Rose Schnaider

Este texto já foi publicado em algumas instituições de treinamento empresarial, em universidades, jornais e inclusive na Federação Nacional dos Secretários e Secretárias Executivas/os – FENASSEC, já foi base para Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, monografias e pesquisa de perfil profissional, inclusive em outras áreas de atuação, bem como, citado como homenagem aos profissionais de Secretariado Executivo.

Isso me traz uma reflexão de que, não foi escrito apenas para este perfil, mas para todo e qualquer profissional, independente da sua área de atuação que também, poderá, colher alguns frutos, sementes ou apenas adubar sua atual, futura e próspera colheita e/ou profissão.

Tenho muita gratidão e honra à minha primeira formação, que me levou ao mercado de trabalho com muito amor e força para seguir na “boca do leão” que é o “mercado de trabalho”. Nessa paixão segui por mais de 20 anos.

Formada pela PUCPR, instituição a qual honro muito e que acredito ter sido eu, muito reconhecida, pois tive a oportunidade maravilhosa de lecionar como Professora. Enfim, um trilhar sempre a frente, enxergando nos percalços da vida, alavancas para alçar ainda mais voos.

Na vida seguimos vários caminhos, desde que conectados ao coração, eles serão sempre prósperos e abundantes, a nós e aos que estão a nossa volta!

Desde de 2014 atuo também como Professora de Yoga e Terapeuta, e neste caminho sigo, deixando o papel de Secretária Executiva desde agosto de 2021, permitindo acessar apenas as experiências e habilidades para fazer desse movimento tão sagrado para mim hoje, algo mais leve!

Despedir-se, também é desvestir-se, desapegar-se, e honrar cada momento vivido!

Feliz 30/09/2021!!!
Feliz dia desse profissional que faz tanta diferença em um mundo de constantes diferenças.

Boa leitura!

Desvestir-se das bagagens, trará mais significado e porque não dizer, diversão à sua leitura.

OM

As sugestões e ideias aqui apresentadas são frutos de uma experiência profissional e acadêmica que possibilita vislumbrar num futuro próximo um número cada vez maior de Profissionais de Secretariado Executivo atuando nos mais diversos campos de trabalho, com o merecido reconhecimento por este novo profissional da Gestão do Conhecimento.

É importante que nós Secretários Executivos tenhamos capacidade e visão para podermos traçar rumos para a vida pessoal, profissional, social e familiar, ampliando a análise entre e feitos e causas e incorporando princípios e contextos, criando assim, a oportunidade para o nascimento de um perfil empreendedor latente.

Tenhamos consciência de nosso perfil profissional, não corramos o risco da memória, ousemos mudar características, não deixando que nossas vidas sejam apenas um pano de fundo, devemos sentir emoção em cada ato, cada decisão. Deixemos que o profissionalismo nos instigue à mobilização de nossas aptidões, pratiquemos o ensino do empreendedorismo, é necessário inovar e ocupar o nosso espaço no mercado de trabalho.

Sejamos flexíveis, tenazes, difundindo o conhecimento, informando com precisão, sendo ágeis e transparentes em nossas tomadas de decisões, pois este é um fator diferencial na gestão do conhecimento.

Prazer e emoção constituem temperos imprescindíveis; aprendamos com o ato de aprender, fomentemos ideias emergentes, pois estar apto ao novo contempla o desafio do novo paradigma. O centro de formação somos nós e não a técnica ou a ferramenta, devemos estar sempre preparados para “aprender a aprender”, o nosso conhecimento e aprimoramento tem que ser mutante.

Sejamos capazes de definir a partir do indefinido, criando, ousando e redefinindo. Induzamo-nos ao “conhecer”, tendo uma visão holística da organização.
Façamos com que nossas experiências práticas e teóricas sejam vivenciadas no mundo real.

Estejamos dispostos a ter em mente um conjunto de ideias, atitudes e comportamentos que nos predispõem a “sermos criativos”, estando preparados para as mudanças ambientais e comportamentais que regem os novos paradigmas, identifiquemos as oportunidades e saibamos agarrá-las.

O grande conhecimento não está apenas nos livros, mas na leitura e interpretação do mundo fora deles.

Não sejamos fleumáticos, é necessário que saibamos identificar, assimilar e aplicar, aquilo que se precisa, no momento próprio e na intensidade adequada.

Divulguemos informações para que possamos gerar conhecimento, sejamos capazes de darmos suporte às decisões gerenciais, possuindo um atendimento diferenciado.

Temos que ter respeito e reconhecimento ao “SER HUMANO”, pois no mundo em que estamos, sobrevivem as pessoas e as instituições que tiverem capacidade de mudar e construir uma estrada que conduz à novas fronteiras, tendo como uma de suas premissas o encurtamento de distância entre classes sociais, credos e raças, mantendo a relação física e virtual intercontinental, contemplando a noção de aldeia global.
Precisamos de acadêmicos e profissionais, capazes de se envolver na formação humana e convencer com argumentos satisfatórios, sendo justos, cultos, éticos e sábios. Implementando novas políticas, com olhos firmes no futuro, com base no padrão de educação e cultura, desenvolvendo nossa cidadania de forma integrada, gerando novos relacionamentos, sem frustrar as expectativas, e com coragem e disposição para “ousar”.

SECRETÁRIO EXECUTIVO, construamos uma vida profissional onde a SIMPLICIDADE seja a sua ESSÊNCIA, porém os DETALHES sejam a sua RIQUEZA.

De uma ex profissional de Secretariado Executivo ao mercado, porém com muito amor, honra e gratidão ao que passou, pois continuarei eternamente Secretária de Deus, do Universo, da Vida.

Namaste,
“Eu saúdo você”

Gratidão por estar aqui.
Espero ser contribuição em sua jornada, afinal,
“milagres compartilhados são multiplicados”.
Em nosso Sagrado Compartilhar, NOS Curamos.
Sigo na conexão e no amor que nos une.

Angelita Lombarde Divino
Secretária Executiva DRT PR 1034
Instrutora de Yoga & Terapeuta Integrativa
Espaço Praticando o Amor – Yoga & Terapias Integrativas

Link Whats:
https://whats.link/praticandooamor

Instagram:

https://instagram.com/angelitalombarde_yoga_terapias?igshid=1hyrt5ztz7rnp

Facebook:

https://www.facebook.com/praticandooamor/

REFERÊNCIAS
Inspiração nas minhas experiências como aprendiz aqui na terra; nos meus alunos e consultantes; nas meditações e orações; nos meus professores internos e externos; na conexão com o sagrado que habita em mim, na vida, no universo, na terra, na natureza, em Deus!