O Conselho Comunitário de Segurança / CONSEG Agua Verde realizou Quinta-feira, 13 de maio, umareunião virtual com moradores, forças Policiais e Prefeitura Municipal de Curitiba, para tratar sobre prevenção contra criminalidade e urbanização. Vários assuntos foram debatidos em reunião que contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas entre moradores, empresários, comerciantes e autoridades presentes que puderam conversar com a comunidade representando os seguintes órgãos públicos:
Coordenação Estadual dos Consegs/SESP/Pr Cel Chehade Elias Geha
Comandante da 5a Cia 12BPM Ten. Ronize
Superintendente 2o Distrito Policial Nelson Bastos;
Chefe de Núcleo da Guarda Municipal Inspetor Airton
Chefe de Gabinete do Vice Prefeito Bruno Pessuti;
Adm Regional Portão Gerson Gunha
O Presidente do Conseg Agua Verde, Dr. Paulo Roberto Goldbaum enfatizou a importância da reunião e dos CONSEGs como um dos caminhos mais eficazes para que democraticamente a Sociedade Civil possa encaminhar suas demandas e esclarecer suas dúvidas falando diretamente com os principais representantes das forças policiais e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Entre vários assuntos debatidos obras importantes como do projeto para ampliação do “ligeirão”, criando novo ramal para sistema viário desde bairro Seminário, passando pela Santa Quitéria, Portão e Batel até o Água Verde. Construção da trincheira na Rua Gal Mario Tourinho, passando por novo terminal na Rua Arthur Bernardes, indo até o Terminal do Portão. Também ampliação do trecho do “Ligeirão” continuando desde a Praça do Japão, no Água Verde, indo até o Terminal do Portão. Ambos os percursos receberão novas estações, tubo que serão desencontradas, permitindo passagem de mais uma linha na Rep Argentina. Além de novos terminais as linhas receberão ciclo faixa e também foram criados binários ligando transversalmente a Av. Athur Bernadete, Av. Rep. Argentina até Av dos Estados. Obra está prevista dentro do plano de expansão do sistema viário e de transporte coletivo da cidade de Curitiba e recebeu investimento de 400Mihoes. Também o encontro também foi mencionada a importância do cidadão registrar “Boletim de Ocorrência”, que poderá futuramente identificar o assaltante, facilitar devolução dos objetos furtados/roubados, localizando facilmente as vítimas, servindo ainda como dados estáticos para mapear a criminalidade e permitir a SESP/Pr, definir a distribuição de forças Policiais em toda nossa Cidade. Quanto maior índice de criminalidade decorrente dos B.Os., mais policiamento será destinado para região mais atingida.
Ficou agendado nova reunião entre comunidade, forças Policiais e Prefeitura para 2 Quinzena de junho 2021.
Por último o Presidente disse que nunca devemos duvidar que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, sempre foi assim que o mundo mudou.” Palavras ditas por Margaret Mead.
Informou ainda que todos interessados em participar da próxima reunião poderão obter maiores informações através do WhatsApp 41 99115-5109 ou 41 3343-5591 , e-mail [email protected] ou Facebook; Conseg Água Verde