Sinners Rock Beer

O rock em estado puro!

Publicidade
Data comemorativa é em homenagem ao maestro André Matos

Assembleia Legislativa do Paraná aprova “Dia Estadual do Heavy Metal”

Data comemorativa é em homenagem ao maestro André Matos

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta segunda-feira (09 de março) em primeira discussão o projeto de Lei do deputado estadual Douglas Fabrício (CIDADANIA) que institui o “Dia Estadual do Heavy Metal”, a ser comemorado no dia 08 de junho.

Foi escolhida esta data comemorativa em homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, André Matos, que faleceu no último dia 08 de junho de 2019.

A proposta foi apresentada devido ao reconhecimento do estado do Paraná ao músico brasileiro que teve carreira artística vitoriosa no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados.

“André Matos foi pioneiro na mistura da música clássica com o estilo pesado do heavy metal e ritmos brasileiros, sendo um dos responsáveis por colocar o Brasil no cenário do rock internacional em um estilo dominado por norte-americanos e europeus. Como alguns estados já manifestaram, o Paraná, que tem uma significativa comunidade roqueira, também reconhece a importância da sua obra e presta esta homenagem”, argumenta o deputado Douglas Fabrício.

O deputado ainda destacou que uma petição de fãs do cantor publicada na internet solicitou a homenagem ao cantor em âmbito nacional.

Reflexos no turismo

O deputado ainda argumentou que além de homenagear André Matos e reconhecer o heavy metal como um estilo de grande importância para o estado do Paraná, o projeto pode contribuir para impulsionar o turismo e o comércio local.

“Em Curitiba e demais cidades temos muitos adeptos do estilo. Ao instituir esta data comemorativa, podemos ampliar a realização de eventos e festivais e incentivar bandas locais, além de aumentar o número de visitantes”, afirma Douglas, que já foi secretário estadual de Esporte e Turismo.

Apoio do segmento

Após apresentar o projeto na Assembleia Legislativa em 2019, Douglas Fabrício participou das comemorações do “Dia Mundial do Rock” no Angra Friends, realizado no no dia 13 de julho de 2019 em São Paulo, a convite do então empresário Paulo Baron, do Angra e Shaman (ex-bandas do André Matos), onde conheceu o guitarrista Rafael Bittencourt (líder do Angra).

Na ocasião, o parlamentar recebeu apoio dos músicos e do empresário, que destacou a importância da iniciativa para valorização do rock e da cultura brasileira.


Na foto: Douglas Fabrício e o líder do Angra, o guitarrista Rafael Bittencourt

 

Quem faz o blog

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES