Fragmentos de uma pandemia: livro do mês proposto ao leitor (Imagem: Publicação da PUCPRESS)

Já faz um ano que o primeiro caso de COVID-19 chegou ao Brasil e a pandemia não acabou – aqui e em quase todo o mundo. Ainda vivemos em um ambiente de constante ameaça, (des)informação e carências.

Neste período de (re)ajuste, alcançar novas possibilidades de interpretação e de resiliência pode ser uma importante ferramenta para aprimorar o conhecimento e enxergar oportunidades de reflexão. Aliás, distintas reflexões, pois o que temos aprendido neste período de isolamento é o quanto o impacto da pandemia pode nos trazer um leque de interpretações sobre a vida, a morte, a saúde, a espiritualidade, o trabalho, nosso modo de nos alimentar e comunicar… e tantas outras variáveis.

Por isso, indicamos como livro do mês aos nossos leitores o valioso Fragmentos de uma pandemia, publicado pela PUCPRESS e organizado pelos professores Douglas Borges Candido e Fabiano Incerti, do Instituto Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. 

A obra conta com provocações inteligentes, que partem de diferentes perspectivas do conhecimento sobre a questão pandêmica. Nela, o leitor encontrará interações filosóficas contextualizadas, desenvolvidas por cabeças que pincelaram facetas marcantes sobre o ser humano e a sua relação com o isolamento. Foi escrita durante o primeiro semestre de 2020, período de ascensão de casos de COVID-19 no Brasil e no mundo, por meio de entrevistas com intelectuais nacionais e internacionais.

Quem são esses convidados? 

O elenco é bastante interessante. Participam da obra Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), doutora em Estudos Alemães pela Universidade Católica Portuguesa; Ladislau Dowbor, Economista brasileiro, professor titular de economia da PUC-SP, doutor em Ciências Econômicas pela Escola de Economia de Varsóvia; Michel Maffesoli, sociólogo francês, professor emérito da Sorbonne Université e membro do Instituto Universitária da França, doutor em Sociologia pela Université Grenoble; Regina Herzog, psicóloga, professora da UFRJ e pesquisadora na área de teoria psicanalítica, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio; Táki Cordás, médico psiquiatra, professor de Medicina na USP e pesquisador na área de transtornos alimentares, doutor em psiquiatria pela USP; Tomáš Halík, padre católico tcheco, professor de sociologia e filosofia da religião na Charles University, em Praga, na República Tcheca (foi laureado, em 2014, com o Templeton Prize).

Perspectiva dos “fragmentos”

De acordo com o professor Fabiano Incerti, o livro não busca uma resposta única sobre a questão da pandemia, mas visa “tatear impressões sobre o contexto pandêmico”. Além do mais, o material apresenta “uma visão de ruptura diante de um contexto que nos traz um otimismo esperançoso, mas não ingênuo”, explica. 

Assim, o que o leitor encontrará ao longo das páginas da obra, será “a revisão dos nossos hábitos de consumo, dos nossos modos de viver e de agir, do nosso cuidado com o planeta e com a manutenção de um ecossistema saudável, da nossa atenção para o problema da desigualdade social e distribuição de renda, entre outros pontos críticos. Trata-se, pela intensidade do que estamos vivenciando, de escolhas éticas, políticas e sociais decisivas”, conforme apontam os organizadores, no prefácio da obra.

Material gratuito

Se você tiver interesse em ler o livro, baixe-o gratuitamente aqui na página do Instituto Ciência e Fé da PUCPR ou no site da Amazon, neste link