Comunicação & Educação Acessíveis

  • Consultórios recebem crianças em profundo sofrimento na pandemia: saiba como amenizá-lo

    Diariamente, recebo mensagens de pais de crianças e adolescentes pedindo socorro. Recebo também no consultório essa gente tão nova que está passando por um sofrimento tão grande. 

    São casos que vão desde a ansiedade, manias exacerbadas, medo de sair de casa, até pensamentos de morte. Sim, crianças com menos de 10 anos estão ansiando pelo fim, porque não estão dando conta. Muitos casos requerem até o acompanhamento psiquiátrico com administração de medicamentos, algo que deixa uma marca muito séria nesse ser em desenvolvimento.

    Mas como identificar que nossos filhos estão sofrendo emocionalmente nesta pandemia? O primeiro sintoma é o medo que tira a criança da zona de segurança e a coloca em estado de alerta constante. Medo de pegar coronavírus, de morrer, da morte dos pais, avós ou outros parentes. 

    Esse medo se manifesta também no aumento da ansiedade: eles ficam mais agitados, têm dificuldade de concentração, pensamento acelerado, às vezes uma fala descontrolada, e isso afeta toda a família. 

    As manias podem surgir: roer as unhas, puxar os cabelos, até tirar os pelos da sobrancelha, ou seja, comportamentos que diferem dos de uma criança tranquila. Um fator que prejudica muito a saúde física e emocional das crianças e adolescentes é a falta de sono - seja por ausência de rotina ou porque não conseguem dormir (aliás, para evitar isso, convém retirar todo o estímulo eletrônico à noite). Por vezes é o sono agitado que impede o descanso reparador.

    A depressão é a outra face desse sofrimento: crianças com muito medo de sair de casa, de se relacionar com os amigos, por vezes com pensamentos persecutórios e mente muito acelerada.

    Surgem ainda os reflexos psicossomáticos: falta de ar, taquicardia, dor de cabeça, sintomas gastrointestinais, como úlceras, e até doenças da pele. Uma consequência da falta de estímulo e socialização relatada pelas fonoaudiólogas tem sido o atraso da linguagem e da  comunicação, que acaba retardando a própria construção de pensamento e da escrita.

    Ainda mais grave é a mudança de comportamento pelo uso excessivo de telas, que pode se tornar muito grave se não for tratada, especialmente no caso de autismo ou mesmo no desenvolvimento do chamado “autismo virtual”.

    Em casos extremos, tenho recebido crianças na segunda infância que planejam a própria morte. Você está atento ao seu filho?

    É verdade que precisamos fazer nossa parte em nos cuidar, com distanciamento social, tomar a vacina e cobrar os governos por boas decisões, até que a pandemia vá embora. Mas podemos e temos a obrigação de amenizar a luta que esses seres em formação estão enfrentando, sem a capacidade de compreender que nós adultos temos (ou deveríamos ter).

    Felizmente, existem algumas diretrizes para amenizar o sofrimento. Em primeiro lugar, é muito importante que haja rotina em casa, com seguimento de horários para refeições e hora de dormir. As crianças também ficam muito mais tranquilas quando passam um período de brincadeira com os pais, e o ideal é que seja logo de manhã. Quando possível, os pais ou outros cuidadores podem se alternar para prover essa atenção.

    O tempo para brincadeiras é tão importante quanto o espaço - organizar locais específicos na casa e direcionar as atividades. O tempo de telas, seja televisão, tablet ou celular, deve ser reduzido - o ideal seria uma hora de manhã e uma de tarde, quando necessário.

    Em relação às aulas remotas, considero excessivo o tempo de cinco horas diárias que muitas escolas praticam. Apesar de muitos pais até desejarem isso, é importante lembrar que a própria Organização Mundial da Saúde preconiza limites bem inferiores a isso para o uso de telas entre crianças.

    As crianças também precisam sair de casa para o ar livre, tomar sol, com a orientação sobre o correto uso da máscara. Da mesma forma, os pais precisam se cuidar - alternar entre si as saídas para exercícios físicos, por exemplo. Dessa forma, cria-se uma válvula de escape para o stress, que funciona como uma verdadeira “panela de pressão” dentro de casa.

    Algumas atividades que ajudam a gastar energia e descarregar a tensão da criança são mexer com massinha, areia ou fubá, e, quando possível, brincar na grama - tudo isso irá deixá-la mais calma.

    Para aqueles cujas escolas estão funcionando em lotação reduzida, a recomendação é: visite as instalações, certifique-se do seguimento dos protocolos sanitários, e não deixe de enviar seu filho. Trata-se de um convívio importantíssimo para seu desenvolvimento, com interações fundamentais para a manutenção da saúde mental e emocional.

    Por fim, gostaria de deixar uma última recomendação aos pais: tentem filtrar as notícias sobre a covid-19 nas conversas em casa. O ideal é permitir que haja um fôlego, um tempo sem essa pressão externa nesse lugar que precisa ser um porto seguro para as crianças e adolescentes.

    *Márcia Canova é psicóloga com abordagem sistêmica familiar, ludoterapeuta e psicopedagoga.

  • COVID-19

    Com pico da pandemia, empresas se unem em doações emergenciais ao Hospital de Clínicas de Curitiba

    Fachada do Hospital das Clínicas
    Fachada do Hospital das Clínicas

    Com a disparada de casos de covid-19 em todo o país, um grupo de empresários se uniu para doar respiradores ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR). O lote foi encaminhado de maneira emergencial a esse importante núcleo de tratamento de pacientes contaminados em Curitiba, que hoje conta com 67 leitos de UTI destinados às pessoas com covid-19.

    Uma das empresas que se mobilizou para possibilitar a ampliação do atendimento no HC foi a Ibema, protagonista do mercado global de embalagens, com unidades fabris no interior do Paraná e na região metropolitana de São Paulo. Junto com a Ibema, a ação solidária, organizada em menos de 24 horas, reuniu a Positivo Educacional, Construtora Laguna e W Investments.

    Além de doar um respirador, a companhia lançou uma campanha interna para a arrecadação de dinheiro para a entidade. “Acreditamos no papel da coragem num momento em que é preciso olhar para o outro com empatia e tomar atitudes baseadas em nosso impacto na comunidade”, afirma o gerente de Estratégia e Marketing da Ibema, Diego Gracia.

    A Associação Amigos do HC aceita doações em dinheiro, dedução no Imposto de Renda, materiais de saúde, entre outros. Participe! Faça sua doação por meio dos dados abaixo:

    PIX: contato@amigosdohc.org.br
    Banco Itaú: 341
    Agência: 4122
    CC: 20.430-0
    CNPJ: 79.698.643/0001-00
    Associação dos Amigos do HC
    Informações: (41) 3091-1000

  • Educação

    Projeto leva experimentos de estudantes brasileiros ao espaço

    (Foto: Divulgação TIM)

    O sonho de diversas crianças e adolescentes de conhecer o espaço, ganha ares de realidade com o Garatéa-ISS. A iniciativa, patrocinada pelo Instituto TIM, promove a participação de alunos brasileiros do Ensino Fundamental e Médio no Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), que incentiva o estudo de ciências espaciais embarcando projetos e desenhos em foguetes da SpaceX.

    Estudantes da Escola Regina Coeli, de Sorriso (MT), permanecem aqui na Terra, mas suas ideias já estão em órbita: o experimento do grupo, ganhador da edição de 2020, foi enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) no último domingo (06). Eles desenvolveram um teste para acompanhar a reação de um medicamento para intolerância à lactose no espaço.

    “O projeto Garatéa-ISS traz para os estudantes a força da imaginação e da educação. Não há nada mais fascinante do que se sentir parte de uma aventura espacial. Ao mesmo tempo, nada é mais criativo do que desenhar e implementar um experimento científico”, explica Mario Girasole, presidente do Instituto TIM.

    O Garatéa-ISS reúne estudantes de escolas de todo o país, que criam experimentos para serem realizados no espaço. Um deles é selecionado para ser enviado à ISS com outros ganhadores dos Estados Unidos e do Canadá, voando em um foguete contratado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).

    O Brasil é o primeiro país fora da América do Norte a integrar o SSEP. Ao todo, 285 escolas já participaram do Garatéa-ISS, com 171 projetos. A iniciativa foi desenvolvida por uma parceria da Universidade de São Paulo e Fundação de Apoio à Física e à Química.

    O programa engloba ainda uma vertente artística e os colégios também participam com desenhos que serão enviados à ISS junto com os astronautas. Neste ano, foram ao espaço desenhos de alunos da Escola Maria Edith Rhoden (São Desidério, BA), da Escola Municipal de Educação Especial Olga Benário Prestes (Diadema, SP) e do St. Francis College (São Paulo, SP).

    Dois projetos científicos de colégios brasileiros já foram enviados ao espaço no programa Garatéa-ISS: uma experiência com cimento — cujos resultados serão apresentados em um congresso nos EUA — e outra com filtro de barro.

    A ideia do programa é mostrar aos alunos como os experimentos que criaram se desenvolvem em um ambiente de microgravidade, muito usado para testes da indústria farmacêutica para pesquisa de medicamentos e testagem de materiais.

    De acordo com Lucas Fonseca, engenheiro espacial responsável pelo projeto Garatéa, o programa é um enorme chamariz para atrair o interesse de crianças e jovens para a ciência. “O lançamento de projetos no espaço é uma experiência que inspira, conecta e muda vidas, já que os ganhadores ficam em contato direto com instituições como a Nasa, por exemplo”.

  • Evento

    Fórum de Responsabilidade Social debaterá o tema “Educação abre Portas e Mentes”

    Fernando Henrique Cardoso, Luciano Huck, Lindalia Junqueira, Marcello Dughettu, Fernanda Keller, Bernardinho, Flávio Canto, Leizer Pereira, Roberta Medina, Malu Mader e Tony Bellotto são os convidados especiais do 4º Fórum de Responsabilidade Social da Estácio. Para o evento, que marca os 50 anos da Instituição de Ensino Superior, a Estácio elegeu algumas das mais importantes personalidades que, como a instituição, buscam gerar impacto positivo em nossa sociedade e fazer a diferença na vida de muitos brasileiros. Totalmente on-line e aberta ao público externo, a edição deste ano acontecerá no dia 7 de dezembro, a partir das 18h, por meio do link: https://forum50anos.estacio.br/  

    O objetivo do 4º Fórum de Responsabilidade Social da Estácio: Educação abre Portas e Mentes é trazer luz e provocar a discussão, mostrando a importância do Ensino Superior na vida das pessoas. Ele contará com cinco painéis, cada um inspirado nos pilares do Programa Educar para Transformar da Estácio: Cidadania, Escola, Cultura, Esporte e Inovação & Empreendedorismo. A iniciativa terá como mediadores o CEO Estácio, Eduardo Parente, e os vice-presidentes da instituição, Cláudia Romano, Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação; Alexandre Aguieiras, executivo de Conteúdo Digital; Aroldo Alves, Operações Digitais; Rossano Marques, Operações Corporativas; e Marcel Desco, Vendas & Marketing.   

    “Na universidade, a mente do estudante se abre e, por meio do conhecimento, as possibilidades se expandem e as pessoas aprendem a conviver e a respeitar a diversidade. Neste ambiente, onde também é exercitada a criatividade e a inovação, são descobertos novos horizontes para cada cidadão. A partir dessa reflexão, tivemos a honra de convidar estas grandes personalidades e temos a convicção de que elas, ao compartilhar suas experiências e seus desafios, vão estimular todos os participantes, enfatizando a importância da educação”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio.  

    A Estácio tem a responsabilidade social em seu DNA e há 10 anos aposta no Programa Educar para Transformar, beneficiando milhares de cidadãos, com bolsas de estudo para atletas e paratletas; Programa de Alfabetização para Jovens e Adultos; parcerias com dezenas Organizações Não-Governamentais (Ongs); patrocínios de peças teatrais, espetáculos e lançamentos de livros por meio de incentivo fiscais, entre outros.  

    A Responsabilidade Social também está presente na vida acadêmica de suas Unidades por meio de eventos, como o Trote Solidário, que somente neste semestre apoiou mais de 50 instituições parceiras; Dia E Nacional (programa que incentiva alunos e colaboradores a serem voluntários em diversas causas sociais) que desenvolveu, neste ano, cerca de 220 atividades on-line para mais de 16 mil pessoas; e a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que em outubro de 2020 realizou 335 atividades impactando mais de 37 mil pessoas. Durante todo o ano, a Instituição presta diversos serviços gratuitos à comunidade – nas áreas de Psicologia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Direito e Ciências Contábeis – quando são assistidas milhares de pessoas que residem no entorno dos campi.   

    Serviço:   
    Evento - 4º Fórum de Responsabilidade Social da Estácio: Educação abre Portas e Mentes   
    GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO EXTERNO   
    Data – 7 de dezembro   
    Horário - a partir das 18h 
    Transmissão por meio do link: https://forum50anos.estacio.br/

  • 5 de dezembro

    Dia Internacional do Voluntário com atividades on-line

    Dia 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntário – e para celebrar a data e os 15 anos de trajetória, o Instituto História Viva promove a “Semana do Voluntariado”, com atividades on-line e gratuitas, entre os dias 2 e 8 de dezembro, via plataforma Zoom.

    De acordo com a fundadora e gestora do Instituto História Viva, Roseli Bassi, o História Viva nasceu com a missão de transformar histórias de vida em contos de fada, levando alegria a pessoas em situações de fragilidade física e emocional, por meio da literatura oralizada.

    “Ao longo dos anos, junto com 3.560 voluntários, transformamos a realidade de pessoas em ambientes hospitalares, lares de idosos e abrigos. E, após 15 anos, tivemos que adaptar o formato de trabalho, assim como as demais organizações”, conta.

    De acordo com Roseli, desde o início da pandemia, os treinamentos, atendimentos e projetos como Ouvir e Contar vêm sendo realizados de forma on-line. “Mesmo diante do distanciamento social, temos formado novos voluntários, que se adaptaram às possibilidades de contação de história”, relata.

    A gestora comenta que os hospitais parceiros enviam os nomes e idades das crianças internadas, e os voluntários preparam as histórias, gravam o vídeo e enviam para elas, que assistem por meio de tablets – alguns vindos de doações e outros disponibilizados pelo próprio hospital.

    Do voluntariado ao storytelling
    Sobre a comemoração ao Dia Internacional do Voluntário, a fundadora do Instituto História Viva reforça que a entidade dedicará uma semana de atividades e lives relacionadas ao voluntariado, um total de sete aulas ao vivo. Entre os temas abordados estão: storytelling, orientações sobre postura do voluntário, perfil das pessoas atendidas, vantagens em se tornar voluntário, entre outros assuntos. Participe e seja um voluntário do Instituto História Viva!


    Serviço:

    “Semana Internacional do Voluntariado “– Instituto História Viva
    Data: 2 a 8 de dezembro
    Horário: 19 horas
    Inscrições: https://voluntarios.historiaviva.org.br/semana-do-voluntario
    *Treinamento (on-line, ao vivo e gratuito)
    Saiba mais sobre a ONG em: www.historiaviva.org.br .

    Fonte: com assessoria

  • Educação

    Black Friday também com promoção na área educacional

    A tradicional data americana, que ocorre anualmente em novembro após o dia de Ação de Graças, já caiu no gosto dos brasileiros. Adotada em vários países, o período é marcado por promoções que movimentam diversos setores da economia. Na Estácio, a Black Friday vai trazer muito mais que descontos. Durante mais de uma semana, quem desejar investir no futuro, poderá aproveitar condições especiais em diversos cursos de graduação e de Pós-graduação e MBA, disponíveis na campanha.
    Até 30 de novembro, a instituição trará uma super oportunidade para quem deseja iniciar uma graduação ou se especializar. Na Black Friday da Estácio os candidatos vão poder investir na carreira com até 50% de desconto durante todo o curso. A ação contempla diversos cursos disponíveis nas modalidades de ensino a distância e presencial, conforme descrito no regulamento da campanha e disponibilidade da Unidade ou Polo de Ensino Digital escolhido.
    Para turbinar o currículo, a Estácio disponibiliza na Pós-graduação/MBA centenas de opções, incluindo os novos cursos com duração de 12 e 6 meses. A maioria dos cursos de especialização conta ainda com uma parceria internacional com a Harvard Business Publishing, que promete o estímulo a um ensino moderno e interativo. Conheça todas as opções em: https://pos.estacio.br/.
    O futuro universitário também encontrará muitas opções de cursos de graduação em diferentes áreas, disponíveis em www.estacio.br. Os calouros que participarem da campanha poderão contar com outras facilidades, como o parcelamento das três primeiras mensalidades. A ação também contempla candidatos para segunda graduação; que tenham realizado o Enem; ou que optaram pela transferência externa. Nestes casos não é preciso prestar o vestibular, basta verificar as condições no regulamento.
    “A Black Friday já caiu no gosto do brasileiro, mas colocamos um tempero diferente: em vez das pessoas gastarem apenas em compras de impulso, a Estácio está oferecendo um investimento em educação por uma condição bem legal. Não tem melhor momento: atualizar os estudos agora e sair na frente no mercado de trabalho”, afirma o diretor da Estácio Curitiba, Alexandre Machado Frigeri.
    Para os candidatos que optarem por cursos na modalidade Digital, as aulas iniciam ainda neste ano. Quem preferir a modalidade presencial, irá iniciar as aulas em 2021 garantindo a conquista de uma das promessas mais importantes no ano novo: investir no próprio futuro.
    Na Estácio Curitiba e pólos da Região Metropolitana, as inscrições podem ser realizadas pelo telefone de whatsapp (41) 9 9930-0073.

  • Educação

    Estude para o Enem de graça

    A TIM e o Stoodi se uniram para facilitar a vida de diversos estudantes brasileiros que enfrentam o desafio de um vestibular no meio de uma pandemia e com aulas à distância. A partir de hoje (26), os clientes da operadora independentemente do tipo de plano, terão acesso gratuito à plataforma de ensino, sem consumir o pacote de internet.

    Estão liberados videoaulas e bancos de exercícios com foco na preparação para o Enem. Clientes TIM terão ainda, com exclusividade, um cronograma de estudos personalizado, de acordo com o curso desejado para a graduação e com um plano de atividades até a data das provas.

    Normalmente, as assinaturas dos serviços do Stoodi têm custo mensal a partir de R$ 29,90. João StrickerHead de Marketing Consumer da TIM Brasil, explica que a parceria foi pensada justamente para que o cliente economize esse valor e possa ter acesso a um plano de estudos adequado, facilitado pela democratização da internet móvel e dos smartphones. “Com a interrupção das aulas presenciais por conta da pandemia, muitas pessoas que vão fazer o Enem estão com dificuldades para estudar em casa. A crise econômica provocada pela Covid-19 agrava a situação. Os clientes querem economizar o pacote de internet e não podem arcar com plataformas pagas de ensino. A união com o Stoodi ajuda a solucionar algumas dessas questões. Qualquer cliente terá acesso gratuito às videoaulas, sem o consumo da franquia de dados e ainda com um cronograma de estudo personalizado. Buscamos sempre nos aliar a parceiros que facilitem e agreguem valor à jornada dos nossos usuários”, detalha o executivo.

    O Stoodi é uma startup brasileira de educação, fundada em 2013. A plataforma reúne conteúdos e ferramentas que permitem ao usuário estudar de forma agradável e eficiente, em qualquer tempo e em qualquer lugar. O conteúdo é desenvolvido de forma organizada, sequencial e didática para que o aprendizado seja o mais natural possível.

    “Estamos passando por um momento em que fica muito clara a dificuldade dos alunos brasileiros de acessarem educação de qualidade remotamente. São duas as principais barreiras: curadoria de conteúdo de qualidade e conectividade. Justamente a proposta de valor central da parceria entre Stoodi e TIM. Nossa missão é apoiar em grande escala os milhões de alunos brasileiros cursando o Ensino Médio ou se preparando para as provas do Enem e Vestibulares", afirma Bernardo Martins, CEO do Stoodi.

    A parceria garante aos clientes TIM o acesso a mais de 30 mil exercícios, 5 mil videoaulas e um cronograma de estudos. Para ter acesso, basta baixar o aplicativo Stoodi que está disponível na PlayStore e AppleStore ou acessar www.stoodi.com.br/tim e realizar o cadastro.

     

    Fonte: Assessoria de Imprensa

  • “Mês da Carreira” com palestras on-line gratuitas sobre mercado de trabalho

    De 27 a 30 de outubro, a Estácio - uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional do Brasil e que atua há 50 anos no segmento de Ensino Superior – promoverá mais uma edição do “Mês da Carreira”. Esse ano, o evento será totalmente on-line e terá mais de 12 horas de conteúdo, sendo dividido por áreas de atuação, com painéis de desenvolvimento e temas como diversidade, carreira/tecnologia, entre outros tópicos. O público externo de todo o Brasil poderá acompanhar a transmissão gratuitamente, que acontecerá por meio da plataforma Teams Microsoft. Confira a programação completa no Blog da Estácio em https://blog.estacio.br/mes-das-carreiras-aproveite/  ou no site http://mesdacarreira.estacio.br/ .

    Os interessados contarão com grandes nomes do mercado, como Leizer Pereira, fundador e diretor executivo da instituição Empodera, empresa responsável por criar estratégias para promoção de diversidade e inclusão nas empresas. Ele vai comandar o Painel sobre Diversidade de Raça. Já a Cia de Talentos realizará a palestra “Como aplicar suas hard e soft skills para construir uma carreira de sucesso” e Humberto Dala fará um bate-papo voltado para os estudantes de Direito. Os participantes também vão assistir às palestras de vários outros convidados.  

    “O Mês da Carreira tem como propósito apoiar a jornada de quem está no mercado de trabalho – sejam eles nossos alunos ou o público em geral. Preparamos um mix de conteúdo que aborda os temas mais em voga como o impacto da tecnologia em diversas carreiras, a importância da diversidade nas relações profissionais, além de tendências de recrutamento, a relevância das softskills e diversas histórias inspiradoras de grandes profissionais. Estamos felizes em poder apoiar a caminhada de desenvolvimento de tantas pessoas e cumprir nosso papel de apoiar a transformação social de tantas pessoas.”, afirma Cláudia Romano, Vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio.  

    Atualmente, a Instituição de Ensino está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o Ensino Digital, contando com mais de 600 mil alunos.

    Serviço: Confira a programação completa no Blog da Estácio em https://blog.estacio.br/mes-das-carreiras-aproveite/ ou no site http://mesdacarreira.estacio.br/ .

    Evento: Mês das Carreiras Outubro 2020 - de 27 a 30 de outubro - TRANSMISSÃO AO VIVO

    Relação adicional com a programação por data e horário:

     

    Relação adicional com a programação por data e horário:

     

    Dia 27 de outubro - 12h  

    Tema - É hora de falarmos sobre diversidade 

    Título - Negros e o mercado de trabalho 

    Palestrante - Leizer Pereira - Comunidade Empodera 

     

    Dia 27 de outubro - 18h  

    Tema - Desenvolvimento Profissional 

    Título - O que é um midset de crescimento? 

    Palestrantes - Marcio Cassin (FLG Brasil) e Flávio Valiati (Vamos Subir) 

     

    Dia 28 de outubro - 11h  

    Tema - Empresas e Currículos 

    Título - Papo aberto: o que a Gerdau espera de seus estagiários?  

    Palestrante - Suellen Camargo - Gerdau  

     

    Dia 28 de outubro - 12h  

    Tema - É hora de falarmos sobre diversidade 

    Título - Tecnologia é para mulher sim!  

    Palestrantes - Priscila Siqueira (Laboratória) e Regina Acher (Gympass) 

     

    Dia 28 de outubro - 17h  

    Tema - Desenvolvimento Profissional 

    Título - Como conquistar uma vaga usando o LinkedIn 

    Palestrante - Vitor Fuzato – LinkedIn 

     

    Dia 28 de outubro - 18h  

    Tema - Desenvolvimento Profissional 

    Título - Construindo uma carreira com protagonismo e autonomia 

    Palestrante – Professores Cesar Lessa e Renata Weiss, ambos da Estácio  

     

    Dia 29 de outubro - 11h  

    Tema - Empresas e Currículos 

    Título - Papo aberto: a versatilidade do profissional no mundo do trabalho atual 

    Palestrante – Anderson Pereira - Universia 

     

    Dia 29 de outubro - 12h  

    Tema - É hora de falarmos sobre diversidade 

    Título - Pessoas com mais de 40 anos e o mercado de trabalho 

    Palestrante – Lilian Sanches - Colab50mais 

     

    Dia 29 de outubro - 17h  

    Tema - Carreira e Tecnologia  

    Título - As inovações na área da saúde e o futuro de seus profissionais 

    Palestrante – Dr. Silvio Pessanha (Estácio) e Lucas Passos (Jalekos) 

     

    Dia 29 de outubro - 18h  

    Tema - Desenvolvimento Profissional 

    Título - O Futuro do trabalho: como desenvolver sua trabalhabilidade? 

    Palestrante – Fernanda Vordolin – Workalove 

     

    Dia 30 de outubro - 11h  

    Tema - Carreira e Tecnologia  

    Título - O direito e a renovação de seus profissionais com o uso da tecnologia 

    Palestrante – Natalie Witte - Consultoria 

     

    Dia 30 de outubro - 12h  

    Tema - É hora de falarmos sobre diversidade 

    Título - Pessoas com Deficiência (PCD) e o mercado de trabalho 

    Palestrante – Renato Silva (consultor), Thayanna Gonçalves (consultora) e Cecilia Nascimento (Adidas) 

     

    Dia 30 de outubro - 17h  

    Tema - Empresas e Currículos 

    Título - Papo aberto: como é a carreira de um promotor?  

    Palestrante – Promotor Humberto Dala 

     

    Dia 30 de outubro - 18h  

    Tema - Desenvolvimento Profissional 

    Título - Hard skills e Soft skills e uma carreira de sucesso 

    Palestrante – Adriana Rodrigues – Cia. de Talentos 

    Fonte: Assessoria de Imprensa

  • Como escolher a melhor escola para meu filho?

    Com a mudança no perfil da educação básica, fica cada vez mais difícil selecionar entre tantas opções o que será melhor para cada família. Tradicional, construtivista, sociointeracionista, Montessori, Waldorf, Freinet e alguns outros adjetivos costumam estar relacionados à linha pedagógica das escolas. E como escolher em meio a todas elas sem um aconselhamento profissional?

    Ciente da ansiedade que esse momento representa para os pais de crianças por volta dos 6 anos de idade, o Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil promove um programa de aconselhamento e acompanhamento das visitas às escolas de Ensino Fundamental, bem como realiza um estudo do perfil de cada aluno que está cursando o último ano da Educação Infantil para ajudar os pais nessa importante decisão.

    Por conta da pandemia, as visitas deste ano ocorrem de forma digital - o que permite até mesmo aprofundar as conversas e questionamentos com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas. “Para fazer a escolha certa é preciso muita pesquisa sobre as instituições de ensino e conhecer bem o perfil de aprendizagem do seu filho”, explica a diretora do Peixinho, Marianna Canova. Com 20 anos de experiência no aconselhamento escolar para a entrada no Ensino Fundamental, ela alerta: “Cuidado com falsas promessas das escolas, e preste muita atenção à correta interpretação do estilo do seu filho.”

    Culturalmente, a escolha da escola se dá por indicação, para acompanhar amiguinhos, pela localização ou espaço físico. “É preciso ter muito mais cuidados para ter uma opção adequada, chegando a 17 critérios que devem ser observados”, explica Marianna.

    Algumas dicas incluem observar o perfil de aprendizagem da criança, que pode ser mais dispersa ou ter maior facilidade de concentração. E isso faz diferença na hora de escolher um ensino mais conteudista ou mais aberto.

    Outro cuidado é conter a empolgação da estética, pois uma escola atraente fisicamente pode não ter a melhor proposta pedagógica para seu filho. Por conta disso, é recomendado não levar a criança no período de visitação e escolha, e sim somente após a tomada de decisão, que deve ser feita pelos pais ou responsáveis. “A criança costuma preferir um ou outro parquinho, mas a grande questão é onde ela se sentirá bem e terá o melhor estímulo para aprender, de acordo com seu perfil.”

    Desenvolvimento interpessoal, organização e criatividade são alguns dos efeitos que a educação adequada ao perfil da criança promove.

    SERVIÇO
    E-book "Qual a melhor escola para o meu filho? Guia para os pais"
    De Marianna Canova, pedagoga e psicopedagoga
    Investimento: R$ 19,90  
  • Solidariedade

    Massa solidária para ajudar a APACN

    O Centro Acadêmico da Faculdade Evangélica Mackenzie, em parceria com a Pasta Mamaita, lançaram uma campanha chamada Massa Solidária! Nessa campanha, são vendidos kits com 1 pacote de talharim artesanal + 1 pote de molho de tomate artesanal, a fim de arrecadar dinheiro para doações para a APACN. A instituição é de apoio à criança com câncer e necessita agora mais do que nunca de toda ajuda possível.

    "Realizamos nossas encomendas pelo whatsapp: (41) 99134-1080 até quarta-feira!  Os pedidos são entregues no final de semana, sendo que você pode buscá-lo conosco ou receber na sua casa! Cada kit custa apenas R$26,00 e serve 2-3 pessoas! Contamos com a sua ajuda!"

    Para mais informações: (41) 99134-1080.

    #PraCegoVer Arte da Campanha Massa Solidária. Sobre fundo vermelho, nas cores amarela. Você compra um kit com talharim artesanal mais molho de tomate artesanal R$26,00. Uma fecha parte para a segunda informação: E ajuda a APACN: Instituição de Apoio a Criança com Câncer! Abaixo envolta de um quadrado amarelo Faço sua encomenda pelo whatsapp: (41) 99134-1080. Ilustrações de um macarrão com um pote de massa tomate e abaixo foto de uma criança carequinha. Ela sorri. 

  • Primeira formatura Drive-In da Pedreira Paulo Leminski foi da UniOpet

    Esta semana aconteceu a primeira formatura Drive-In de Curitiba! O evento foi uma parceria entre o Centro Universitário UniOpet e a empresa de eventos e formaturas, Polyndia.

    Cerca de 60 alunos da instituição foram com seus familiares, de carro, buscar o tão sonhado diploma. O evento respeitou todas as recomendações de segurança e saúde exigidos pelo momento que o mundo atravessa, da pandemia do Covid-19.

    Na entrada os automóveis eram sanitizados e encaminhados para vagas de estacionamento próximo ao palco respeitando a distância segura, para evitar qualquer risco de contágio. Os carros sintonizavam uma frequência de rádio para escutar a cerimônia que seguiu todo o protocolo de uma formatura regular: com a execução do hino nacional, homenagens aos mestres e amigos.

    O momento mais esperado, no entanto, foi quando cada um dos estudantes subiu ao palco para buscar o diploma das mãos da reitora do UniOpet, professora Adriana Karam Koleski. Neste momento, claro, a salva de palmas foi substituída pelas buzinas animadas de todos os carros convidados. "Enchemos a Pedreira Paulo Leminski com a alegria de nossos alunos e de nossa equipe. Sentimento de missão cumprida e de satisfação por encontrarmos caminhos pra nos reinventarmos a cada dia!", disse a reitora.

    A festa ficou para a história da Pedreira Paulo Leminski como a primeira formatura já realizada neste formato. O cenário do local, que é de uma beleza já reconhecida em todos os cantos do país, foi essencial para tornar a noite dos formandos em um momento ainda mais fascinante.

  • Festa de Formatura Virtual reunirá 30 mil estudantes de todas as regiões do País

    O ano de 2020 será lembrado pela sociedade do século XXI como o período em que a “Terra parou”, como dizia Raul Seixas. Após 5 meses de distanciamento social, por conta do novo coronavírus, a humanidade foi obrigada a se reinventar: pacientes foram atendidos por vídeo-chamadas, milhares de pessoas trabalham em regime de home-office, peças de teatros e shows sendo transmitidos pelas lives na internet e, acredite, casamentos sendo realizados em espaços drive-in, popularizados por conta das sessões de cinema dentro dos carros. Neste sábado (29), a partir das 20h, a Estácio também promoverá um feito inédito: o Evento Formou Virtual, grande festa de formatura para 30 mil estudantes de todo o Brasil por meio da internet, com transmissão ao vivo pelo Facebook. A iniciativa permite que estudantes, familiares e convidados celebrem a conquista juntos. A comemoração virtual seguirá todos os protocolos de uma formatura tradicional e todos os recém-formados participarão com depoimentos e fotos. Para animar esse dia tão esperado, o cantor Thiago Martins e a DJ Carol Emmerick prometem não deixar ninguém parado. A jornalista Fernanda Gentil será a Mestre de Cerimônia e Djamila Ribeiro a Patronesse dos alunos.

    O Formou Virtual também contará com a participação especial de alguns Atletas do Time Estácio, que fazem parte do Pilar Esporte do programa de Responsabilidade Social Educar Para Transformar. Eles estarão presentes, parabenizando e enviando recados para os formandos. Os alunos receberão muitas homenagens, mensagens motivadoras, vídeos e fotos de momentos felizes, além de premiações e interações que vão tornar essa noite inesquecível.

    Foi um semestre completamente atípico para todo o mundo. Por conta disso, o Evento Formou Virtual foi elaborado pela Estácio com o objetivo de minimizar os problemas causados pela pandemia. A Instituição fez questão de pensar em cada aluno, valorizando a jornada e entendendo a importância que a formatura tem na vida deles e de suas famílias.

    “Estamos somando todos os esforços para realizarmos a tão sonhada festa de formatura, rito de passagem fundamental para os nossos alunos. Durante todo esse momento de turbulência, nós fizemos questão em apoiá-los em todos os sentidos para que eles chegassem ao dia da vitória. Com esse olhar empático, decidimos promover nosso pioneirismo, fazendo o uso da melhor tecnologia disponível para realizar um grande evento online”, comenta Marcelle Lima, Gerente de Sites, Redes Sociais e Inbound da Estácio e uma das idealizadoras do evento.

    Segundo Marcelle, muitos planos foram parados, rotas foram mudadas e a instituição precisava mostrar aos alunos que ela permanecia firme, se reinventando e que os sonhos dos alunos não poderiam ser adiados. Daí, a parceria com o Facebook vai permitir que esse grande “sonho real” fique gravado para sempre nas memórias dos 30 mil alunos da Estácio e de suas famílias e amigos. O Evento Formou Virtual poderá reunir de uma vez só mais de 150 mil pessoas entre estudantes, familiares, amigos e docentes.

    O Facebook será o canal de transmissão da Live e também de divulgação do evento que será dividido em 3 fases para os formandos, amigos e familiares: pré-formatura; durante o evento e pós-formatura, cujos participantes terão acesso a todo o conteúdo gerado durante a festa.
    O Evento Formou Virtual reunirá 30 mil formandos do período 2020.1 de diversas turmas, de várias carreiras. Entre as carreiras com mais formandos estão Direito, Administração e Gestão de Recursos Humanos.

  • Práticas pedagógicas inovadoras em tempos de ensino remoto

    As escolas brasileiras vivem um momento de ressignificação. A pandemia trouxe uma nova realidade que surpreendeu e exigiu quebra de paradigmas, inovação nos métodos de aprendizagem e, principalmente, a adoção de ferramentas tecnológicas como forma de assegurar aos alunos o ensino de conteúdos educacionais de forma atraente e eficaz. E, assim, o meio digital ganha peso e a educação teve que se adaptar. Ensinar de forma remota é o desafio.

    O Colégio Amplação sempre teve a inovação em seu DNA. A prática de metodologias ativas e recursos tecnológicos faz parte da proposta pedagógica há 8 anos. Para “Escola do Futuro”, engajada no conceito de educação inovadora, que já segue pela fluência digital, migrar para o ensino remoto foi um passo descomplicado, quase que natural, uma continuidade do trabalho presencial.

    Ao se inspirar na experiência da Finlândia, referência em gestão educacional moderna, o Amplação está entre as escolas mais inovadoras do Brasil.

    As metodologias ativas e as ferramentas tecnológicas adotadas potencializam o aprendizado e trazem resultados comprovados e eficazes.  Mas, acima de tudo, promovem uma educação mais colaborativa, instigante e participativa, onde os alunos são protagonistas de sua jornada de aprendizagem.

    Metodologias Ativas aplicadas pelo Colégio Amplação

    Na Sala de Aula Invertida, por exemplo, o aluno estuda antes da aula e a aula se torna um lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas, otimizando o papel do professor em sala.

    A Aprendizagem em Pares ou Peer Instruction tem como ideia central construir o conhecimento a partir da interação entre alunos. Na prática a dinâmica da sala altera-se para que os alunos auxiliem uns aos outros no que se refere ao entendimento de conceitos, que serão aperfeiçoados pelo professor por meio de questões dirigidas.

    A Aprendizagem Baseada em Projetos ou Project Based Learning (PBL) é uma metodologia em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para desenvolver um projeto ou um produto. A aprendizagem baseada em projetos integra diferentes conhecimentos e estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico.

    A aquisição do conhecimento acontece por meio da resolução de situações e tornar o aprendizado mais dinâmico com simultaneidade entre a teoria e a prática é o objetivo da  Aprendizagem Baseada em Problemas, a PBL - Problem Based Learning

    Na metodologia denominada Trezentos os alunos se ajudam mutuamente por meio de grupos potencialmente colaborativos, com metas cuidadosamente planejadas. Criada em 2013, baseia-se em aprendizagem ativa e colaborativa, permitindo ao aluno mais facilidade de entender o conteúdo, principalmente, naquele que tenha dificuldade de entender.

    O método Jigsaw tem como princípio a aprendizagem cooperativa. Os alunos trabalham em grupos para compartilhar e construir o conhecimento.  Parece apenas mais um “trabalho em grupo”, mas tem particularidades bem interessantes em suas etapas que permitem desenvolver diferentes habilidades nos alunos. 

    O Storytelling desenvolve a imaginação e a capacidade de interpretação, além de criar expressiva conexão com aquilo que se fala ou que se escuta, pelas contações de história feitas pelos professores ou alunos.

    Organização de ideias em busca de soluções práticas, transmissão e absorção de determinado conhecimento é o que acontece quando se aplica o Design Thinking. A metodologia usa os elementos visuais para, literalmente, desenhar a ideia por meio de fluxos, organogramas, símbolos, cores, títulos, entre outros. 

    Pela aplicação da Gamificação na educação, os alunos usam elementos dos jogos para engajar pessoas e atingir um objetivo.

    O movimento Maker teve sua origem no início dos projetos Do It Yourself, mais conhecidos como DIY ou “faça você mesmo”, em português. É uma cultura composta pela crença de que qualquer pessoa é capaz de criar, alterar, consertar e fabricar diferentes tipos de objetos com as próprias mãos.

    A escola adotou ainda o método Mindfulness, que possibilita o controle e concentração nas experiências, atividades e sensações do presente.

    Ferramentas tecnológicas

    A plataforma de aprendizado Kahoot é baseada em jogos, “kahoots", que são testes de múltipla escolha. Eles permitem a geração de usuários e podem ser acessados por meio de um navegador da Web. 

    O Socrative é uma aplicação simples de elaboração de questionários (preparação de testes, quizzes etc.) que pode ser usada em sala de aula para receber feedback em tempo real da aprendizagem do aluno. O professor pode recolher, pelo sistema de perguntas e respostas e em tempo real, as respostas dos alunos, percebendo melhor a sua compreensão relativamente aos temas em estudo na aula.

    A ferramenta on-line MindMeister faz um mapeamento mental do aluno, permitindo ao professor capturar, desenvolver e compartilhar as ideias do aluno visualmente. 

    Já o Prezi permite a criação de apresentações animadas e mais dinâmicas do que os slides convencionais. Possui uma interface atraente e bem organizada, permitindo criar, editar e exibir apresentações elaboradas a partir do navegador ou programa para computador ou celular.

    O aplicativo Google Forms gerencia pesquisas. Por ele, os usuários pesquisam e coletam informações sobre outras pessoas. Também podem usados para questionários e formulários de registro. O App mensura o coeficiente de aprendizagem dos alunos, além de outras pesquisas em geral.

    Com o programa Google Slides criam-se novas apresentações a partir de templates com diferentes tipos organização das informações. É possível fazer inclusão de textos e títulos, edição de arquivos PowerPoint para incluir fotos, formas, vídeos e redimensionamento de todos os elementos da página. Tudo isso usando toques na tela de smartphones ou tablets, ou via extensão no Google Chrome.

    O Google Sala de Aula facilita a comunicação entre professores e alunos ao centralizar atividades, materiais e feedbacks em uma única ferramenta, por meio das salas de aula online. E a Google Earth, plataforma desenvolvida pela Google, apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre construído a partir de um mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D, possibilitando explorar várias partes do planeta usando o computador ou o celular.

    A plataforma Pear Deck permite aos professores criarem apresentações para melhor interagir com seus alunos em tempo real. Também podem usar as respostas e dados que coletados para garantir planos de aula eficazes e alcançar o maior número de alunos.

    O Mentimeter é um recurso digital para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas. 

    O Jamboard é uma tela inteligente, que permite ver rapidamente as imagens de uma pesquisa no Google, salvar os trabalhos na nuvem automaticamente, usar a ferramenta de reconhecimento de formas e de escrita à mão fácil de ler e desenhar com uma caneta stylus, mas apagar com o dedo, como se estivesse usando um quadro branco.

    O Poll Everywhere cria questionários onde as perguntas podem ser facilmente respondidas através da internet em qualquer dispositivo. A ideia é tornar sessões de exposição oral, como apresentações, congressos, palestras, seminários, simpósios e mesmo aulas, mais interactivas. Desta forma os participantes podem responder às questões que vão sendo colocadas e os resultados são coletados e apresentados em tempo real.

    Seesaw é um Portfolio Digital que oferece inúmeras possibilidades aos alunos: gravar vídeos, fazer fotos, realizar atividades e também gravar as próprias vozes durante a leitura ou realização das atividades.

    Pela plataforma Padlet o professor e os alunos podem inserir conteúdos como textos, imagens, vídeos e hiperlinks, juntamente com outras pessoas e tudo isso com a mesma conta. Os conteúdos podem ser filtrados, assim como os comentários para cada publicação.

    Uma ferramenta ótima para trabalhar a escrita e a criatividade.

    A Realidade Aumentada potencializa o aprendizado a partir da integração de elementos ou informações virtuais. É possível visualizações do mundo real por meio da câmera.

    Genially permite a criação de posteres, infográficos, apresentações, postcards, e conteúdos resumidos, todos eles interativos, calendários, mapas, linhas de estudos, jogos de tabuleiros, por meio de uma interface atraente e muito intuitiva!

    O Código QR - código de barras bidimensional - pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto, um endereço URI, um e-mail, ou outro direcionamento que o professor tenha criado. Pode ser utilizado em inúmeras atividades.

    O Scape Room é uma sala onde se joga o escape game. Antes de o tempo acabar, os alunos precisam resolver enigmas usando pistas para solucionar o mistério e conseguir sair da sala. Ótimo para estimular o trabalho em equipe entre os alunos, sendo boa estratégia para promover o aprendizado de forma muito divertida e interativa, usando conteúdos aprendidos em sala de aula. 

    A ferramenta on-line Thinglink cria imagens e vídeos interativos, por meio de etiquetas com conteúdos (som, fotografias, imagens, vídeos, texto, links) posicionadas na imagem ou no vídeo. O trabalho final pode ser partilhado em diferentes redes sociais. Permite ainda pesquisar as criações de outros utilizadores, segui-los e escrever comentários.

    O Podcast é um material entregue na forma de áudio, muito semelhante a um rádio. A diferença é que fica disponível para que o consumidor escute quando quiser. Na área educacional, professores têm utilizado para explicações e alunos para apresentações de trabalhos. O podcast também é muito utilizado na área do entretenimento em forma de áudio.

    O aplicativo LyricsTraining permite aprender inglês ao assistir os videoclipes de músicas. O método de aprendizagem consiste em completar as letras das canções com palavras que faltam e, assim, praticar vocabulário e conhecer novas expressões. O app possui milhares de clipes, com grandes sucessos internacionais antigos e atuais. Dessa forma, o usuário aprende um novo idioma de forma divertida enquanto ouve música.

    Muito mais do que apenas aulas on-line, contar com as principais metodologias ativas, que são referência mundo afora, tem permitido ao Amplação entregar aulas remotas com aprendizagem emergencial qualificada e eficácia comprovada.

     

     

  • 5 dicas para promover o aprendizado em casa

    Com a experiência que as famílias brasileiras estão tendo de acompanhar as aulas virtuais dos filhos durante a pandemia, surge a oportunidade de desfazer um engano, infelizmente recorrente: o de que lugar de aprender é só na escola. Uma pesquisa do Instituto Avisalá revelou que 85% das pessoas acreditam que a educação diz respeito prioritariamente à instituição de ensino.

    “Socialmente, é ainda muito comum fazer essa associação, mas a quarentena trouxe aos pais a oportunidade de ver seus filhos aprendendo, participar ativamente de suas descobertas e rever esse conceito”, avalia a diretora do Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil, Marianna Canova. 

    Apesar de a dinâmica da educação a distância ser desgastante para alguns pais, há famílias em que o acompanhamento do ensino tem sido muito gratificante. Em geral, as escolas que sempre trabalharam em parceria com as famílias encontraram menos resistência neste momento. 

    É o caso do Peixinho Dourado, onde toda semana ocorrem cafés virtuais, durante o distanciamento social, na forma de lives e reuniões. São oportunidades para tirar as inúmeras dúvidas que todo pai e mãe tem, e compartilhar experiências que dão certo.

    Live aprendizado em casa

    Para enfatizar a importância do incentivo familiar na educação, o Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil promove dia 25 de agosto, às 19h, uma live gratuita sobre “A casa confirmada como espaço de aprendizagem”.
    A convidada especial é a psicóloga Isabel Parolin, que soma décadas de experiência no aconselhamento de crianças e pais nas questões relacionadas à infância e educação. “Sempre procuramos fontes de informação entre profissionais que enxergam o ensino como espaço também afetivo, não apenas técnico”, explica a diretora Marianna Canova.
    Para acessar, basta visitar o canal da escola no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCE_hbEaCdJzDEss_QFDRyHw

    Quer saber como desfrutar das descobertas do seu filho e estimular o aprendizado? Veja essas dicas da pedagoga Marianna Canova:

    1. VALORIZE O APRENDIZADOCriar uma cultura familiar de que aprender é importante é o melhor presente que você pode dar ao seu filho. Despertar o amor pelo aprendizado irá abrir caminhos para ele, não só na vida escolar, mas também para toda a vida.

    1. SONS VÊM ANTES DA ESCRITA - Uma das grandes preocupações das famílias é com a alfabetização. Mas você sabia que hoje as escolas pensam esse processo ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental? Nem todo mundo aprende ao mesmo tempo, então relaxe: brincar com a leitura e a escrita sem fazer correções é a melhor dica para ajudar seu filho.  Outro ponto importante é a consciência fonológica, ou seja, que a criança perceba os sons ao seu redor (fonemas), para aos poucos associá-los às sílabas. Rimas, trava línguas, poemas são excelentes oportunidades para brincar com o som das palavras.  “Diga: ‘filho, como será que se escreve CANELA’? Ajude-o a pensar nos sons! Se a criança transformar CANELA em K - E - A, ou seja, com um som por sílaba, ótimo! Se só disse que começa com K, bom também… essa construção é gradativa, passando por diversas fases, como a pré-silábica, a silábica, silábica-alfabética e alfabética, mas ela precisa do estímulo social e de uma ambiente positivo”, recomenda a pedagoga. 

    1. APROVEITE TODA CURIOSIDADE E FAÇA PESQUISAS - Valorize as perguntas do seu filho: elas são preciosas. Seu pequeno gostou de uma formiga do jardim? Que tal ver vídeos sobre esse inseto, escolher uma foto e redesenhar? Se tiver interesse, a tentativa da escrita também é válida. “Aqui em casa o estegossauro foi o escolhido! Sabia que ele era o dinossauro mais feroz? A gente também aprende!”, brinca Marianna. Outra excelente oportunidade vem da cozinha. “3 xícaras de farinha, 2 ovos, 1 xícara de açúcar…” Que tal desenhar os ingredientes?

    1. MATEMÁTICA - Já reparou que os números estão em tudo? E é possível potencializar esse pensamento usando brincadeiras. Uma simples tarefa como arrumar a mesa pode se transformar em ferramenta de ensino. Jogos como bingo com letras ou números, lince, memória, dominó são excelentes para esse estímulo. Mas é importante que sejam coerentes com a faixa etária.

    1. CANTINHO DO APRENDIZADOA criança precisa ter tempo para lidar com as ideias e as coisas. Para os menores, vale um direcionamento maior, e dispor de forma estética alguns gravetos, por exemplo, ou materiais ricos como fubá e areia, para permitir a descoberta e experimentação. Os maiores podem ter um espaço físico dedicado a esse vínculo formal, com materiais como folha, tesoura e canetinha à disposição. Mas não é recomendado apressar o tempo das experiências. Com essas dicas e o direcionamento que o coração de pai e mãe sabe dar, certamente seu filho irá entender que aprender é bom. Procure não cobrar resultados, e sim proporcionar um ambiente de estímulo constante.

  • Educação

    Ensino não Presencial para promover estudo além das fronteiras

    Uma nova perspectiva pode trazer possibilidades criativas. Foi assim que a Escola Pedro Apóstolo, de Curitiba, escolheu lidar com os desafios que o ensino não presencial trouxe. Além das aulas online com os conteúdos curriculares lecionados pelo professor, a instituição tem procurado alternativas criativas para promover o estudo além das fronteiras e manter o relacionamento próximo com os pais. Um exemplo foi a aula que os alunos do 7º ano tiveram recentemente com a advogada indigenista da Funai, Carolina Santana. Mesmo morando em Brasília, ela participou de uma atividade extracurricular a distância. O resultado foi um momento de inovação ao dia a dia das aulas de história.

    “Essa foi uma das estratégias adotadas pela escola para contribuir com a aprendizagem dos nossos alunos. O encontro com a Carolina Santana foi oportuno e trouxe um novo olhar para um assunto já trabalhado pelos professores. Acreditamos que proporcionar esse tipo de experiência aos estudantes está sendo um diferencial positivo neste momento”, explica Carolina Paschoal, diretora da escola.

    Durante a aula, exibida através da plataforma Microsoft Teams, a advogada trouxe às crianças detalhes sobre a cultura indígena e também preparou um material exclusivo e despertou a curiosidade dos estudantes. “Por que os indígenas não caçam os peixes com as mãos? Por que ao invés de caçar com arco e flecha eles não usam redes? Até hoje os indígenas fazem seus rituais? Quais são os materiais que os índios usam para estudar?”. Essas foram algumas das perguntas que tornaram a aula ainda mais interativa e proveitosa.

    “Como professor de história, esse tipo de atividade é enriquecedora porque conseguimos ter uma perspectiva mais ampla do assunto. Além disso, acaba contribuindo com o processo de aprendizagem, pois complementa o que já é trabalhado no dia a dia”, contou o professor de história Ângelo Rechi, que proporcionou a atividade. 

    A Escola online e suas possibilidades

    A diretora Carolina Paschoal ainda afirma que, apesar do grande desafio no ambiente educacional com a pandemia, é possível encontrar soluções e possibilidades interessantes. Para manter o relacionamento próximo e estar disponível para os pais, a escola também adotou os encontros online individuais.

    “Sabemos que a adaptação a esse novo modelo é um processo a ser construído, e os pais são parte essencial nisso. Portanto estamos nos mantendo disponíveis para conseguir lidar com as necessidades individuais de cada família e assim superar este momento”, explicou Ana Cruz, diretora pedagógica da escola

  • Volta às aulas pós-pandemia: como se preparar?

    Diretora do Peixinho Dourado, Marianna Canova.
    Diretora do Peixinho Dourado, Marianna Canova.

    O setor educacional vem sendo impactado de diversas formas com a pandemia. Professores tendo que se adaptar às aulas online, os pais em casa tentando ajudar, as crianças longe dos coleguinhas, os diretores aguardando o momento da volta e se organizando de que maneira será feito esse retorno. Que cuidados deverão ser tomados para diminuir a insegurança das crianças, dos pais, dos funcionários. 

    Conheça nesta matéria o que a Escola Peixinho Dourado vem fazendo durante a pandemia para manter o vínculo e como estão se planejando para o retorno: 

    Adaptações físicas são fundamentais para o retorno com segurança das escolas

    Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil pesquisa e implanta melhorias

    Todos estão ansiosos pelo retorno da vida escolar presencial, mas é preciso saber como proteger as crianças tanto no aspecto físico quanto psicológico. Pensando nisso, o Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil já preparou mudanças estruturais e de procedimento importantes para garantir a segurança de todos, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e órgãos nacionais, estaduais e municipais de saúde.

    Uma das melhorias foi a ampliação da circulação de ar natural, com dutos que forçam a entrada e saída do ar entre os dois lados das salas. Dessa forma, ele não fica estancado em nenhum ambiente e permite a melhor ventilação.

    Outro ponto é a limpeza dos sapatos que chegam da rua. No lugar de obrigar todos a fazer a troca na entrada, serão colocados tapetes sanitizantes, com solução preconizada para a adequada higienização dos calçados. 

    Também foram instalados totens e displays de álcool gel na entrada da escola e em pontos de maior fluxo de pessoas, como recepção, pátio e salas de aulas Um cuidado especial é dedicado às crianças menores, que requerem o aconchego do colo das professoras. Para isso, foram providenciados aventais específicos para uso no interior da sala, de modo que as crianças não tenham contato com a roupa utilizada na área de maior circulação da escola.


    “Há dois meses estamos buscando as melhores soluções de segurança para o retorno, seja quando for possível realizá-lo”, explica a assessora de biossegurança do Peixinho Dourado, Cristina Ogg. Enfermeira de formação, ela estará desenvolvendo ações voltadas para a prevenção e proteção da comunidade escolar, buscando um ambiente onde se promova a contenção de riscos e agentes potencialmente nocivos à saúde.

    “O ambiente escolar é um lugar de interação, e por isso não usamos o termo distanciamento”, ela explica. Em vez disso, trabalha-se com o conceito de fracionamento das turmas, que alternarão as atividades entre diferentes espaços da escola.

    O monitoramento do estado emocional dos funcionários também é constante, com palestras, conversas e treinamentos.

    Manter vínculo na pandemia é fundamental

    Uma das providências mais importantes para facilitar o retorno, quando ele for possível, é a manutenção do vínculo realizada durante os meses de pandemia. Para que as crianças continuem vendo os professores como fontes de segurança, as aulas virtuais foram planejadas para ocorrer de forma natural, sem exageros no uso das telas.

    “É importante enfatizar para as famílias o senso de pertencimento, pois eles fazem parte da escola”, explica a diretora do Peixinho Dourado, Marianna Canova.

    Seja em tempos normais ou no distanciamento, o desenvolvimento emocional das crianças deve ser uma prioridade - e para isso é necessário diversificar o contato dos pequenos com informação, dentro e fora da família.

    Algumas das atividades para estabelecer relações sugeridas são o envio de áudio e desenhos para os amigos, conversas informais com as professoras, procurar fotos antigas nas redes sociais da escola, sempre num processo em que a criança se percebe como indivíduo e como integrante de um todo.

    São tarefas que têm mantido ocupada a família de Manuela Pinheiro, de apenas três anos. “Ela aguarda as atividades com ansiedade, e fica muito interessada quando contamos que terá encontro virtual com os amigos”, conta o pai, o advogado Adriano Pinheiro. “Isso nos ajuda a manter um tempo de qualidade com ela, pois nossa criatividade é grande mas chega a um limite”, brinca. Ele destaca que o esforço da escola para manter o vínculo da criança ajuda muito a enfrentar esse momento de incertezas.

    “Como vou aprender se não me sinto pertencente a um grupo?”, questiona Marianna. Para ela, o desenvolvimento emocional na educação infantil é muito mais relevante do que cumprir currículo de conteúdos.

    Seja com lives, reuniões virtuais, aulas direcionadas e no treinamento da equipe, o processo de aprendizagem foi transformado para agregar ideias, não substituir. “Manter uma escola viva num momento de pandemia é um grande desafio, mas a criatividade é filha da necessidade”, finaliza a pedagoga.

  • ENEM

    Faculdades oferecem descontos conforme nota do Enem

    (Foto: Shutterstock)

    Para quem já passou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Estácio Curitiba traz uma excelente notícia: é possível usar a nota do Exame para ingressar no ensino superior sem precisar realizar o vestibular e, ainda, garantir, de acordo com a pontuação obtida, bolsas de estudos durante toda a graduação. Quanto maior a nota da prova, maior o desconto concedido nas mensalidades. Com pontuação partir de 300, já é possível conquistar 55% de desconto durante todo o curso. Já os candidatos que obtiveram acima de 900 garantem ainda 100% desconto no 1º semestre. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet pelo link http://abre.ai/bnHK ou pelo telefone 99930-0031.

    A oferta é válida para os estudantes que obtiveram pontuações acima de 300 em uma das edições do ENEM entre 2015 e 2019, e está em vigor até o dia 01 de agosto. Os calouros iniciarão os estudos já em agosto quando iniciam as atividades do segundo semestre letivo. Na Estácio Curitiba os candidatos poderão escolher entre mais de 100 opções de graduação, entre elas Psicologia, Direito, Farmácia, Nutrição e Engenharias, que estão disponíveis nesta campanha. Para mais informações sobre o uso da nota do ENEM na matrícula, basta acessar a página de regulamento no endereço www.estacio.br/regulamentos.

    Outras formas de acesso
    Quem não realizou a prova do Enem, ainda tem chances de ingressar no ensino superior. O Vestibular on-line garante, durante o mês de julho, até 50% de desconto em todo o curso. Na Estácio Curitiba os candidatos à segunda graduação, transferência externa ou reabertura de matrícula, também encontram condições especiais, disponíveis por tempo limitado, conforme previsto nos regulamentos das campanhas. Os descontos são variáveis de acordo com curso, campus e modalidade. Todas as condições estão disponíveis na página de regulamento.

    Investimento certo
    “Toda carreira precisa do primeiro passo e, neste momento, criamos muitas oportunidades de ingresso no ensino superior. Nossos alunos estão no caminho certo para vencer os desafios, pois a educação continua a ser um dos melhores investimentos. Quanto maior a escolaridade, melhores as chances de superar os períodos mais difíceis, por isso, em qualquer época, investir nos estudos fará a diferença para uma carreira de sucesso”, atesta Alexandre Frigeri, diretor da Faculdade Estácio Curitiba.

    Fonte: Assessoria de Imprensa Faculdade Estácio Curitiba.

  • Terceira Idade

    Perigo! Saiba como evitar quedas de idosos durante a pandemia

    Tapetes, quinas agudas, superfícies escorregadias e até pesos de porta podem ser grandes vilões da terceira idade, ainda mais neste tempo de confinamento. A queda é um grande risco, com destaque para lesões de fêmur, punho e coluna, que são os mais frequentes. pior são as estatísticasum terço das pessoas com mais de 65 anos cai pelo menos uma vez por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

    Dicas práticas para evitar esse problema serão o tema da live "Cuidados com quedas na terceira idade durante o confinamento – Orientações do profissional Terapeuta Ocupacional", com a especialista Syomara Cristina Szmidziuk. O evento é realizado pelo Crefito e tem mediação de Patrícia Lima e ocorre nesta segunda-feira (dia 6), às 19h.

    Para Syomara, orientar os idosos pode sim dar um certo trabalho, visto que envolve mudanças no quarto, no banheiro, na cozinha, ou seja, em toda a casa e até em hábitos como a saída às compras. Mas é um ato de amor que traz impactos emocionais e até financeiros. Participe e descubra como!

    SERVIÇO

    #Live: Cuidados com quedas na terceira idade durante o confinamento – Orientações do profissional Terapeuta Ocupacional

    Dia 6 de julho, às 19h, pelo Instagram do Crefito-8.

    Com Syomara Cristina Szmidziuk (terapeuta ocupacional) e mediação de Patrícia Lima.

    Fonte: Assessoria de Imprensa

  • Educação

    Futuro alcança a escola e educação inovadora ressignifica o cenário atual

    O sistema de ensino brasileiro foi surpreendido pela suspensão das aulas presenciais em todas as escolas do país devido à pandemia de Covid-19. Professores e gestores educacionais precisaram buscar alternativas para superar os desafios, se reinventar e quebrar paradigmas para continuar a ensinar os alunos. A adoção de ferramentas tecnológicas tem sido o caminho para que o processo ensino/aprendizagem continue acontecendo, mesmo que à distância. As aulas gravadas e on-line, envio de conteúdos por aplicativo, videoconferências e o uso de mídias sociais passaram a ser exigência para as instituições de ensino.

    A pesquisa divulgada pelo Instituto Península, fundado em 2010, e que tem como foco a melhoria da qualidade da educação brasileira, revela que 83% dos professores das redes públicas e particulares, não se sentem preparados para ensinar virtualmente e que 55% ainda não receberam treinamento ou orientação para ministrar aulas a distância.

    Escola do Futuro

    Se para a maior parte das escolas brasileiras a transformação digital chegou de repente, para o Colégio Amplação de Curitiba, conta a diretora Gisele Mantovani Pinheiro, a adaptação ao ensino remoto se deu de maneira tranquila. “A inovação está no nosso DNA. Há 8 anos, praticamos  metodologias ativas, como o  ensino híbrido e as aulas invertidas, onde o professor é mediador e o aluno, autônomo e protagonista de sua jornada de aprendizagem. Também  substituímos o material didático docente físico (livros) pelo digital (tablets)”, observa Gisele. Ela relata que a reinvenção do setor educacional foi um olhar visionário do colégio, que é considerado a ‘escola do futuro’, por estar engajada no conceito de educação inovadora.

    Gisele acredita que a educação brasileira já clamava por uma transformação conceitual e tecnológica, a exemplo da realidade das escolas de primeiro mundo. “A experiência da Finlândia é nossa inspiração e referência em gestão educacional moderna”, sublinha. A diretora explica que esse país nórdico está constantemente investindo na evolução de seu sistema educacional, e figura sempre nas primeiras posições em avaliações internacionais que medem o nível de aprendizado dos alunos.

    “A pandemia, o distanciamento social e o ensino remoto reforçaram a necessidade de uma educação inovadora, ampla, assertiva e significativa, que não se conecta mais com a ‘velha escola’”. Ela frisa que as instituições públicas ou particulares que investem no novo não encontraram muitas dificuldades de adaptação em ações emergenciais como, por exemplo, o período de distanciamento social imposto ao Brasil.

    Fluência digital

    Gisele pontua que, com certeza, a pandemia transformou o sistema educacional. Todas as instituições de ensino tiveram que avançar para a educação do Século XXI, buscar estratégias e se reinventar. “Para o Colégio Amplação, que já seguia pelo caminho da fluência digital, migrar para o ensino remoto foi um passo descomplicado, quase que natural”, enfatiza a diretora. “Foi uma continuidade do trabalho presencial, porque as atividades escolares já são trabalhadas com recursos digitais, metodologias  ativas e ferramentas  tecnológicas aplicadas à educação diariamente”.  Por isso, no início da suspensão das aulas físicas, o Amplação foi uma das primeiras escolas a levar conteúdo aos alunos por meio de aulas on-line ao vivo, e gravadas em estúdio, com envolvimento de mais de 1.000 alunos e professores. 

    Avaliação da aprendizagem

    Outro fator deve ser considerado pelas escolas, ressalta Gisele -“Todo o processo de ensino e aprendizagem, exige a avaliação contínua e indispensável à mensuração da evolução de cada aluno, e a comprovação de sua efetividade nas variadas metodologias de ensino adotadas pelo professor”. Para ela, surge, então, a oportunidade de repensar antigas práticas e testar todas as possibilidades que possam funcionar para um ambiente virtual, inclusive, as avaliações. “É preciso levar em consideração que para este cenário não existe um modelo pronto, mas sim inúmeras maneiras de fazer o ensino remoto acontecer”.

    A avaliação deve se dar em um movimento contínuo e diversificado, utilizando as mais variadas metodologias que vêm ao encontro do DNA de cada escola, e as inúmeras ferramentas tecnológicas que o sistema de ensino oferece. No Colégio Amplação estão sendo utilizadas como formas de avaliar os alunos neste período de distanciamento social e home office, as plataformas Google Forms, Socrative, Kahoot, Seesaw e Plickers.

    Ainda no processo de avaliação, a diretora do Amplação destaca que o colégio também utiliza a aula invertida, que é quando o professor passa um tema ao aluno, que estuda ou pesquisa este tema, e em vídeo conferência explica o que aprendeu.  Gisele acrescenta ainda, que essa metodologia estimula a habilidades como - saber ouvir, respeitar a opinião do outro e também  desenvolve a autonomia e o protagonismo.

    Educação inovadora

    Gisele conceitua que a educação inovadora é mais humana, colaborativa, instigante e participativa. “A educação do século XXI promove o conhecimento por meio de práticas tecnológicas inovadoras e experiências educacionais diferenciadas, sem abrir mão do acolhimento e da afetividade, onde o desenvolvimento socioemocional tem tanta importância, quanto as salas de aula modernas ou as metodologias ativas”.

    Fonte: Editado com assessoria

  • #pracegover

    Teatro com Audiodescrição: As Cidades Invisíveis

    Print da tela da peça
    Print da tela da peça

    O espetáculo "As Cidades Invisíveis" vai permanecer em exibição com Audiodescrição por mais uma semana!!! Devido a pedidos da comunidade, a peça curitibana do Agora Coletivo que iria ficar apenas 24h disponível online estendeu o prazo de exibição.

    A peça traça uma narrativa que beira a linguagem dos sonhos e faz uma analogia entre as “cidades” e as atrizes que formam o elenco do trabalho. Inspirada nas subjetividades de cada uma delas, “As Cidades Invisíveis” é uma trajetória por suas histórias autobiográficas. O processo teve como ponto de partida o livro homônimo de Ítalo Calvino e caminhadas por ruas do centro histórico de Curitiba. A noção de “território” como identidade e de “corpo” como território delineia um discurso que transita entre as ideias de vida e morte, viagem e morada, convite e expulsão, invasão e acolhimento.

    Essa é uma iniciativa do Agora Coletivo em parceria com a audiodescritora Raquel Carissimi, alunos do projeto Ver com as Mãos e da Híbrido Produções. A peça tem classificação indicativa de 14 anos e o link com acessibilidade fica disponível do dia 1 a 7 de Junho:

    https://www.youtube.com/watch?v=uBGxDs7cpsY

    Ajude a espalhar essa ideia! Compartilhe com possíveis interessados em Teatro com Audiodescrição no Brasil e demais países de língua portuguesa! Teatro #pracegover não pode mais ser uma exceção. Mesmo à distância ele é possível e é essencial para que haja equidade!

    #fiqueemcasa pra assistir teatro com a gente!

    #pracegover #ascidadesinvisíveis #agoracoletivo #audiodescrição #pratodosverem #CuritibatemAD #AD #hibridoproduções #vercomasmãos