O livro Introdução à direção teatral apresenta conceitos e fundamentos da direção teatral como é vista hoje. Seu ponto central é a concepção de que a direção teatral deve englobar aspectos que advêm do coletivo e coadunam processos criativos distintos. O autor, Walter Lima Torres Neto, é doutor em Théâtre Arts du Spectacle pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III e foi professor no curso de direção teatral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com essa obra, ele aproveita sua experiência não apenas como estudioso do teatro, mas também como espectador, para transmitir os fundamentos da arte da direção teatral como disciplina.

Lançando mão de aspectos da história do teatro e da crítica, mas situando-se no campo didático, o livro é um manual que introduz o leitor aos conceitos e técnicas fundamentais para a prática do ofício de direção cênica. O autor propõe uma reflexão sobre a atividade no Brasil, que, por seus inúmeros problemas de cunho social e econômico, pode oferecer desafios para os interessados nessa função.

A obra dedica-se a fazer um panorama dos requisitos da arte da direção teatral ocidental, unindo aspectos históricos e estéticos, e, inicialmente, refletindo sobre os modelos ideais de coordenadores presentes na cena teatral brasileira. O autor aborda alguns criadores da cena teatral ocidental que se destacaram dentro da história do espetáculo, como Niemiróvitch‑Dântchenko, José Celso Martinez Corrêa e Antunes Filho, e foca nos elementos que constituem a encenação – texto, atuação, figurino, iluminação, dentre outros –, mostrando como é essencial que o diretor de teatro conheça os pormenores técnicos do processo em que está inserido. Ele ainda introduz a ideia de “projeto de encenação” e um roteiro que ajuda o aspirante a diretor a entender as etapas do trabalho de criação e produção da montagem.

O livro traz um “Caderno de imagens”, no qual estão inseridos esquemas e plantas baixas desenhadas por Doris Rollemberg, arquiteta, cenógrafa e professora de cenografia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Esse material serve de subsídio visual para o conteúdo do livro e enriquece a aprendizagem com a possibilidade de o leitor analisar diversos arranjos cênicos e a maneira como eles capturam ou direcionam o olhar do espectador ou o esforço criativo do ator.

Introdução à direção teatral foi escrito em linguagem acessível, e é ideal não só àqueles que desejam aprender esse ofício, mas também a estudantes e críticos que buscam entender aspectos básicos da concepção e prática de uma exibição cênica.

Introdução à direção teatral

Autor: Walter Lima Torres Neto

ISBN: 9786586253658

Edição: 1

Ano: 2021

Páginas: 240 p.

Dimensões: 23,00 x 16,00 x 1,50 cm.