Na terça-feira, 9 de fevereiro, Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Paraná, foi eleito para compor a nova gestão do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). O paranaense responderá pela Diretoria Regional Sul, no biênio de 2021 a 2022.

Com sede em Brasília, o Consecti tem papel fundamental no aperfeiçoamento de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), em nível nacional e regional, com foco na definição de prioridades, recursos financeiros e aprimoramento do desenvolvimento científico e tecnológico.

O superintendente Aldo reconhece a importância e qualificação desse colegiado no debate dos principais desafios da área da Ciência e Tecnologia, perante as várias demandas de desenvolvimento do Brasil e de criação de soluções para os problemas locais. “Essa oportunidade nos permitirá articular, a partir da Região Sul, pautas prioritárias, na defesa da Ciência e da Educação, com foco no desenvolvimento e soberania do País, de forma apartidária”, afirma.

Por meio de estudos e propostas normativas, o Consecti atua também na mobilização das bancadas federais no Congresso Nacional, para a defesa e aprovação de matérias de interesse dos sistemas estaduais de Ciência e Tecnologia. Nesse sentido, a entidade desempenha função estratégica na articulação técnico-política e político-institucional, para consolidar as diretrizes governamentais e os interesses das comunidades científica, acadêmica e universitária.

Além do representante paranaense, a nova gestão será composta pelas seguintes autoridades: presidente – Patrícia Ellen, secretária de Estado de Desenvolvimento de São Paulo; 1º vice-presidente – Rodrigo Rossiter, secretário de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas; e 2º vice-presidente – Rafael Pontes Lima, secretário de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação do Amapá.

As demais diretorias regionais serão compostas pelos representantes das pastas ligadas à ciência, tecnologia, inovação e educação e ensino superior dos estados do Espírito Santo (Sudeste); Ceará (Nordeste); Pará (Norte); e Goiás (Centro-Oeste).

CONSELHO – O Consecti foi instituído a partir do Fórum Nacional de Secretários para Assuntos de CT&I, em abril de 2005, e desde então vem atuando em várias comissões da área e no Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além de representar os sistemas estaduais de CT&I, a entidade tem como finalidade ampliar a cooperação com os demais órgãos federais, regionais e internacionais, visando à modernização e aperfeiçoamento contínuo, no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação.