As curvas do relevo geológico de Ametista do Sul foram inspiração para o designer paranaense Rodrigo Alarcón desenhar uma de suas mais recentes criações, a linha Capra. Desenvolvida com exclusividade para a Galeria Capra, localizada no Rio Grande do Sul, a coleção conta com 200 modelos de joias exclusivas e atemporais.

A experiência sensorial oferecida pela galeria também foi refletida nas criações do designer. Além das pedras de ametista, grandes protagonistas e tradicionais da região, inúmeros outros minerais foram utilizados para compor as peças, entre eles citrinos, esmeraldas, ágatas, quartzos, amazonitas e jaspes.

Tendo como suporte a prata de lei, as joias são feitas de forma artesanal e em sua maioria podem ser usadas com ou sem as pedras, tornando-se muito versáteis. A escolha da prata como base para as gemas brasileiras se deve essencialmente à sua neutralidade que, segundo Alarcón, ajudam a realçar a beleza e cores das pedras. Além disso, todas as peças recebem um banho de ródio – metal brilhante e resistente – que proporciona uma camada extra de proteção as joias, evitando assim o aparecimento de manchas e arranhões.

A sustentabilidade também foi outro ponto de destaque na linha Capra. “Quando fomos procurados pela Galeria recebemos toda a liberdade para definir os materiais e criar joias artesanais seguindo critérios rigorosos com relação à sustentabilidade. Utilizamos prata reciclada de alta qualidade e fazemos o uso racional dos minérios lapidados com o melhor aproveitamento”, aponta o designer de joias.

Crédito das fotos: Fernando Zequinão

Sobre a Galeria Capra

Localizada em Ametista do Sul (RS), a Galeria Capra é um espaço totalmente inovador, desenvolvido para quem deseja viver uma experiência única em meio à beleza das pedras naturais. Além da exposição de peças raras e únicas, a galeria ainda conta com um tour de realidade virtual, uma loja com gemas e joias e um café.