Luiz Mourão – O diretor Cícero Lira (esquerda) e o ator Thadeu Peronne.

Thadeu Peronne me ligava quase todas as segundas-feiras, dia de reunião de pauta no caderno G. Foi dele um dos primeiros ensaios a que assisti, nos bastidores do Teatro Guaíra, ainda tomando conhecimento dos meandros das coxias. Tempo de tanto aprendizado!

Hoje os atores se desdobram dentro de casa para gravar seus trabalhos e continuar vivos, e esse está bem vivo: comemora seus 30 anos de carreira com a estreia do monólogo “QUE ABSURDO!”, escrito e dirigido pelo jornalista e produtor cultural Cicero Lira. As sessões serão transmitidas pelo Youtube de 7 a 30 de agosto, nos fins de semana. Existe uma taxa simbólica a ser paga para poder assistir.

“QUE ABSURDO!” conta a história de um artista que está isolado e recebe uma visita inesperada. Durante esse encontro, ele faz revelações sobre seu passado e reavalia a carreira que está em crise. Perturbado por um pesadelo recorrente que o coloca sempre diante do caos, o personagem busca refúgio na arte para tentar se libertar e dar sentido a sua vida. 

O diretor Cicero Lira explica que, por causa do isolamento social, os ensaios com o ator foram realizados virtualmente, assim como parte do processo de concepção artística e produção. “Estamos nos adaptando a essa nova realidade. Algumas produções virtuais como o teatro feito em casa já estão acontecendo. Estamos aprendendo com esse processo híbrido”, conta.

De acordo com Lira, o debate sobre o ” fazer teatral” em tempos de pandemia é importante. “Não tenho dúvida que o teatro é a essência do lugar do encontro presencial entre público e atores, porém, o momento que estamos passando é único. Mas assim que tudo isso passar, voltaremos a encenar nos teatros. Para o ator Thadeu Peronne, a cena cultural está passando por um momento complexo, mas a arte resiste. “Alguns grupos de teatro no país e no exterior já estão propondo novos formatos. Apesar da crise que enfrentamos, tenho visto projetos bastante interessantes”.

Outros parceiros criativos da empreitada são a designer visual Miriam Fontoura, o compositor e musicólogo Harry Crowl e o cantor, compositor e percussionista Thiago Mocotó (irmão e integrante da Banda de Gabriel O Pensador). 

SERVIÇO

“QUE ABSURDO!”

07 e 15 de agosto, às 21h

As transmissões AO VIVO ocorrerão no Canal da CLProducoes Digital no Youtube

Informações na página do evento:  http://www.sympla.com.br/event__909199 

As vendas dos ingressos já estão abertas para a estreia e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla com valores a partir de R$ 10,00 (meia-entrada) + TX de Serviços. Ba acessar o link para obter mais informações: