos o Ney Leprevost também que é um grande nome. O próprio ex-ministro Reinhold Stephanes (PSD) se colocou à disposição caso seja interessante o nome dele para a disputa”, diz. 

Francischini

A coligação com o PSL de Francischini está entre as principais incertezas. A legenda chegou a marcar convenção para este sábado, mas desmarcou após recuo na possibilidade de aliança com Ratinho Jr. Sobre Franchini na chapa como candidato ao Senado, Ratinho ainda desconversa. “É um nome importante. Temos outros nomes também que estão colocando à disposição a candidatura. O próprio PSC, o próprio PSD tem candidaturas, o PR tem candidaturas, e, claro, agora temos o prazo de mais 15 dias para definir”, disse. 

Já admitindo estar garantido no segundo turno, Ratinho Jr não descarta a participação do PSDB de Richa em sua campanha. “Todas as pessoas que entenderem que nosso projeto é o melhor para o Paraná serão bem-vindas”, afirma. 

Tempo de TV e rádio

Com os sete partidos, Ratinho Jr. ficaria com 4,8 minutos de tempo no programa eleitoral de televisão e rádio. O tempo é definido proporcionalmente ao número de deputados que cada partido elegeu à Câmara Federal em 2014. Segundo cálculos da coordenação da campanha, PSD ficaria com 1’15”; PRB com 1’13”; PR, com 1’11”; PV, com 0,28”; PSC, com 0,27”; e PHS com 0,17”.

Propostas

Entre as propostas destacadas por Ratinho Jr, está uma ampla negociação com os sindicatos que representam os servidores. "Um grande erro das administrações é negociar aumentos todos os anos. Vamos discutir com os servidores os quatro anos de governo", afirmou ele. "Temos que pensar em décadas e não somente no mandato de quatro anos. Minha geração tem a obrigação de consertar as coisas", disse ele. Ratinho Jr garante que se eleito vai diminuir em 59% o número de secretarias de governo.

Requião quer reeleição ao Senado e chapa com Osmar Dias ao governo. Partido diverge

Também em convenção neste sábado, o MDB do Paraná, presidido pelo senador Roberto Requião, decidiu delegar à Executiva do partido a decisão sobre a composição para chapa majoritária. A decisão deve ser tomada até 4 de agosto. Requião, que confirmou sua intenção em disputar a reeleição ao Senado, negocia coligação com o PDT do ex-senador Osmar Dias. “Nós teremos sem duvidas um candidato ao governo do Estado”, pontua Requião. 

João Arruda ao governo 

Uma das possibilidades levantadas por correligionários na convenção foi o lançamento da candidatura própria ao governo com o deputado federal João Arruda na corrida pelo Palácio Iguaçu. Arruda, que integra a mesa de negociações com Osmar Dias, afirma que, se for necessário, coloca o nome à disposição.

“Prefeitos, ex-prefeitos, lideranças do MDB do Interior, colocaram meu nome. Nós estamos à disposição do partido como soldados para defender o partido com outro candidato ou candidatura própria. Primeiro um projeto, depois apoio do partido e daí a composição que prioriza uma aliança com o PDT e o ex-senador Osmar Dias. Caso isso não seja possível, vamos estudar uma outra possibilidade, de lançar candidatura própria”, pondera Arruda. 

Designado para integrar a articulação política na negociação com Osmar Dias, o deputado Anibelli Neto, vice-presidente estadual do MDB, disse que a aliança avançou nos últimos dias. Uma nova reunião deve ocorrer no início desta semana. “Está sendo falado, está sendo conversado e está sendo concluído”, adianta. 

Requião confirmou que será candidato à reeleição como senador e que aposta em aliança do partido com o PDT. "Nesta convenção, discutimos o esboço de uma chapa de candidatos a deputado e delegar para a Executiva Estadual o poder de decidir os caminhos do partido nas eleições nos próximos 14 dias. A Executiva vai discutir as nossas propostas para o governo e a coligação como PDT de Osmar Dias", afirmou. "Hoje a minha candidatura ao Senado é uma hipótese concreta. Eu prefiro continuar o trabalho que faço como senador", disse Requião. 

Entre os que defendem a candidatua de João Arruda, o prefeito da Lapa Paulo Furiati, fez um discurso inflamado e chegou a discordar de Requião na convenção. “Estamos a poucos dias da eleição e estamos todos, cada um de cada lado, cada prefeito de alguma forma já assumiu compromisso com outras candidaturas porque o PMDB não tem candidato, não tem aliança”, criticou. Embora tenha sudo exposta a divergência, no fim o partido decidiu delegar a decisão à Executiva, presidida por Requião. 

PROS e PMB confirmam apoio a Cida, que aparece sem Richa no evento

Também neste sábado, o PROS, presidido pelo deputado federal Toninho Wandscheer, confirmou apoio à reeleição da governadora Cida Borghetti (PP) em convenção conjunta com o PMB, o Partido da Mulher Brasileira, cujo presidente é Alisson Wandscheer, filho de Toninho. "É uma grande honra ser a primeira mulher a governar o Paraná" disse Cida. 

As legendas aprovaram ainda o apoio à candidatura ao Senado do deputado federal, Alex Canziani (PTB) que também participou das convenções. Tambem participaram da convenção o deputado federal Ricardo Barros (PP), os deputados estaduais Luiz Carlos Martins (PSB) e Maria Victoria (PP).

O ex-governador Beto Richa não acompanhou Cida no evento, o que levanta dúvidas sobre a solidez da aliança. Richa teria intenção de ser candidato único na chapa da ex-vice-governadora, mas a retirada do deputado Alex Canziani do páreo gerou mal estar no grupo. Richa já havia dito que poderia disputar a eleição ao Senado de forma avulsa, tirando de Cida o tempo de TV e rádio que tem o PSDB. 

PTC sem candidato ao Senado 

O PTC também confirmou apoio à reeleição de Cida neste sábado em convenção. O ex-deputado estadual Tony Garcia (PTC), que chegou a lançar pré-candidatura ao Senado, não participou do evento e sua candidatura foi recusada na convenção.

“Não vamos lançar candidato a senador. O PTC não lança candidato a senador. Cida não pode participar, mas mandou representante. Vamos com nove candidatos a deputados e 16 para estadual. Vamos coligar com partidos que vão com Cida”, afirma o presidente do PTC, Ulisses Sabino Nogueira. 

Cenário de possíveis chapas

Cida Borghetti PP/PSB/DEM/PROS/PTB/PROS/PMB/PMN/PTC
Ratinho Junior PSD/PSC/PV/PHS/Avante/PR
Jorge Bernardi REDE/PPL/PSDC
Osmar Dias PDT/SD
Doutor Rosinha PT/PCdoB
Professor Piva PSOL/PCB
Pendências: PSDB, PRB, PPS, PSL, PODE

PSD/PSC/Avante – convenção conjunta realizada em 21 de julho
Governo: Ratinho Junior
Vice: ?
Senado 1: Chrstiane Yared (PR)
Senado 2: ?
Presidente do PSD Ratinho Junior. 

MDB – convenção realizada em 21 de julho
Governo: negocia com Osmar Dias
Senado 1: Roberto Requião (MDB)
Senado 2: ?
Presidente Roberto Requião 

PV – convenção realizada em 21 de julho
Governo: Ratinho Junior (PSD)
Senado 1: ?
Senado 2: ?
Presidente: Francisco Caetano Martin (Chico do PV)

PROS/PMB – convenção conjunta realizada em 21 de julho
Governo: Cida Borghetti (PP) 
Senado1: Alex Canziani (PTB)
Senado 2: ?
Presidente Toninho Wandscheer 
Presidente PMB: Alisson Wandscheer 

PTC – convenção realizada em 21 de julho
Governo: Cida Borghetti (PP)
Senado 1: Alex Canziani (PTB)
Senado 2: ?
Presidente PTC: Ulisses Sabino Nogueira

PPL – 26 de julho, Cascavel. 
Governo: Jorge Bernardi (REDE)
Senado 1: Flavio Arnas (REDE) 
Senado 2: ?
Presidente Marcio Pacheco 

PSOL – 27 de julho, no salão da APP Curitiba Norte, na Praça Carlos Gomes, Curitiba. 
Governo: Luiz Piva (PSOL)
Senado 1: Rodrigo Tomazini (PSOL) 
Senado 2: Jacqueline Parmigiani (PSOL)
Presidente Leandro Dias 

PT – 28 de julho, sábado, na Sintracon, Rua Trajano Reis, 538, Centro de Curitiba. 
Governo: Doutor Rosinha 
Vice: PCdoB (Dr Zequinha)
Senado 1: Elton Welter (PT)
Senado 2: Mirian Gonçalves (PT) 
Senado 3: Carlos Mariussi (PT)
Presidente Doutor Rosinha

PRTB – 28 de julho, sábado, na Sociedade Urca, Rua Albano Reis, 170, Ahu. 
Governo: Geonísio Marinho (PRTB) 
Vice: Eliceu Palmonari (PRTB)
Senado 1: José Boni (PRTB)  
Senado 2: Rodrigo Braga Cortes (PRTB)
Presidente Geonísio Marinho 

PR – 28 de julho, sábado, em Cascavel
Governo: Ratinho Junior (PSD)
Vice: ?
Senado 1: Chrstiane Yared (PR)
Senado 2: 
Presidente Fernando Giacobo 

REDE/PSDC – convenção conjunta, 29 de julho, domingo, local não definido. 
Governo: Jorge Bernardi (REDE) 
Vice: Juliano Murbach (PPL) 
Senado 1: Flavio Arnas (REDE) 
Senado 2:  
Presidente REDE Valéria Guilherme 
Presidente PSDC Luiz Adão 

PSDB – 30 de julho, segunda, Diretório Estadual do PSDB, Rua Mauá, 1117, Alto da Glória, Curitiba.  
Governo: 
Senado 1: Beto Richa (PSDB)
Senado 2:
Presidente Beto Richa 

PDT – 4 de agosto, sábado, no Clube Recreativo Dom Pedro II, Rua Franco, 3662, Rebouças, Curitiba.
Governo: Osmar Dias (PDT) 
Vice: ?
Senado 1: negocia com Roberto Requião (MDB)
Senado 2: Professor Oriovisto (PODE) ou Gustavo Fruet (PDT)
Presidente Osmar Dias 

Podemos – 4 de agosto, na sede social do Paraná Clube, Avenida Presidente Kennedy, 2377, Guaíra.
Governo: negocia com Osmar Dias (PDT)
Vice: ?
Senado 1: Professor Oriovisto (PODE)
Senado 2: ?
Presidente Augustinho Zucchi 

PP – 5 de agosto, domingo, local não definido. 
Governo: Cida Borghetti (PP) 
Vice: ?
Senado 1: Alex Canziani (PTB) 
Senado 2: negocia com Beto Richa (PSDB)
Presidente Dilceu Sperafico 

PPS – 3 de agosto, Hotel Nacional In, esquina da Sete de Setembro com Mariano Torres.
Governo: 
Senado 1: ?
Senado 2: ?
Presidente Rubens Bueno 

PSL – sem data 
Governo: 
Vice: ?
Senado 1: Fernando Francischini (PSL)
Senado 2: ?
Presidente Fernando Francischini 

PRB – sem data 
Governo: negocia com Ratinho Junior (PSD), mas ala aposta em Osmar Dias (PDT)
Vice: ?
Senado 1: ?
Senado 2: ?
Presidente: Valdemar Bernardo