• 12/12/2018

    Como se faz uma inclusão eficaz na escola?

    Professora e aluna em sala de aula leem um livro

    A pedagoga do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE) Grazielle Tavares lamenta que, muitas vezes, as escolas não consigam buscar um modo diferente de ensinar. E é nesse momento que a clínica entra, para auxiliar na adaptação e oferecer maneiras diferentes de ensinar e socializar.

    No CERNE, as crianças com idade escolar e transtorno do espectro autista frequentam a escola. Um caso positivo, em que escola e clínica vêm cooperando, é o de Vicenzzo, de 6 anos, que está sendo alfabetizado. “O CERNE orientou a escola a não usar o método analítico, ou seja, aquele que parte do todo para a parte (dos textos, das frases, das palavras para as unidades menores da língua, letras e sons), e sim o método fônico, com ênfase na associação entre fonemas e grafemas, ou seja, entre sons e letras”, conta a pedagoga Grazielle. O bacana é que as professoras da escola visitaram a clínica e vice-versa, todos buscando o melhor interesse do garoto, que é atendido também por psicólogo, terapeuta ocupacional e musicoterapeuta.

    A mãe, a conselheira tutelar Danyelle Rodrigues, conta que precisou trocar de escola duas vezes em busca do acolhimento desejado para o garoto. “Na escola anterior, percebia que a maneira como lidavam com as situações era inadequada”, conta. Já na Escola Adventista Vista Alegre houve a abertura desde o início para que uma professora auxiliar acompanhasse seu filho.

    Outra adaptação realizada foi o uso de materiais próprios para o garoto. Quando é preciso, eles são afixados ao livro.  A escola também consegue identificar momentos em que o menino precisa sair da sala para manter seu bom desempenho. Nessas ocasiões, ele é levado para outra atividade, como pesquisar na biblioteca – o que ele adora. “Ele teve a fase dos dinossauros, depois o fundo do mar e agora gosta de livros, como a história de Davi contra Golias e os monstros”, conta a mãe.

    Videoaulas

    Outro caso de muita cooperação entre o CERNE e a escola é o de João Arthur Kaminski Oliveira, de 17 anos. Desde cedo, ele tem tido bons resultados no ambiente escolar, graças ao acompanhamento da família e dos terapeutas.

    Paciente com Síndrome de Joubert, sua limitação é visual, e não cognitiva. “Ele sempre acompanhou muito bem todas as disciplinas, e nas atividades de esporte participa dentro de suas possibilidades”, conta a mãe, Elisabete Kaminski. Estudante do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Nossa Senhora Medianeira, João tem usado áudios e adaptações táteis, além do ábaco japonês (Soroban). Na escola, foram feitas uma tabela periódica e um sistema circulatório táteis, material adaptado que depois pode ser útil para jovens com outras patologias.

    “A capacidade dele pode até ser maior que a dos colegas, como é o caso no estudo de história”, diz a mãe. “Ele estuda muito com videoaulas e às vezes vai para a prova sabendo mais do que o conteúdo pedido, e até questiona o professor.”
     

    Desde a chegada da Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a própria escola fornece o profissional de apoio pedagógico, com uma equipe composta por psicólogos e pedagogos. A supervisora do centro de inclusão do Medianeira, Karolina Marianni Vargas, explica que a chegada do Estatuto da Pessoa com Deficiência ajudou a criar diretrizes para o trabalho. “Todos precisam ser incluídos dentro de suas necessidades, não podemos ter um olhar apenas para a dimensão acadêmica, mas também para a socioemocional, enfim para a formação integral”, salienta. O Medianeira tem matriculados 140 alunos com algum diagnóstico que requer cuidados, e 29 são acompanhados por um dos 11 profissionais de apoio.

    “No caso do João, usamos materiais concretos e provas orais. Por sugestão da professora de biologia, um grupo de colegas fez áudios com o conteúdo que iria cair na prova e passou para ele”, exemplifica Karolina.

    Outro desafio é ajudar os pais a aceitarem o ritmo diferente de aprendizado do filho, e entender que, algumas vezes, é necessária a professora de apoio. “Qualquer pessoa pode precisar de auxílio ao longo da vida”, salienta Grazielle.

    A lei exige que o poder público assegure “a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condições com as demais pessoas”.

    Fonte: informações com a Assessoria de Imprensa 

  • 11/12/2018

    Escolas Inovadoras - Aulas de campo estimulam a aprendizagem

    Crianças enfileiradas passam por uma ponte. Em volta deles uma área arborizada.

    Coordenadas pelo professor Paulo Roberto Frick, de Geografia, estudantes do Colégio Amplação puderam experimentar e colocar em práticas os ensinamentos aprendidos na teoria.

    Abrir a porta da sala de aula e levar os alunos ao ar livre para aprender são recursos didáticos e pedagógicos que o Colégio Amplação mantém em sua grade curricular. “Eu entendo que as aulas de campo são uma extensão da sala de aula”, assegura o professor. Para ele, o conteúdo teórico integra-se ao que é visto e analisado em campo de forma prática. “Além de conteúdo, o estudante vivência as relações pessoais com as saídas, tornando o grupo mais integrado. Assim, a aula de campo torna-se um instrumento para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e de relações intra e interpessoais”, ressalta.

    O professor completa que a aula de campo torna-se um importante momento de aprendizado, porque possibilita a aproximação entre a teoria vista em sala de aula e a prática observada e analisada in loco. “Com a realização das aulas de campo os estudantes passam a compreender as relações sociais e espaciais e a ter um olhar mais crítico sobre o que ocorre em determinado lugar”, sublinha Paulo Roberto.

    Do lado de fora das salas
    As turmas do 5º do Ensino Fundamental foram até a Volvo Ambiental (Casa Verde). O objetivo desta aula de campo foi sensibilizar os alunos para às questões ambientais que estão presentes em nossa sociedade.
    Os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o Segundo Planalto Paranaense na aula de campo realizada no Parque Estadual de Vila Velha, que fica no município de Ponta Grossa.  No local vivenciaram as formações geológicas de arenito.

    O Parque Histórico de Carambeí foi a sala de aula das turmas do 7º ano. A vivência ampliou a compreensão da colonização do Paraná e suas relações. E os alunos do 8º ano percorreram o Caminho Histórico do Itupava, em Quatro Barras. Lá puderam conhecer in loco o sistema ambiental por meio das interrelações entre os aspectos geográficos (relevo, geologia, clima, solos, hidrografia, vegetação e fauna) e a importância histórica do caminho.

    O professor Paulo e os alunos do 9º ano foram até o Litoral do Paraná para conhecer o ecossistema de mangue na Barra do Saí, em Guaratuba. Vivenciar um ambiente de cavernas e entender a importância geomorfológica e como se espeleotemas foram os objetivos da aula de campo no Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná, com os alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Amplação.

    O Parque Estadual do Cânion Guartelá, em Tibagi, foi o local da aula com a turma do 2º ano do Ensino Médio. O objetivo foi analisar a paisagem e compreender os aspectos geográficos (relevo, geologia, clima e hidrografia), que possibilitaram a formação do sexto maior cânion do mundo em extensão. 

  • 06/12/2018

    Adriana Ferrareto lança "Vou ali e já volto"

    Foto de Adriana Ferrareto e o livro Vou Ali e Já volto.

     

    Final de ano chegando e vem aquela velha sensação de que não conseguimos realizar todas as promessas que fizemos no início do ano. Para não repetirmos padrões, o momento é de rever com mais honestidade algumas áreas da vida, que estão encobertas pelo medo de se fazer algumas perguntas e de achar respostas difíceis. Período em que é possível encontrar coragem para superar traumas e medos e encarar de frente os preconceitos e adversidades da vida. 

    “O momento é de fazer uma faxina em algumas coisas da vida e repensar relações; enfim repensar a forma como temos tocado a nossa própria vida”, diz a coach e palestrante, Adriana Ferrareto, que após superar traumas e medos, se propôs a inspirar outras mulheres a enfrentar problemas semelhantes e recorrentes no universo feminino. O resultado foi o livro “Vou ali e já volto - 40 anos no deserto” (Casa do Escritor), a ser lançado, no dia 06 de dezembro, às 19h30, nas Livrarias Curitiba, do Park Shopping Barigui, com sessão de autógrafos e um bate-papo com um público.

    Por meio de crônicas viscerais e sinceras, Adriana trata com leveza, suavidade e bom humor temas áridos como medo, culpa, inadequação, violência, enfrentamento da morte, ilusões e tantas outras experiências, as quais Adriana as denomina de “labirinto emocional”, vivido pela maioria das mulheres. “Quero mostrar que é possível buscar e lutar para encontrar a identidade de cada um e que muitas vezes é necessário travar uma luta, confiar em si mesmo, aprender a não ser inocente e colocar o limite nas pessoas e em você mesmo”.

    A escrita das crônicas, explica Adriana, foi um processo de catarse, uma terapia para revisar uma jornada de 40 anos em busca da própria identidade. E o resultado é um diálogo franco com outras mulheres que estão também enfrentando situações de desconforto em relação à autoestima, à submissão de padrões, crenças limitadoras, preconceito e a questão da violência contra o feminino, no aspecto físico, moral e espiritual. “A principal mensagem que eu quero passar é a de que a missão ou propósito da nossa existência é a gente viver uma vida que faça sentido. Não é viver para agradar o outro, é viver para algo que faça sentido”, diz Adriana.

    Livro na Amazon  - “Vou ali e já volto - 40 anos no deserto” já está à venda no site da Amazon, em duas versões: e-book e impresso sob demanda. Para comprar acesse o link: https://www.amazon.com.br/Vou-Ali-J%C3%A1-Volto-deserto-ebook/dp/B07H8S6Z61

    Sobre Adriana Ferrareto: Proprietária da empresa Adriana Ferrareto Desenvolvimento do Ser. Criadora da Escola de Carreira, com produção regular de conteúdo e cursos abertos ao público sobre gestão de carreira e liderança. Faz palestras e treinamentos em todo o Brasil, com possibilidades, que passam pela transformação pessoal e profissional, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de liderança, fortalecimento de equipes, potencialização dos talentos em pontos fortes e carreira, programas de mentoring e coaching.

    SERVIÇO: 
    Lançamento: "Vou ali e já volto - 40 anos no deserto"
    Autora: Adriana Ferrareto Editora: Casa do Escritor
    Local: Livrarias Curitiba – Park Shopping Barigui
    Dia: 06/12, às 19h30
    Mais informações: www.adrianaferrareto.com.br 

  • 05/12/2018

    Déficit de atenção e hiperatividade exigem tratamento com equipe multidisciplinar

    Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) devem ser atendidos em serviço de saúde especializado, que disponibilize avaliação diagnóstica e metas de acompanhamento multidisciplinar. Isso significa que a equipe precisa ter psicólogos, educadores, psicopedagogos, médicos e fonoaudiólogos. A opinião é do psicólogo Tiago S. Bara, do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE).

    O tema ganha ainda mais força com a aprovação do projeto de lei 7081/2010 pela Câmara dos Deputados, dia 7 de novembro. Segue agora para aval do Senado e assinatura do presidente da República.

    A proposta obriga o Estado a oferecer um programa de acompanhamento integral de Dislexia, de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e de qualquer outro transtorno de aprendizagem para estudantes do ensino básico. 

    De acordo com o texto do projeto, caso seja verificada a necessidade de intervenção de um terapeuta, ela deve ser feita por um serviço de saúde capaz de fazer a avaliação diagnóstica, com metas de acompanhamento por equipe multidisciplinar composta pelos profissionais necessários ao desempenho dessa abordagem. “Além disso, é preciso garantir o acesso a material pedagógico adaptado à necessidade do estudante, e os professores da Educação Básica precisam de capacitação adequada”, lembra Tiago Bara.

    No CERNE, é a equipe multidisciplinar que garante o atendimento completo e continuado aos pacientes.

    Para saber mais sobre o CERNE, acesse: 

     

  • 19/10/2018

    4 ª edição do Bazar Leite Quente traz Fafá Conta

    Com objetivo de celebrar a literatura e o comércio local, ocorrerá neste fim de semana, dias 20 e 21, o Bazar Leite Quente. Organizado pela Editora Insight, este evento, que já está na sua 4ª edição, tem como proposta valorizar trabalhos autorais direto de Curitiba com diversos expositores de Arte, Design, Decoração, Moda, Artesanato e Gastronomia.

    Entre os destaques do Bazar, no dia 20, às 14h30, Fafá Conta, conhecida pelo sucesso de seu canal no YouTube, com mais de 42 mil inscritos, fará a contação de dois livros lançados no Bazar “Sibila”, da escritora Marilza Conceição, com ilustrações de Ingrid Osternack e “Os Jardins da Terra”, de Lia Finn, com ilustração de Rosangela Grafetti.

    Confira programação completa:

    Sábado | 20 de outubro
    11 – 16h - Lançamento dos livros “Sibila, da escritora Marilza Conceição com ilustrações de Ingrid Osternack e “Os Jardins da Terra”, de Lia Finn com ilustração de Rosangela Grafetti

    14h30 - Contação de história dos dois livros lançados com Fafá Conta

    16h - atividade de colorir com a Ingrid Osternack

    Domingo | 21 de outubro
    11h -15h - Lançamento dos livros “Encontros Desconcertantes”, de Priscila Prado e “(In)visível” de Wanderley Braga e Josiane Mayr Bibas , autora de "A Coceira de Bartolomeu", lança o Calendário 2019 do elefante mais querido da cidade.

    Durante o Bazar, vários autores do Coletivo Era uma Vez, escritores de literatura infanto-juvenil de Curitiba, estarão presentes para conversar sobre seus livros.

    Feirantes:

    byNexo - Decoração
    Elisa Sawada - Biju e vasos e plantas
    Dreams - CrochêsAlas - Camisetas
    Andressa Meissner - Ilustrações e posters e cartões
    Cria Criatura (Alice Pincat) - Bonecos
    Discotecagem com Gabriel - Discos de vinil
    Sou Curitiba - Souvenirs
    Eva e Liz - Roupas semi novas
    Coletivo Era Uma Vez - Autores de Livros Infantojuvenis de Curitiba
    Volante - Chopp
    Editora Insight - Livros
    Mari Ines Piekas – Ilustrações

    SERVIÇO:
    Bazar Leite Quente

    Organização: Editora Insight
    Local: Ébano Pereira, 502 – Centro
    Dias: 20/10, das 11h às 17h e 21/10, das 11h às 15h
    Entrada: livre

  • 19/10/2018

    Aulão: Curso Dynâmico tira dúvidas de vestibulandos

    Neste domingo (21) ocorre a primeira fase do vestibular 2018/2019 da UFPR. Momento de ansiedade e angústia para os mais de 40 mil candidatos, que concorrerão a 5.421 vagas de graduação oferecidas pelo processo seletivo. Na véspera, dia 20, o Curso Dynâmico está preparando um dia inteiro com muitas dicas de conteúdos para as provas, além de muita descontração para quebrar a ansiedade dos alunos. É o tradicional “aulão” de véspera que pretende lotar a Ópera de Arame.

    O “aulão” é aberto para a comunidade, vestibulandos de escolas públicas e particulares, que queiram tirar as últimas dúvidas e fazer a revisão final. O objetivo segundo o coordenador do Curso Pré-Vestibular, Paulo Klauss, é que os alunos possam rever os principais tópicos com aulas divertidas, que também têm a função de promover descontração em um momento de tensão para a maioria dos alunos, neste momento tão importante na sua trajetória acadêmica.

    O “aulão” inicia às 8h e prossegue até às 18h, com intervalo para o almoço. No local, vários food trucks estarão à disposição para os vestibulandos almoçarem no local. Para se inscrever, os alunos devem acessar o facebook do Dynâmico www.facebook.com/CursoDynamico/

    Serviço:
    Aulão de Véspera / Dynâmico
    Local: Ópera de Arame
    Dia: 20/10
    Horário: das 8h às 18h
    Inscrições: www.facebook.com/CursoDynamico/
    Preço: gratuito e aberto ao público

  • 15/10/2018

    Cursos gratuitos capacitam empreendedores em Curitiba

    O Centro Universitário UniOpet, em parceria com a Prefeitura de Curitiba no Programa Bom Negócio – Vale do Pinhão, oferece cursos gratuitos para empreendedores de micro e pequenos negócios em Curitiba. As inscrições vão até o fim de outubro e devem ser feitas no site www.programabomnegocio.com.br. As vagas são limitadas.

    A coordenadora técnica do programa no UniOpet, Rosemary Suzuki, diz que a capacitação é capaz de influir positivamente no ambiente  de negócios em cada uma das regionais de Curitiba: “Com turmas abertas para as oficinas no Polo Boqueirão, Fazendinha e no Campus Rebouças, queremos contribuir para o desenvolvimento regional em nossa cidade”.

    O programa Bom Negócio – Vale do Pinhão é uma nova versão do programa de capacitação em gestão empresarial da Prefeitura de Curitiba. O objetivo do programa é capacitar empreendedores de micro e pequenos negócios que serão preparados em uma jornada de 86 horas com aulas presenciais e a distância. Entre os temas abordados estão a cultura da inovação, o uso de tecnologias, modelos de gestão modernos, compartilhamento de ideias e experiências e economia criativa e colaborativa. 

     “A pessoa participa de três rotas de empreendedorismo, com aulas a distância (nas duas primeiras rotas) e presenciais (na terceira). Alguns parceiros, entre eles o UniOpet, oferecem a rota três na própria instituição. A primeira turma desse projeto já está na terceira rota”, cita Rosemary.

    Fonte: Talk Comunicação

  • 01/10/2018

    Congresso da ABED abordará diversos temas na área de inclusão na EaD

     

     

    Na 24ª edição do Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED, que se inicia nesta quarta-feira (03/10) e prossegue até sábado (06/10), em Florianópolis, acadêmicos de instituições de ensino de todo o país, vão apresentar suas pesquisas nas áreas de acessibilidade, incluindo Audiodescrição e Libras.

    Confira alguns desses temas correlatos ao tema da inclusão com seus respctivos acadêmicos e Instituições de Ensino Superior. O Centro Universitário Uninter ea Universidade Positivo estão entre as instituições do Paraná, que abordarão o tema. 

    Programação completa aqui

    Dia 03/10 - 15h39
    A AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: PROMOVENDO A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EAD
    [A] Deise do Amaral Tyska - IFRS
    Lizandra Brasil Estabel - IFRS

    03/10 - 16h às 18h
    INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
    A demanda por inclusão em todos os níveis educacionais não só é lei, como tem apresentado um aumento considerável de alunos, com cada vez mais pessoas com necessidades especiais solicitando acesso ao Ensino Superior, inclusive na modalidade a distância. Trata-se de um grande desafio para as instituições que devem desenvolver estratégias para garantir o atendimento à diversidade. O Censo EAD.BR, com a expertise de pesquisadoras envolvidas com a inclusão no Ensino Superior, fez um levantamento das práticas efetivas de inclusão na EAD brasileira. A mesa redonda tem por objetivo apresentar uma análise dos dados levantados sobre acessibilidade e inclusão, discutir as conquistas já alcançadas nesta área e identificar as demandas por aperfeiçoamento no atendimento a necessidades especiais pelos programas de EAD no Ensino Superior.
    Betina von Staa – ABED (Coordenação)
    Tatiana dos Santos - UNIVESP
    Karina Nones Tomelin - UP
    Hermínio Kloch - UNIASSELVI
    Waleria Henrique dos Santos Leonel - UNICESUMAR
    Karin Sell Schneider Lima - UNINTER

    03/10 - 16h20
    TRANSMÍDIA E A EXPERIÊNCIA DO ESTUDANTE EM CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA ACESSIBILIDADE
    [A] Lane Primo – UFSC Vania R. Ulbricht – UFSC
    Luciane M. Fadel – UFSC

    03/10 - 17h
    AUDIODESCRIÇÃO: ACESSIBILIDADE PARA CURSOS EAD
    Brisa Teixeira de Oliveira - TIC TAG Comunicação e Educação Acessíveis
    [A] Andreza Regina Lopes da Silva – IPDAAL

    A ACESSIBILIDADE COMO INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA REDE INTERNACIONAL DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
    [A] Soellyn Elene Bataliotti - EaD Laureate
    Gabriela Alias Rios – IFSP

    03/10 - 18h às 18h30
    ​​​​​​​EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EAD: OPORTUNIDADES E DESAFIOS A PARTIR DA LITERATURA
    [A] Karina Nones Tomelin - UP
    Marilia Pessanha - UP
    Izabella Romanetto Gonçalves - UP
    Adriana Pelizzari - UP

    04/10 - 16h
    MÍDIAS AUDIOVISUAIS INCLUSIVAS: UMA ABORDAGEM SOBRE A COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CURSOS DE ENSINO À DISTÂNCIA.
    [A] Daniela Cardoso Tavares - NCE /UFRJ /IPLEIRIA
    Filipe Alexandre Santos – IPLEIRIA
    Carla Freire – IPLEIRIA
    Thiago de Melo Ferreira – NCE/ UFRJ
    Marcio Rogério Penha – USP
    José Antonio dos Santos Borges - NCE /UFRJ
    Angélica F.S Dias - NCE / UFRJ
    Sandra de Oliveira – Liberato

     

  • 24/09/2018

    500 formas de empatia: alunos da Escola Atuação pensam o futuro

    Alunos apresentam trabalhos na Feira do Saber

    Durante dois dias os alunos das duas sedes da Escola Atuação, em Curitiba, apresentaram mais de 500 trabalhos na Feira do Saber. A atividade foi baseada no Projeto Anual da Instituição, que engloba a empatia, gentileza e solidariedades. Alunos do Maternal I ao 9º ano participaram organizaram os processos de produção desde a pesquisa, até o desenvolvimento e apresentação.

    Para a psicopedagoga e diretora da instituição de ensino, Esther Cristina Pereira, a escola precisa reforçar valores. “Trabalhamos muito a questão do caráter, da personalidade, do comportamento, valorizando o ser e não o ter. O aluno Atuação é um ser humano preparado para enfrentar o mundo novo, de trabalho em equipe, de saber se colocar no lugar do outro, de saber calar e falar na hora certa, porque o mundo hoje não valida mais o teu currículo, mas sim tuas experiências”, esclarece a diretora.

    Os alunos do 9º ano da sede do Boqueirão, por exemplo, apresentaram trabalhos abordando a empatia por meio das artes, com exemplos na fotografia, pintura, escultura, teatro, cinema, música e dança. Empatia com os povos refugiados foi o tema de alguns alunos do 6º ano, que apresentaram fotos, dados e a visão deles sobre o assunto. Já as crianças do Jardim 2 desenvolveram os temas de outra forma, como o abraço e a família, oferecendo “abraços grátis” durante a apresentação.

    Além disso, este é um momento de muita aprendizagem, uma vez que o aluno se coloca como o agente de transmissão do conhecimento vivenciado e aprendido. “A atividade de apresentar para o público desenvolve também as habilidades de oratória, comunicação e interação”, avalia a diretora.

    Informações: Assessoria de Imprensa Escola Atuação (V3Com)

  • 17/09/2018

    Encontros Desconcertantes de Priscila Prado será lançado neste sábado (22), no Solar do Rosário

     

    Foto colorida de rosto de Priscila Prado. Tem cabelos médios e encaracolados. Sorri.

    Imagine encontrar-se ao mesmo tempo com: o mundo, o outro, o limite, o tempo, a poesia, a natureza e consigo mesmo. Pode parecer algo impossível, inatingível. No entanto, a obra “Encontros Desconcertantes” (Editora Insight), de Priscila Prado, convida o leitor a buscar esses encontros por meio de 105 poemas ilustrados com fotos da autora. Entre versos e ilustrações, Priscila instiga com um humor sutil a contemplar a beleza, ao mesmo tempo que constata uma realidade – nem sempre bela.

    O livro, que teve seu pré-lançamento, este ano, na 16ª edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, um dos maiores e mais importantes eventos literários do Brasil, terá seu lançamento oficial com sessão de autógrafos, em Curitiba, no Solar do Rosário, dia 22 de setembro, às 10h. Fotografias e poemas, retirados do livro, terão exposição em locais públicos de Curitiba. Além disso, como contrapartida social, haverá "rodas de bate-papo e oficinas" sobre a temática do livro até o final do ano.

    Encontros desconcertantes traz a reflexão de que os encontros do homem no mundo – que é o espaço onde ele se conhece – é desconcertante no que se refere a reconhecer-se no outro; reconhecer seus limites; o desafio do tempo; a beleza, mistério e perigos da natureza; a poesia que tudo permeia e o mais desconcertante dos encontros: encontrar consigo mesmo. O livro foi viabilizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo do Positivo.

    Priscila, que já foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2013, traz em seu ofício a “militância poética”. O termo, explica ela, é tornar a poesia mais acessível, espalhando ecos pelo mundo afora e tornando a poesia mais presente no cotidiano das pessoas. Com isso, a obra “Encontros Desconcertantes” ecoa para além das suas 144 páginas e chega no mobiliário público com cartazes espalhados pela cidade de Curitiba, local em que a carioca hoje reside. O livro chegará também em instituições como escolas, bibliotecas e casas de leitura com atividades lúdicas que levarão professores e estudantes a um encontro da poesia com o desafio de ser, agir, pensar e interagir.

    Sobre a autora Priscila Prado Tradutora, transita entre alguns idiomas na busca de sua própria linguagem. Alia ações culturais individuais e participação em coletivos de apoio, valorização e divulgação da literatura e da arte em geral – em particular a de autoria de mulheres. Estreou na literatura com o livro de poemas “A qualquer momento agora” (2005). Foi finalista do  Prêmio Jabuti 2013 com o livro interativo de poesia  ilustrada voltado para o público infantojuvenil  “Preguiça, Coragem e outros bichos” (2012).  Pela Editora Insight é autora também de “No Olho do Paradoxo” (2015). Mais informações: www.priscilaprado.com

    Sobre a Editora Insight: Publica livros que estimulam a imaginação, atuando principalmente nas áreas da literatura infantojuvenil, artes, livros técnicos na área do design e de cunho educacional, entre outras. Diferencia-se pelo cuidado na edição por meio de um design editorial profissional, por meio de uma parceria com a Nexo Design e ilustrações exclusivas. Outra linha de trabalho são os livros sob demanda, que possibilita a publicação de livros que não alcançariam a tiragem de uma editora tradicional. Oferece, por meio do site, serviços de divulgação e venda de livros, apoiando os autores, que poderão comercializar suas obras de uma forma simplificada e eficiente. Mais informações: www.editorainsight.com.br

    Serviço:
    Lançamento e sessão de autógrafos do livro Encontros Desconcertantes
    Autora:
     Priscila Prado Editora: Insight Ano: 2018
    Local:  Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 04 - São Francisco)
    Dia:  22/09/2018 Horário: das 10h às 13h.

    Páginas: 144 páginas, com fotos.

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