• Gratuito

    Programa Guritiba apresenta cursos de férias online com cenógrafa do Castelo Rá-Tim-Bum e também de RAP e Hip Hop

    Imagem de capa: Lu Grecco, cenográfa do Castelo Rá-Tim-Bum, em curso de férias pelo Programa Guritiba (Divulgação)

    Programa Guritiba – projeto cultural e social que tem como principal foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias – apresenta em sua programação de julho, cursos dinâmicos e criativos de férias em arte educação.

    A programação, que será feita de forma online, contará com um curso de férias apresentado pela cenógrafa Lu Grecco, que tem o objetivo de ensinar a pais e educadores técnicas de como construir cenários infantis com a utilização de materiais simples, como papelão e E.V.A. Formada pela Escola de Belas Artes de São Paulo, arte-educadora e cenógrafa desde 1990, Grecco já atuou em diversos segmentos do mercado, tendo criado cenografia de peças teatrais, óperas, exposições e eventos, além de programas premiados, como Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó, O Mundo da Lua, entre outros, durante sua atuação na TV Cultura durante 12 anos.

    Dominando essas técnicas é possível ensinar as crianças a confeccionarem teatrinhos de fantoches ou, até mesmo, criarem diversas possibilidades de novas brincadeiras, com os cenários que podem ser construídos em casa. São métodos de pintura, colagem e acabamento que vão se transformar em um mundo de sonhos e muitas históricas”, explica Lu Grecco.

    O curso gratuito ocorrerá nos dias 24 e 31 de julho (bem como nos dias 7 e 14 de agosto), às 10h, ao vivo pela plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla, com links disponíveis nas redes sociais oficiais e no site: programaguritiba.com.br

    Oficina de de Rap será apresentada pelo bacharel em música na UFPR, DJ BK12 (Divulgação)

    Além da participação da reconhecida cenógrafa, a programação do Programa Guritiba ainda apresenta duas oficinas com conteúdos sobre Rap e Hip Hop para as crianças e toda a família. A de Rap será apresentada pelo bacharel em música na UFPR, com formação no conservatório de Curitiba, pós-graduação em Gestão e Produção de RTV pela Universidade Tuiuti do Paraná, DJ BK12. O musicista, produtor e agente cultural, que é conhecido por sua ampla pesquisa no estilo musical, foi o responsável por fundar o primeiro selo de Rap da cidade, a Lapaz Records, em 1998. No curso, o profissional apontará os recursos técnicos da construção da poesia da linguagem musical do Rap, por meio de um encontro dinâmico e cheio de dicas, apresentando a história e a construção desta forma poética de atuação artística.

    A oficina conta a história e a essência do movimento. O conteúdo também apresenta os 4 elementos dj, mc, b.boy e grafitti, entre outros pontos da estrutura do Hip Hop. Além da abordagem histórica, uma visão prática, que nos aproxima ainda mais do movimento cultural que cresce cada vez mais no País”, explica o DJ BK12.

    O curso gratuito será transmitido a partir do dia 30/07, ficando disponível até final de novembro no site: programaguritiba.com.br

    Oficina de Hip Hop será apresentada pelo produtor Eibe Lapaz (Divulgação)

    Já a Oficina de Hip Hop será apresentada pelo produtor Eibe Lapaz. Mc desde 1993 e já tendo atuado com a Lapaz Records em 1998, Lapaz produziu mais de 2000 beats, instrumentais de rap, assim como mais de 20 álbuns de diversos artistas da cidade, com 3 álbuns lançados. Em sua oficina, que é destinada a crianças e adolescentes adultos, o produtor visa atuar com teoria e prática, aproximando a linguagem artística do Hip Hop, indagando sobre a origem dessa arte e como ela atua socialmente, sendo um convite ao aprendizado sobre o estilo.

    O curso será transmitido nos a partir do dia 30/07, pelo site: programaguritiba.com.br. O conteúdo fica disponível no site do projeto até novembro deste ano.

    Espetáculo “Fuzuê do Pererê” com transmissão online

    Com o sucesso de sua exibição no último mês, o Programa Guritiba reapresenta o espetáculo infantil “Fuzuê do Pererê”, do Grupo Tupi Pererê.

    Com um jeito divertido de festejar os ritmos brasileiros, as histórias, as adivinhas, as parlendas e outras expressões do universo infantil, a peça é um recorte com jogos cantados e contos da cultura popular, trazendo brincadeiras e um mix de canções autorais e do cancioneiro popular, de forma lúdica, interativa e recreativa.

    O Grupo Tupi Pererê é formado por artistas da área da música e das artes cênicas, que, além de cantar e encantar crianças de todas as idades, tem projetos artísticos voltados à infância, sempre atuando com um olhar crítico para análise de suas produções e aprofundamento pedagógico. Os integrantes ainda exercem dupla função, desempenhando papeis como artistas e se dedicando às salas de aula como professores.

    “Fuzuê do Turerê” será transmitido no dia 25 de julho, das 9h às 21h, pelo site: programaguritiba.com.br

    Programa Guritiba é uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, apresentado pela New Holland Agriculture, Caterpillar e Banco CNH Industrial, com patrocínio da Fibracem e Novozymes, em parceria com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Laquila, Peróxidos do Brasil, Merco, Berneck e Schattdecor. Acompanhe o programa pelas redes sociais, pelo Facebook e Instagram @programa.guritiba ou pelo site www.programaguritiba.com.br. Toda programação conta com legendas e audiodescrições.

  • Trailer

    'Duna', nova adaptação cinematográfica baseada na obra de Frank Herbert, ganha trailer épico

    A aguardada adaptação de "Duna", baseada na obra de Frank Herbert, ganhou um trailer de tirar o fôlego e repleto de cenas de ação.

    A produção é uma jornada mítica e emocional que mostra a épica batalha pelo destino do planeta Arrakis. Paul Atreides é um jovem talentoso e brilhante, que nasce com um destino grandioso, para além até da sua própria compreensão, e precisa viajar ao planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e de seu povo. Enquanto forças malévolas levam à acirrada disputa pelo controle exclusivo do fornecimento do recurso mais preciosos existente no plante, que é capaz de liberar o maior potencial da humanidade, apenas aqueles que têm a capacidade de vencer seu próprio medo irão sobreviver.

    Assista ao trailer:

    "Duna" tem direção de Denis Villeneuve, responsável por produções como "A Chegada", "Sicario: Terra de Ninguém" "Blade Runner 2049" (que ganhou 2 Oscars), e tem Timothée Chalamet, Zendaya, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Jason Momoa e Charlotte Rampling, no elenco.

    A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para o dia 14 de outubro.

  • Cinema e gastronomia

    Restaurante japonês de Curitiba participa de sessão especial de cinema em casa

    Neste sábado (24), às 19h, o restaurante Ken'Eki, voltado à gastronomia japonesa e comandado pelo chef Dudu Sperandio, participa do projeto especial Mesa de Cinema, que aposta da combinação das artes do cinema e da gastronomia.

    O projeto, que ocorre simultaneamente em outras seis cidades de São Paulo e Rio Grande do Sul, além da capital paranaense, tem iniciativa da idealizadora Rejane Martins.

    “A ideia do evento é justamente essa, promover rodas de debate sobre filmes temáticos, unindo alta gastronomia e a paixão pela sétima arte”, conta Cris França, produtora do Mesa de Cinema, em Curitiba.

    O longa escolhido para a sessão foi a produção japonesa de 1985, , "Tampopo: Os Brutos Também Comem Spaghetti".

    COMO FUNCIONA?

    Devido à pandemia, o projeto toma conta das casas dos participantes, que receberão um link para assistir a produção selecionada, às 17h. Em seguida, às 19h, está marcado o debate sobre o longa via Youtube, com o jantar logo após. As entregas do jantar são realizadas na tarde do dia 24, com instruções dos chefs de como aquecer e servir.

    Os interessados em participar podem se inscrever no link https://www.sympla.com.br/tampopo---mesa-de-cinema__1273736 , pelo valor de R$150.

    Em Curitiba, o menu preparado pelo Ken'Eki, que foi idealizado pelo Sushiman Marcos Katsumi, conta com entrada de Tartare de Salmão, com base de arroz e pasta de trufas negras; seguido pelo primeiro prato, o Guiosashi, que consiste em tofu defumado, shimeji, mignon marinado no limão e gengibre wakame; e pelo prato principal, o Missô Lamen, com pepino laminado, gengibre gari em conserva, ovo cozido, omelete, carne de porco, tikua, kamaboko e massa de peixe. Para a sobremesa, Panna Cotta com calda de gengibre.

    Balcão do Ken'Eki, que fica localizado na rua Myltho Anselmo da Silva, 1439, no bairro Mercês - Crédito foto Wagner Melo

  • Com direção de Guy Richie e estrelado por Jason Statham, 'Infiltrado' estreia no dia 26 de agosto nos cinemas

    A nova produção do diretor Guy Ritchie, "Infiltrado", chega aos cinemas brasileiros no dia 26 de agosto.

    Estrelado por Jason Statham, o longa acompanha Patrick Hill, um homem misterioso que se infiltra em uma empresa de carros-fortes de Los Angeles para encontrar o responsável pela morte de seu filho. Quando, ao impedir um assalto, ele surpreende a todos com suas habilidades de combate, suas verdadeiras intenções começam a ser questionadas e um plano maior é revelado.

    Confira o trailer divulgado pela Imagem Filmes:

    "Infiltrado" estreou em primeiro lugar nas bilheterias norte-americanas e, desde então, já arrecadou mais de US$100 milhões mundialmente e, além de Statham, ainda tem Post MaloneScott Eastwood (‘Velozes e Furiosos 8’), Josh Hartnett (‘Penny Dreadful’), Jeffrey Donovan (‘Sicário: Dia do Soldado’), Holt McCallany (‘Mindhunter’), Laz Alonso (‘The Boys’), Raúl Castillo (Army of the Dead) Niamh Algar (‘Raised by Wolves’), no elenco.

  • Novidade

    Chef Dudu Sperandio apresenta empreendimento voltado à gastronomia japonesa

    Créd capa - Wágner Melo

    Na última quarta-feira (14), o renomado chef curitibano Dudu Sperandio, que atua à frente dos empreendimentos de sucesso Ernesto Ristorante, Pizzaria Funiculare, Curry Pasta e da loja de vinhos e espaço de degustação Cantinetta, inaugurou a sua mais nova operação, o Ken’Eki, localizado no bairro Mercês, na rua Myltho Anselmo da Silva, 1439. 

    O local, que concilia a arte da gastronomia japonesa com uma apresentação contemporânea, possui um longo balcão de oito lugares, em que é possível conferir de perto o trabalho da dupla de sushimen, João de Oliveira Ferreira e Roberto Mendes, contando ainda com um deck externo com capacidade para até 20 pessoas. 

    O cardápio, idealizado por Marcos Katsumi, que também atua como gerente da casa, reúne pratos que dão destaque às trufas, ovas e ouriço-do-mar, oferecendo também a opção de um menu degustação, composto por 15 a 20 peças e com repetição à vontade, pelo valor de R$190 por pessoa (no balcão).

    Carpaccio de atum maçaricado com molho de ostras e ovas – Cred Wágner Melo

    “Nossa ideia é receber pequenos grupos de amigos, que podem fechar uma reserva e ficar com o balcão só para eles. Já o nome, Ken’Eki, significa quarentena na tradução do japonês para o português”, conta o chef Dudu Sperandio.

    O ambiente, que é compartilhado com a Pizzaria Funiculare, aposta em uma decoração moderna e elegante. “O espaço é compartilhado e permite que grupos de amigos possam conferir outras opções gastronômicas”, explica.

    Tartar de atum com molho tataki, ovas e flores comestíveis – Ced Wágner Melo

    Ken’Eki tem horário de funcionamento de terça-feira a domingo, das 19h às 23h. Sábado e domingo, o restaurante também funciona no horário do almoço. Mais informações pelos telefones (41) 99656-1177 e nas redes sociais: Instagram

     

  • Brasil de 21

    Rapper Cadelis lança o seu mais recente single “Brasil de 21”, dedicado a cada família que perdeu alguém para a Covid-19

    O rapper curitibano Cadelis lançou o seu mais novo single, intitulado “Brasil de 21”, que aborda o atual cenário do País e de todo o caos gerado pela pandemia do coronavírus.

    "Vejo amigos desencarnando por todo lado
    E o Presidente vai debochando 'é só um resfriado'
    Fui no mercado, mas parece que eu fui assaltado
    Passei no posto, mas que desgosto, fiquei alterado
    4 conto o litro do álcool comum adulterado.
    Não chegou nem no dia 10 e eu já tô zerado.
    Mas, enquanto os grandes empresários
    ficarem cada vez mais milionários e o povo se matando
    por salários atrasados.
    Com os ideais nazistas disfarçados no governo Bolsonaro"

    Diz parte da letra, que traz uma dura crítica ao governo Bolsonaro, o rapper dedica a canção às famílias de todas as vítimas da COVID-19, que poderiam ter sido poupadas, se não fosse o comportamento negacionista adotado pelos membros do governo, deixando uma mancha inapagável na História do Brasil.

    "Brasil de 21" foi produzida por Dario e masterização de Cabes. O videoclipe foi dirigido por Luis Cilho.

    Acompanhe no Spotify:

    Caos no Brasil

    Atualmente, o número de vítimas da Covid-19 no País já ultrapassa os 530 mil mortes, ocupando a segunda posição entre os países em que mais gente morre decorrente do vírus. O número elevado de vítimas é resultado da má gestão do governo Bolsonaro, que negou resposta aos mais de 50 e-mails da farmacêutica Pfizer, que ofereceu a vacina ao Brasil com prioridade na tentativa de tornar o país na vitrine da vacinação para o mundo.

    Os e-mails não foram respondidos e a chance de ter a população idosa brasileira vacinada em dezembro de 2020 se perdeu.

    Com a CPI da COVID, um show de horrores vem sendo descoberto pela investigação, desde a existência de um gabinete paralelo que aconselhava o Presidente Bolsonaro sobre as atitudes a serem tomadas. Conselhos que iam contra o que acreditam cientistas, instituições renomadas e a própria ciência sobre o combate ao vírus; até o gravíssimo superfaturamento na compra da vacina Covaxin, da Índia, de cerca de 1000%, de acordo com o Infomoney (https://www.infomoney.com.br/economia/mpf-ve-indicios-de-crime-na-compra-da-vacina-indiana-covaxin/ ) .

    Como se não bastasse o número de brasileiros que perderam suas vidas na luta contra a Covid-19, as atitudes de contenção do Governo nos mais variados setores da sociedade não chegaram nem perto de ser eficientes, algumas nem ao menos existiram. O sistema priorizou a economia, na tentativa de mostrar não só uma normalização do caos, mas nem a economia conseguiu se salvar.

  • Disney

    'Monstros no Trabalho' - Série derivada de Monstros S.A estreia na Disney+

    Crédito - Disney

    A série "Monstro no Trabalho" estreou hoje na plataforma de streaming Disney+. Um episódio inédito vai ao ar toda a quarta-feira.

    Inspirada na animação ganhadora do Oscar, Monstros S.A, a produção se passa um dias após a usina de energia começar a coletar risos de uma criança para abastecer a cidade de Monstrópolis, graças a Mike e Sulley, que descobriram que o riso gera 10 vezes mais energia do que os sustos.

    A série acompanha um jovem monstro entusiasmado, Tylor Tuskmon, que se formou como o primeiro da turma na Universidade Monstros e sempre sonhou em ser assustador. Porém, quando consegue emprego na Monstros S.A, descobre que assustar não está mais na moda e que rir é o que importa. Tylor é então temporariamente transferido para o grupo de Monstros Instaladores Fortemente Treinados (MIFT), onde deve trabalhar ao lado de um grupo de mecânicos desajustados enquanto tenta se tornar um brincalhão.

  • Marvel

    'Viúva Negra' chega aos cinemas em todo o mundo nesta sexta-feira (9)

    Depois de alterações na data de lançamento devido à pandemia causada pela Covid-19, "Viúva Negra" finalmente chega aos cinemas nesta sexta-feira (8). Além das telonas, a produção também estará disponível na plataforma Disney+ pelo Premier Access.

    O longa, que promete recompensar a morte da heroína em "Vingadores: Ultimato", é um thriller de espionagem repleto de ação, em que Natasha Romanoff, mais conhecida como Viúva Ngera, enfrenta o mais sombrio de seus negócios inacabados, lidando com uma conspiração que tem fortes ligações com o seu passado.

    A atriz Florence Pugh, que interpreta Yelena no filme, comentou recentemente sobre os laços com Natasha, vivida pela atriz Scarlett Johansson, Melina (Rachel Weisz) e Alexei ( David Harbour).

    "Este filme é sobre nossa família, de onde viemos, de quão machucados estamos e como podemos reparar tais machucados. Somos uma família russa louca, alienada e barulhenta”. Por sua vez, a atriz descreveu a relação entre Natasha e Yelena como “confusa, rude e emocional”, mas garantiu que o vínculo que as une é “muito forte e especial”, e é isso que move fundamentalmente a alma do filme.

  • Teaser

    Confira o teaser da terceira temporada de 'Succession'

    HBO MAx liberou o primeiro teaser da terceira temporada de "Succession", que chega na plataforma em outubro.

    Emboscado por seu filho rebelde, Kendall, no final da 2ª temporada, Logan Roy começa a 3ª temporada em uma posição perigosa, lutando para garantir alianças familiares, políticas e financeiras. As tensões aumentam à medida que uma dura batalha corporativa ameaça se transformar em uma guerra familiar.

    A segunda temporada de "Succesion" ganhou um total de 7 Emmys®, incluindo Melhor Série Dramática, tem produção executiva de Jesse Armstrong, Adam McKay, Frank Rich, Kevin Messick, Jane Tranter, Mark Mylod, Tony Roche, Scott Ferguson, Jon Brown Will Ferrell.

  • Harry Potter

    Shinobis – Pop Culture and Food apresenta a experiência mágica “Capi Potter”, com aula de poções, sapo de chocolate e cerveja amanteigada

    O Shinobis – Pop Culture and Food, gastrogeek localizado no Centro de Curitiba, apresenta uma experiência especial para os fãs do bruxinho Harry Potter.

    Durante o mês de julho, a partir deste sábado (3), o gastrobar promove a “Capi Potter”, uma aventura mágica que reúne inúmeros elementos do universo bruxo, adaptados com figuras marcantes da capital paranaense, como a capivara.

    A experiência tem duração de 1h30m e conta com uma carta de admissão, que permite a admissão do entusiasta na escola de magia Shinobis. Em seguida, ocorre a etapa de seleção de casa, com o famoso chapéu seletor, em que os participantes serão divididos em “Capinória”, “Quero Querina”, “Tatu-Tato” e “Azureinal”, que tem como característica principal a Bravura, Ambição, Honra e Sabedoria, respectivamente, e identificados por um bottom exclusivo.

    Casas mágicas foram criadas baseadas no universo do bruxinho e combinadas com curitibanices - Cred Divulgação

    A próxima etapa é a Aula de Poções, em que os potenciais bruxinhos prepararão a “Poção da Felicidade”, a Felix Felicis. A jornada é finalizada no Banquete Mágico, que conta com a popular Cerveja Amateigada, em versões alcoólica e não-alcoólica; o Hambúrguer Capi Potter, composto por pão australiano, dois hambúrgueres artesanais de 120g cada, bacon e molho especial de abóbora (também disponível na versão vegetariana); e o Sapo de Chocolate, popular sobremesa do mundo bruxo, servido cm jujubas, sorvete de creme, cobertura de purpurina comestível e M&M’s.

    Aula de Poções é destaque na experiência Capi Potter - Cred Rafael Oliveira

    “Foi no mês de julho que o bruxinho mais querido pelos fãs do universo geek nasceu. Foi ali que muitos criaram o gosto pela leitura, pelo cinema e pela valorização da imaginação. Nada melhor do que celebrar a trajetória mágica de Harry Potter dando a possibilidade para os curitibanos de conferirem um pouco dessa magia”, comenta Rogério Ramos, sócio-fundador da Shinobis - Pop Culture and Food.

    A experiência “Capi Potter” pode ser adquirida pelo valor de R$99 e ocorre às 16h nos dias 3, 4, 10, 17, 18, 24, 25 e 31 de julho. As vagas são limitadas.

    O Beco do Pinhão também faz parte da Escola de Magia e Bruxaria Curitibana, com inúmeros itens geeks para venda com valores a partir de R$5.

    O Shinobi’s – Pop Culture and Food fica localizado na rua Dr. Faivre, 507, no Centro de Curitiba. O horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 16h às 23h, sábado, das 14h às 23h, e domingo, das 16h às 21h, e pode ser alterado de acordo com o decreto em vigência.

    O Mapa do Piá mostra o caminho até o Shinobis - Pop Culture and Food - Cred Divulgação

  • Talento Paranaense

    'Desculpa' - Confira o novo single da cantora e compositora paranaense Dayá

    Foto - Crédito Matheus Wittkowski

    A cantora e compositora Dayá revelou o seu novo single "Desculpa", que fecha o ciclo do intimista EP, "Cá Entre Nós".

    A faixa faz uso da arte como ponte entre as sensações humanas em tempos de solidão, refletindo o trabalho musical carregado de intimidade e empatia da jovem.

    Eu escrevi essa música num período em que vários amigos estavam passando por problemas psicológicos e eu não conseguia ajudar porque também estava mal. Meses depois de tê-la escrito, fui ver o ballet da Sagração da Primavera no Guaíra aqui em Curitiba, fiquei apaixonada pelo Leonardo Lino dançando e o roteiro começou a vir na minha cabeça. Anos depois, na pandemia, que conseguimos concretizar esse projeto. Acho muito importante que ele tenha vindo todo de mim, roteiro, o poema, a música, a produção, porque sei que é assim que quero me apresentar antes do segundo EP, que terá outra temática e conceito”, adianta Dayá.

    A primeira manifestação audiovisual da MPB da artista está disponível em seu canal do YouTube com direção de Duda Dalzoto. O EP “Cá entre Nós” pode ser ouvido em todas as plataformas de música.

  • FreeBritney

    “Estou traumatizada”, diz Britney Spears em primeiro relato sobre sua conservadoria

    Pela primeira vez, a cantora Britney Spears falou sobre a conservadoria, que vive há 12 anos, na tarde de hoje (23), em Los Angeles. O relato durou cerca de 24 minutos sem interrupções com a Juíza Jodi Montgomery e chocou por trazer as situações inimagináveis pela qual passava.

    Entre algumas das informações emitidas por Britney, de acordo como site Variety, estão a de que foi abusada não só por sua família, mas por seu terapeuta com um tratamento excessivo, sobre como era proibida de ver seus filhos, os fortes medicamentes que era obrigada a tomar, sobre como seu pai sabia de tudo e sobre como não tem nenhum controle financeiro sobre o dinheiro que conquistou com seu trabalho.

    Essa conservadoria deveria acabar. Se eu consigo trabalhar e prover dinheiro pelo meu trabalho para mim e outras pessoas, não faz sentindo permanecer nessa forma. A lei precisa mudar. Qual estado permite pessoas de controlarem o seu dinheiro e ameçá-la dizendo: ‘Você não pode usar o seu dinheiro se não fizer o que mandamos?'"

    Britney citou um momento de quando estava em turnê em 2018 e como foi obrigada a mudar de medicamento após não concordar com suas supostas obrigações. “O meu terapeuta havia me dito que recebeu milhões de ligações de pessoas dizendo que eu não estava cooperando nos ensaios da turnê e que eu não estava tomando meus remédios. Tudo isso era mentira. Ele imediatamente começou a me medicar com Lítio no outro dia. Ele me tirou dos meus medicamentos normais que eu estava tomando por 5 anos e o Lítio é um remédio muito forte e completamente diferente do que eu estava tomando. Você pode ficar prejudicado mentalmente se tomá-lo em excesso ou por um longo período. Eu me sentia bêbada. Nem ao menos conseguia manter uma conversa com minha mãe e meu pai sobre nada. Eu disse a ele que estava com medo”.

    A cantora de “Baby One More Time” também falou sobre como o seu pai sabia de tudo que estava acontecendo. “Além de minha família não ter feito nada sobre a minha situação, o meu pai estava ciente de tudo. Tudo que aconteceu comigo foi aprovado por ele. E ele agia como se não soubesse de nada ou que não soubesse que eu tinha que ser testada periodicamente. Era ele que aprovava tudo e minha família não fazia nada. Perto do feriado natalino, eu tive que ser testada para poder passar o período com os meus filhos em Louisiana. Por duas semanas, uma moça veio na minha casa por 4 horas por dia e me fazia um teste psicológico. Era uma eternidade, porém me falaram que eu tinha que fazê-lo. Depois de uma ligação com meu pai eu soube que tinha falhado no teste e ele disse ‘Me desculpe, Britney. Você precisa escutar seus médicos. Eles planejam te mandar para uma casa em Beverly Hills para um curto programa de reabilitação e você vai ter que pagar US$ 60 mil por mês’. Eu chorei no telefone por uma hora e ele adorou cada minuto”.

    Britney deixou clara sua vontade de processar sua família e necessidade de uma transmissão pública, em que pudesse relatar tudo que lhe aconteceu durante esses anos.

    “Eu honestamente gostaria de processar minha família. Eu também gostaria de compartilhar minha história com o mundo, sobre o que fizeram comigo, em vez de ser esse festival de rumores em que somente eles se beneficiam. Eu quero que me escutem sobre o que eles fizeram comigo, me fazendo passar por tudo isso esse tempo todo. Não faz bem para o meu coração. Eu tenho andado tão raivosa e choro todos os dias. Me falaram que eu não tenho autorização para expor quem me causou tudo isso. Eu tenho o direito de usar minha vez e me defender. Meu advogado diz que eu não posso, que não faria bem. Eu não poderia deixar o público saber de tudo que eles me fizeram e não falar nada a respeito. Isso é conivência”.

    Sobre suas próprias negações referentes à situação que estava lidando por vídeos em sua rede social, Britney explica que estava em negação. “Depois de mentir e dizer ao mundo todo que eu estava feliz e estava bem, eu falo que foi uma mentira. Eu pensei que, talvez se eu pensasse de outra forma, seria diferente. Eu estava em negação, estava em choque. Estou traumatizada. Era o famoso ‘finja ser feliz até ser feliz’, mas agora eu estou dizendo a verdade. Eu não estou feliz”.

    Já em relação às entrevistas que membros da sua família dão para veículos de comunicação e programas de rádio, a cantora falou sobre como se sente. “Eles estão mentindo abertamente sobre mim. Até mesmo minha família. Eles fazem entrevistas, minha própria família faz entrevistas, vão nas estações de notícias e falam sobre a situação, me fazendo sentir uma completa idiota. E eu não posso falar nada”.

    Não ter o direito de engravidar

    Uma das falas mais comoventes de Britney durante o depoimento foi a de que não tem o direito de controlar seu próprio corpo e é obrigada a usar um DIU. “Me falaram agora durante a conservadoria que eu não posso me casar ou ter um bebe. Eu tenho um DIU dentro de mim agora para eu não engravidar. Eu queria tirar o DIU para que eu pudesse ter outro filho, mas, os meus responsáveis, não me deixam ir ao médico e retirá-lo, pois eles não querem que eu tenha mais crianças. Então, basicamente essa conservadoria está me fazendo mais mal do que bem.

    Na parte final do depoimento, a cantora fala com a juíza sobre seu direito a viver sua vida. “Eu trabalhei a minha vida toda. Eu mereço ter alguns anos de descanso e depois fazer o que eu estiver afim. Eu gostaria de ficar no telefone contig para sempre, porque quando eu desligar vou poder ouvir todos esses ‘nãos’ sobre mim. Eu me sinto vulnerável, com uma conspiração contra mim. Me sinto como se tivesse sido deixada sozinha e eu estou cansada de ficar sozinha. Eu mereço ter os mesmos direitos que todos têm, de ter um filho, uma família e conquistar mais coisas. Isso era tudo que queria te contar. Muito obrigada por me deixar falar.”

    Para encerrar a ligação, a juíza Jodi Montgomery agradece a sinceridade e a coragem de Britney. “Eu quero te dizer que me senti tocada por tudo que você disse e como está se sentindo. Sei que precisou de muita coragem para dizer tudo e quero te agradecer por compartilhar isso”.

    Quer saber mais sobre a conservadoria vivida por Britney Spears? Confira o documentário "Framing Britney: A vida de uma Estrela", que aborda o movimento global #FreeBritney que pede a 'liberdade' da cantora para comandar sua própria vida. A produção está disponível na Globoplay.

  • Candyman

    'A Lenda de Candyman' ganha novo trailer assustador

    "A Lenda de Candyman", remake sequência do terror de 92 "Candyman", ganhou um novo trailer repleto de cenas assustadoras e mais detalhes da trama.

    Assista: 

    O longa, que traz para essa geração a figura assustadora Candyman, retorna ao bairro de Chicago, agora gentrificado, em que a misteriosa lenda teve início. De acordo com a história, Candyman é um espírito maligno que tem um gancho no lugar de uma das mãos e que assassina quem invocar seu nome. Para chamá-lo, basta repetir seu nome cinco vezes em frente ao espelho.

    Com direção de Nia DaCosta, que comanda uma das novas produções da Marvel,"The Marvels", e roteiro de Jordan Peele ("Corra!", "Nós"), a nova adaptação chega aos cinemas brasileiros no dia 26 de agosto.

  • DC

    'O Esquadrão Suicida' - Confira o trailer inédito

    Warner Bros divulgou o trailer inédito de "O Esquadrão Suicida", produção da DC dirigida por James Gunn ("Guardiões da Galáxia").

    Confira:

    Bem-vindo ao inferno, também conhecido como Belle Reve, a penitenciária com a maior taxa de mortalidade nos Estados Unidos, onde são mantidos os piores supervilões, dispostos a fazer qualquer coisa para escapar – até mesmo integrar a supersecreta e supersombria Força Tarefa X. Qual é a missão de vida e morte para hoje? Reunir um grupo de prisioneiros de alta periculosidade como Sanguinário, Pacificador, Capitão Bumerangue, Caça-Ratos 2, Savant, Tubarão-Rei, Blackguard, Javelin, e a psicopata favorita de todos, Arlequina. Em seguida, armar todos até os dentes e jogá-los (literalmente) na remota ilha Corto Maltese. Na selva povoada de militantes adversários e forças de guerrilha que aparecem do nada a cada momento, os integrantes do Esquadrão estão em uma missão de busca e destruição, e o Coronel Rick Flag é o único homem em terra responsável por fazê-los se comportar... além dos técnicos do governo da equipe de Amanda Waller, falando em seus ouvidos e rastreando cada movimento deles. Como sempre, basta um movimento errado e eles vão acabar mortos (seja nas mãos dos inimigos da ilha, de um companheiro de equipe ou da própria agente Amanda Waller). Se alguém estivesse disposto a fazer uma aposta em dinheiro, a escolha mais inteligente seria contra eles, todos eles."

    O longa é um reboot/sequência dos anti-heróis e reúne no elenco Margot Robbie, Joel Kinnaman, Viola Davis, reprisando seus papeis, com Idris Elba, Alice Braga, Sylvester Stallone, John Cena, Pete Davidson, Flula Borg, Freddie Stroma, entre outros.

  • Guritiba

    Programa Guritiba atuará na inclusão artística de crianças e adolescentes em formato remoto e híbrido

    Em um período em que os espaços culturais estão fechados em razão da pandemia da Covid-19, os projetos culturais estão se reinventando e inovando, com o objetivo de levar ações artísticas para perto das pessoas, como forma de auxílio na manutenção psicológica, convergência comunitária e integração social. Dentro desta realidade, o Programa Guritiba – projeto cultural e social que tem como principal foco a democratização do acesso à arte para crianças e suas famílias –, atuará durante a temporada 2021, em meio a pandemia, de forma remota e híbrida. O desafio foi grande ao transformar as atividades presenciais em virtuais, mas, segundo a coordenadora do programa, a produtora Carol Scabora, as ações já se mostram significativas tanto para a classe artística, como principalmente para as crianças e educadores que serão assistidos pelo projeto. “Mais do que nunca a arte se faz necessária neste período em que estamos passando, principalmente, no cotidiano das crianças e dos adolescentes. Ela é fundamental no aprendizado, pois promove uma atitude participativa na construção dos sentidos artísticos: sensibilização, percepção, criação, imaginação. Por conta desta necessidade durante a pandemia, os educadores e as instituições estão aderindo ao Programa Guritiba de forma híbrida, como auxilio importante educacional e social”, explica Carol.

    Além de formar plateia, com apresentações de espetáculos teatrais e musicais de forma online, o Programa Guritiba também oferecerá oficinas em arte educação para alunos, bem como formação extra-curricular para educadores. O objetivo é atuar em três frentes de desenvolvimento cultural, que geram um resultado mais convergente. “Levamos para dentro das escolas e instituições sociais os espetáculos. Mas, também atuamos junto dos educadores, com formação extra-curriculares que ajudam os profissionais da aprendizagem no auxílio de linguagem dinâmicas e criativas que a arte proporciona", completa a produtora.

    Atividades artísticas ajudam professores, alunos e pais nesta fase de educação híbrida (Créd. Divulgação)

     

    Programação de junho conta com atividades de artistas premiados

     

    Com uma programação extensa de atividades, o projeto nesta edição terá duração de oito meses. O primeiro espetáculo teatral disponibilizado para as escolas e instituições de forma online, que será aplicado durante o mês de junho, será o “Fuzuê do Pererê”, do Grupo Tupi Pererê, que é um recorte para todas as idades com jogos cantados e contos da cultura popular brasileira. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, como artistas e, também, como educadores. O Programa Guritiba disponibilizará a apresentação para grupos sociais que frequentam unidades de acolhimento e as crianças que voltaram às aulas, dando suporte de projeção e de equipamentos para a instituição participante.

     

    Na oficina de arte educação para os alunos no mês de junho, atividade online e dinâmica com o arte educador Guga Cidral, conhecido por suas pesquisas de arte e infância. Cidral é músico, ator e brincante, com  formação em Contação de História pela Casa do Contador de Histórias. Como educador em arte, coordena os trabalhos de educação infantil em diversas escolas de Curitiba, bem como foi indicado ao prêmio Jabuti pela coleção “Além das Notas”, escrita em parceria com a Ms. Ana Paula Peters. As atividades estarão disponíveis por meio do site programaguritiba.com.br.

     

    Já entre as atividades de formação extra-curricular para educadores, o Programa Guritiba promove o workshop “Palhaçaria em movimento para Educadores”, que visa estimular a arte do palhaço por meios pedagógicos, auxiliando no trabalho dos professores e alunos durante a pandemia nas aulas remotas, quebrando monotonias e trazendo maior atenção à aula, bem como fortalecendo o desenvolvimento de competências da comunicação entre alunos, professores e pais, de forma criativa e lúdica.

    Escolas e Instituições podem se cadastrar para receber o projeto

     

    As escolas e instituições educacionais e sociais que queiram as atividades desenvolvidas pelo Programa Guritiba junto de seus educadores, alunos ou assistidos, devem se cadastrar em um formulário simples no site do projeto (https://programaguritiba.com.br/como-participar/). O Programa Guritiba disponibiliza as apresentações de forma online e física, com todo o suporte de equipamentos, projeções dos conteúdos, auxílio de alimentação e mediação, bem como também concedendo os links das atividades, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária de combate e prevenção da Covid-19. “O Programa Guritiba traz uma possibilidade de atividades necessárias de integração, educação, arte e formação, bem como uma inclusão digital neste momento de pandemia, em que foi preciso mudanças de hábitos e distanciamento social, se tornando uma excelente aliada nesse contexto atípico. Como disse Nietzsche ‘a arte existe para que a realidade não nos destrua’, e, de fato, faz jus as necessidades atuais educacionais e sociais”, finaliza Carol Scabora. O conteúdo exibido do Programa Guritiba terá toda acessibilidade requisitada pelo espaço – quando necessário – e toda sua distribuição é realizada de forma gratuita.

     

    O Programa Guritiba é uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, apresentado pela New Holland Agriculture, Caterpillar e Banco CNH, com patrocínio da Fibracem e Novozymes, em parceria com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Laquila, Berneck e Schattdecor. Acompanhe o programa pelas redes sociais, pelo Facebook @programa.guritiba, pelo Instagram @programa.guritiba ou pelo site www.programaguritiba.com.br

  • 'Livre Sou' - Trio Graveto se junta a DJ Prinsh e Victor Siriani para lançamento de single inédito

    O trio Graveto lançou o single "Livre Sou", junto com o DJ Prinsh Victor Siriani.

    A faixa, que mistura toda a linguagem direta e pop de refrões marcantes, traz a força das batidas junto à intensidade da letra, composta por Felipe Lima Vinicius Vaz, ambos do Graveto, e resulta em um grito de liberdade.

    O trio paulistano vem despontando no cenário e tem como seu mais recente trabalho o álbum "Todo Aqui", que teve participação do rapper Rashid e do próprio Prinsh. Este, por sua vez, vem de uma sequência de ótimos lançamentos de singles como "Crazy" e "Not Torn" e segue sendo referência quando o assunto é música eletrônica de qualidade, possuindo mais de 100 mil ouvintes mensais em algumas plataformas digitais.

    Além do single a ser lançado nas plataformas, a faixa acompanha um visualizer para o Youtube que traduz toda a sensação de “ser livre” que a música passa.

  • Nerds também amam

    Shinobis – Pop Culture and Food apresenta prato especial para o Dia dos Namorados

    Capa –  Prato Shoyu Tori Paitan

    Neste sábado (12), comemora-se o Dia dos Namorados, data em que todo tipo de amor é celebrado e, para deixar o dia ainda mais especial, o Shinobis – Pop Culture and Food preparou uma opção inédita.

    O gastrogeek, localizado no centro de Curitiba, apresenta duas versões de um famoso prato da culinária japonesa, preparado pela chef Michele Dupont, o Lamen. São elas, o Shoyu Tori Paitan, composto por caldo de frango com alga kombu e shitake, com textura e sabor em profundidade de umami, topping com narutomaki, moyashi, frango marinado no sakê, ovis ajitama, cebolinha e lamen artesanal; e a versão vegetariana ou vegana, o Vege,  com caldo de umami com alga kombu, legumes, cremosidade da manteiga de amendoim, tofu defumado, cebolinha e moyashi, a adição do ovo é opcional.

    Os pratos estão limitados a 150 unidades e disponíveis pelo valor de R$75 (casal) e conta com duas doses de Hidromel ou Sake.

    O Shinobis ainda preparou outros combos especiais para a data, sendo o Combo Amor Vikings (R$12), composto por duas doses de Hidromel; o Combo I Love Sake (R$12), com duas doses de Sake; o Combo I Love Dorama, com duas doses de Makgeolli,um vinho de arroz típico da Coreia; o ComboK-Love (R$18), com duas doses de Soju de Morango, um popular destilado da Coreia; e, para a sobremesa, o Combo Love Smoti (R$18), composto por Moti de Sorvete, uma pequena massa de bolo de arroz recheada com sorvete  de morango, chocolate, matcha (chá verde) ou doce de leite

    Além da gastronomia, o gastrogeek também preparou uma decoração especial para a data, assim como uma playlist voltada aos apaixonados.

    Para os casais que desejarem conferir as opções no Shinobis – Pop Culture and Food é necessário fazer reserva pelo telefone (41) 98836 – 9385. As mesas são limitadas.As opções também estão disponíveis via delivery e para retirada no balcão.

     

    Hambúrguer Sasuke - Cred Divulgação

    O cardápio do gastrogeek ainda conta com hambúrgueres, petiscos, chopes. Entre eles, estão o Hambúrguer Naruto (R$18), que consiste em pão, hambúrguer artesanal de frango (120g), queijo cheddar, alface, tomate e maionese; o Hambúrguer Sakura (R$18), com pão, hambúrguer artesanal vegetariano (120g) feito à base de feijão e beterraba, queijo prato, alface, tomate e maionese; e o Hambúrguer Sasuke (R$18), com pão, hambúrguer artesanal de carne bovina (120g), queijo cheddar, alface, tomate e maionese. Há também o Combo Time Sete(R$25), composto por versões mini dos hambúrgueres do cardápio, com três unidades de 40g. Para as porções, o Frango K-Pop (R$18 – 400g), composto por petiscos de frango frito com acompanhamento de molho coreano apimentado; o Frango J-Pop (R$18 – 400g), com petiscos de frango frito com fécula de batata, acompanhados de molho teriyaki; além de batata frita tradicional e batata rústica, estão disponíveis. Entre os chopes, o Pilsen tradicional (R$7 – 300ml /R$12 – 440ml), e o de Vinho (R$9 – 300ml/R$13 – 440ml). Bebidas não alcóolicas, como refrigerantes e sucos, também estão disponíveis.

    O Shinobi’s – Pop Culture and Food fica localizado na rua Dr. Faivre, 507, no Centro de Curitiba. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 23h, e pode ser alterado de acordo com o decreto em vigência.

     

     

  • Titãs

    Filme póstumo documenta trajetória do fundador do grupo Titãs, Ciro Pessoa

    A trajetória do músico e poeta paulista Ciro Pessoa ganha a tela em "Quem é Ciro Pessoa?", que vai ao ar nos dias. 09 (22h), 10 (10h) e 26 (18h45) de junho, no canal Music Box Brazil.

    Dirigido por Wladimyr Cruz, o último registro em vida do anti-herói fiel à arte, falecido em maio de 2020 em decorrência da Covid-19, documenta um importante capítulo da música oitentista: as origens dos Titãs, banda que ajudou a fundar. Também divide os bastidores da produção do seu último disco da carreira, homônimo ao filme, já disponível nas plataformas.

    Compositor essencial do rock nacional, Ciro assina hits como "Sonífera Ilha", "Babi Índio" e "Toda Cor", gravadas no disco de estreia dos Titãs, de 1984. "Inundação De Amor", registrada pelo Ira! e "Pânico e Solidão", de sua banda Cabine C. O músico repassa toda sua carreira musical e literária em um longa de 120 minutos, que conta ainda com participação de amigos do meio artístico, como Branco Mello (Titãs), Fê Lemos (Capital Inicial) e a atriz Grace Gianouskas.

    Sem fugir de pautas sensíveis, Ciro fala abertamente e revela quem é a figura além dos refrãos ou das polêmicas que rechearam sua passagem por estes lados. Dentro desta retrospectiva, regravações de canções favoritas do repertório autoral do biografado recheiam o longa e servem como um roteiro audiovisual. O filme também captura o seu último registro fonográfico com a banda Flying Chair, homônimo ao documentário, incluindo a canção inédita intitulada "Casa Nave Espacial".

    O disco contendo as 10 últimas faixas registradas por Ciro Pessoa (composição e voz)Chico Marques (guitarra e vocais)Cláudio Costa (guitarra solo e vocais)Icaro Scagliusi (baixo, violão e teclados) e Ricardo Topfer (bateria, percussões) já está disponível nas plataformas digitais. Foi produzido no PPM Estúdio, em São Paulo, gravado por Raul Zanardo, mixado e masterizado por Guilherme Canaes (Cabine C). O longa-metragem “Quem É Ciro Pessoa?” é uma produção da Blue Screen Of Death Filmes.

  • Cinema

    Hugh Jackman é um investigador particular da mente em 'Caminhos da Memória'

    Warner Bros. Pictures divulgou o trailer de "Caminhos da Memória", longa de ação estrelado por Hugh Jackman, Rebecca Ferguson e Thandiwe Newton.

    Confira:

    No filme, Jackman dá vida a Nick Bannister, um investigador particular da mente, que navega pelo mundo obscuro e fascinante do passado, ajudando seus clientes a acessar memórias perdidas. Tudo muda quando ele conhece sua nova cliente, Mae (Rebecca), e se depara com uma violenta conspiração ao investigar seu desaparecimento.

    "Caminhos da Memória", tem direção e roteiro de Lisa Joy, uma das criadoras da aclamada série "Westworld"

    A estreia nos cinemas brasileiros está agendada para o dia 19 de agosto.